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Crise aérea

Atrasos e cancelamentos de vôos foram registrados com maior freqüência no país após o acidente com o vôo 1907 da Gol, em setembro de 2006. Em meio à crise aérea, os problemas ganharam força Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em julho último, que matou 199 pessoas em Congonhas. CPIs no Senado e na Câmara investigam a crise.
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Comentários dos leitores
Nilson Nascimento Ribeiro (2) 26/11/2007 19h44
Nilson Nascimento Ribeiro (2) 26/11/2007 19h44
Vôo 3012 da TAM de 23/11-sexta-feira, programado para 21:25. Ctba/Congonhas. Saímos com 4o minutos de atrazo, chegando em São Paulo, o comandante OSCAR(EXCELENTE COMANDANTE)AVISOU-NOS: Srs. devido a má vontade dos operadores não fomos autorizados a pousar em Congonhas, desculpem-nos, iremos para Cumbica. Queiramos nós que num futuro próximo as nossas autoridades tratem o povo brasileiro com mais dignidade e acima de tudo com mais respeito" endosso as palavras do comandante
e acrescento ainda. Nossas autoridades, sr.Ministro da Defesa passe meio dia num dos dois aeroportos
de São Paulo para o senhor sentir na pele o sofrimento e o desleixo como são tratados os cidadãos no nosso Brasil.
Nilson do Nascimento Ribeiro
Guarapuava - Pr
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Nilson Nascimento Ribeiro (2) 26/11/2007 08h25
Nilson Nascimento Ribeiro (2) 26/11/2007 08h25
Vôo pela TAM, sexta dia 23/11, CTBA/CONGONHAS: Chegando em S.Paulo, o comandante OSCAR alertava a tripulação: Srs.infelizmente, devido a má vontade dos operadores, somos obrigados a pousar em Cumbica. Nos desculpem, "esperamos que num futuro próximos essas "autoridades"de nosso país tratem os seres humanos com mais respeito" devido ao excesso de vôos transferidos para a quele aeroporto ficamos dentro da aeronave em terra, uma hora. É um abuso e um desrespeito a todo o cidadão brasileiro.
NILSON DO NASCIMENTO RIBEIRO - Guarapuava/Pr
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Guilherme Kengiro Iwamoto (2) 25/11/2007 23h55
Guilherme Kengiro Iwamoto (2) 25/11/2007 23h55
SAO PAULO / SP
Já era de se esperar uma atitude desta vinda do ministro. A aviação é uma coisa tão simples que não se precisa mais de profissionais da área para gerir o setor. Qualquer cabra punho-de-ferro tem essa capacidade. Quanta hipocrisia.
Cadê os investimentos nos auxílios à nav? Onde está o dinheiro para aumentar a capacidade dos aeroportos que, atualmente, recebem os "alternados" de CGH? Ora, pela análise e atitude do ministro, se o problema é o número de vôos na região que mais recebe profissionais viajando a negócios do país, então vamos diminuir as operações para aumentar a segurança. Assim como na aviação, os hospitais também deveriam negar pacientes para não correr o risco de perder um na fila, aguardando por atendimento médico. Assim como na aviação, vamos adotar o toque de recolher às 22h para diminuir a taxa de criminalidade e homicídios. Assim como na aviação, podemos restringir os motoristas saírem com seus carros em dias de chuva, especialmente nas sextas-feiras, evitando então grandes congestionamentos. Afinal, é mais fácil proibir do que solucionar.
Tô até pensando em deixar minha licença de piloto de lado e atuar num hospital como médico. Pra que curso de medicina? É só dizer pro paciente procurar outro hospital pois o meu não tem condições de recebê-lo.
Francamente, ministro e governantes...
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José Armando Porto (1) 25/11/2007 23h48
José Armando Porto (1) 25/11/2007 23h48
SAO PAULO / SP
A conivência criminosa entre os interesses das companhias aéreas e o governo (através da ANAC) pode ser muito bem representado por uma situação que ocorreu comigo ontem.
Após mais de 1 hora de atraso do vôo 1390 do dia 24/11/2007, ainda na sala de embarque, enviei e-mail para a área de reclamação da GOL. O que mais me revoltou ontem foi o motivo do atraso. Não foram condições climáticas pois o dia estava lindo. Não era pane de aeronava pois a aeronava estava parada, desde 40 min. antes do vôo na frente do portão de embarque e voamos perfeitamente nela até Congonhas, nem era excesso de tráfego aéreo pois o pátio do Galeão estava "vazio".
O problema foi, pasmem, FALTA DE TRIPULAÇÃO.
Ao reclamar no SAC da GOL recebo um e-mail dizendo que de acordo com normas da ANAC a Companhia aérea tem direito a atrasar um vôo por até 4 horas sem nenhum tipo de justificativa ou reparo ao cliente por qualquer razão.
Aí fica a pergunta... Se eu atrasar 2 horas, o vôo vai me esperar?
Ou seja... a conivência da ANAC com as empresas aéreas chegou a um ponto em que estas podem cometer qualquer tipo de falta com o passageiro sem nenhuma conseqüência contanto que o atraso seja inferior a 4 horas.
E ainda querem que nós acreditemos que a ANAC é um órgão "independente" e com responsabilidade de "fiscalizar" a aviação civil.
Isso somente faz-me rir pois a única situação que vejo são raposas felpudas tomando conta do galinheiro.
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Divino Vieira (1) 24/11/2007 13h53
Divino Vieira (1) 24/11/2007 13h53
CUIABA / MT
Eu sempre vejo as reportagens, mostrando punições para as companhias aereas, sendo multadas por atrazos nas partidas de suas aernovaves, mas tambem informações de que tais partidas foram atrazadas ou ate canceladas, por causa de incopetencia dos controladores. Aí eu pergunto, é justo punir as companhias por causas de fatores alheias às suas vontades? Acho que pelo menos deveria ser resposabilizados tambem esse pessoal que é de resposabilidade do governo. Assim fica muito facil, eles causam as falhas e ainda ganham dinheiro em cima de suas irresponsabilidades!!! 5 opiniões
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Alisson Ribeiro (1) 24/11/2007 13h21
Alisson Ribeiro (1) 24/11/2007 13h21
PORTO VELHO / RO
Depois da palhaçada da "providência" que tomaram em Congonhas... Só sabem fazer discurso, enganar a população... Querem enrolar todo mundo no gogó e quem sempre acaba resolvendo tudo é a iniciativa privada. Aquela "área de escape" que "colocaram" em Congonhas é o mesmo que dividir ao meio as balizas dos carros em um estacionamento para dobrar a capacidade, ao invés de ampliar o espaço físico. São empresários em um mercado negro público que jogam com o dinheiro das pessoas, e só fazem algo para ganhar muito em troca, e se puderem não fazer dizendo que fizeram, melhor... 3 opiniões
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YC VNN (6) 24/11/2007 13h18
YC VNN (6) 24/11/2007 13h18
SAO PAULO / SP
Acho que não estou entendendo.
Congonhas fechar antes das 23 hs? E os vôos que saem REGULARMENTE durante toda a madrugada?
Acho que ainda estão brincando com o povo!!! Ou pensam que tapam o sol com a peneira?
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RECIFE / PE
O que o velho gaudério não percebeu é que se trata de um ramo para profissonais.
Ser político com uma plêiade de excelentes assessores é muito fácil.
Deveria o ilustre gaudério refletir mais antes de proferir falácias.
A solução para Congonhas que o mesmo propõe é como matar o doente ao invés de consertar o hospital.
Nada mais natural para uma administração acéfala e oportunista.
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Bruno Marquesini (1) 24/11/2007 12h24
Bruno Marquesini (1) 24/11/2007 12h24
SAO PAULO / SP
Ao que tudo indica parece que a solução é fechar Congonhas. A cada dia que passa a passagem está mais cara.
Só se fala em reduzir slots, vôos, passageiros, poltronas...
Não estão encontrando solução para o problema? então acabemos com o problema! QUE SE FECHE CONGONHAS!
Essa não me parece a melhor solução para o Brasil. A população precisa voar!
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Marco Martins Vieira (38) 24/11/2007 12h20
Marco Martins Vieira (38) 24/11/2007 12h20
Que seja por problemas estruturais ou de avanço tecnológico, o sistema aeroportuário deste país está em péssimas condições.....assim como pràticamente tôdas as estruturas sociais etc....FALTAM LÍDERES NESTE PAÍS...COMO CIDADÃO DE BOA FÉ DIGO : VAMOS TODOS PARA A RUA ,VAMOS REVENDICAR OS NOSSOS DIREITOS E CIDADANIA (não pertenço e nunca pertenci à nenhuma instituição partidária...). SÓ TEREMOS UM OUTRO E DESEJADO BRASIL COM A NOSSA LUTA ( educacional, reveindicativa, de paralizações,de abalos às estruturas mal formadas e formuladas...à essa corja de deputados e senadores que pensam que à simesmos... 8 opiniões
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carlos froner (1) 24/11/2007 09h55
carlos froner (1) 24/11/2007 09h55
Eu fico a imaginar um Engenheiro Civil dirgindo um hospital e um médico chefiando um canteiro de obras, é praticamente o que está fazendo o Brasil, o resto é consequência, precisamos diminuir a política e trabalhar mais para o progresso do Pais, mas para que todos possam usufruir esses avanços 4 opiniões
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Willian Aparecido Martins (61) 23/11/2007 23h32
Willian Aparecido Martins (61) 23/11/2007 23h32
O maior problema desse país é que os responsáveis só falam, mas na hora de enfrentar as gigantes aéreas do país, todo mundo corre e o setor se mantêm nesse caos todo, uma sugestão que eu dou ao ministério da Defesa, é que já que vão cobrar multas e estacionamentos da companhias aéreas, então que o dinheiro arrecadado com essa nova forma de cobrança, seja usado no fortalecimento e no investimento necessário na infra-estrutura aeroportuária, e que o governo resolvesse logo esse problema, porque não é todo mundo senhor ministro e senhor presidente que podem utilizar o Avião da Força Aérea e que com isso acaba fugindo um pouco do caos que se tornou esse país. 4 opiniões
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Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 23/11/2007 22h44
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 23/11/2007 22h44
Mas, cadê o homem da cobra, o general da banda.
O gaucho chegou cheio de prosa, dizendo que iria por em ordem a desordem do ar.
E estamos vendo todo esse reboliço ad eternum. Ser político é bem mais fácil do que ser gestor, administrador público. Os políticos ficam no campo das idéias, e isso permite muita complacencia. Agora gerir a coisa pública, envolve concretude, resultados, avaliações, e aí são poucos que respondem bem aos anseios e reclamos da população sempre oprimida. O Ministro Jobim, chegou querendo mudar a todos, trocar o time.
Agora os resultados não chegam, estão encruados....politicar é fácil, administrar é outra coisa bem diferenciada.
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Rogério Barcelos Midão (5) 23/11/2007 22h06
Rogério Barcelos Midão (5) 23/11/2007 22h06
Acho importante o governo punir as empresas aéreas
por cancelamento de vôos e inrregularidades. Os empresários ficam cegos diante do lucro e a vida Thumana é banalisada.
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Fernando Nishimura (1) 23/11/2007 21h58
Fernando Nishimura (1) 23/11/2007 21h58
TAUBATE / SP
Engraçado, e quando o problema é por causa da Infraero, as companhias serão multadas? 2 opiniões
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Romualdo gonçalves (1) 20/11/2007 08h08
Romualdo gonçalves (1) 20/11/2007 08h08
SAO PAULO / SP
obrigago a folha de proporciona uma leitura via e-mail ótimo trabalho 12 opiniões
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Peter Armstrong (23) 17/11/2007 22h37
Peter Armstrong (23) 17/11/2007 22h37
GENTE, COMO QUE PODE TER 170 VOOS CANCE-LADOS? ASSIM NA MAIOR CARA DE PAU, SEM MAIS NEM MENOS? QUE PORCARIA É ESSA? NÃO EXISTE
PENALIDADE? JÁ VIAJEI POR MAIS DE 50 PAISES NO EXTERIOR E SOMENTE UMA VEZ TIVE UM VOO CANCELADO, POR MOTIVOS GRAVES, DE PANE NO
AVIÃO (EU ESTAVA ABORDO EM LISBOA). ENTÃO SEU LULA QUE SE PREPARE PARA A VIDA DE CIDADÃO COMUM EM BREVE PARA CHEGAR NO AEROPORTOP E SER INFORMADO, "SEU" LULA, SEU VOO FOI CANCELADO!!! rsrsrsrs
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Wander lourenco (16) 17/11/2007 17h23
Wander lourenco (16) 17/11/2007 17h23
Todos os dia Folha on line informa o numero de voos em atrasos ou cancelados nos aeroportos do Brasil...Mas sao cancelados sem nenhum motivo??????condiçoes do tempo, incompetencia ???????E interessante que as reportagens sejam completas so assim o leitor podera ter uma visao global da situaçao....WANDER 8 opiniões
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CURITIBA / PR
Nenhuma empresa tem a obrigação de endossar as passagens da BRA que ainda corre o risco de dar o calote em todo mundo.
Eles vão acabar vendendo seus aviões e sumindo com o dinheiro, se ninguém não se mexer.
Os bens da BRA deveriam ser bloqueados para que eles paguem suas dívidas, e devolvam o dinheiro de quem comprou as passagens.
Está bastante claro que a BRA esperou um momento como esse (final de ano) para dar o golpe e ver se o governo dava uma ajudinha com o nosso dinheiro.
Eles aproveitaram o venderam o máximo de bilhetes que podiam, já com a intenção de fazer o que fizeram. Isso é atitude de golpistas.
O estranho, é que até agora ninguém percebeu isso.
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SAO PAULO / SP
Que beleza de declaração do Sr. Diretor de Comunicação da BRA. Acabou de confirmar que o povo brasileiro é tratado como "coisa". Já que a dignidade dos consumidores foi mais uma vez duramente ferida, agora todos vão ser "carregados" nos aviões - resta saber se no compartimento haverá oxigênio ou se terão que prender o fôlego até o final da viagem ...
Mais respeito e dignidade é o mínimo que consumidores e trabalhadores esperam dessa gente. Vamos ver agora se serão mais funcionários da BRA vendo seus salários e direitos trabalhistas desrespeitados, e quem sabe surgir a Nova BRA.
Quem vai pagar essas contas todas?
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