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Crise aérea

Atrasos e cancelamentos de vôos foram registrados com maior freqüência no país após o acidente com o vôo 1907 da Gol, em setembro de 2006. Em meio à crise aérea, os problemas ganharam força Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em julho último, que matou 199 pessoas em Congonhas. CPIs no Senado e na Câmara investigam a crise.
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Comentários dos leitores
Roberto Cruz (1) 07/11/2007 11h54
Roberto Cruz (1) 07/11/2007 11h54
OSASCO / SP
Esta mais rápido hoje viajar de ônibus do que de avião. Como se vê , aeroportos "socados" de pessoas e a incerteza de poder voar no mesmo dia. Uma simples viagem de São PauloX Rio de Janeiro de avião que deveria durar 40 minutos, com os atrasos os passageiros ficam de 3 horas a 2 dias no saguao sem embarcar, enquanto se tivessem escolhido o transporte rodoviário já teriam chegado ao seu destino. Não sei como essas companhias ainda têm a coragem de continuar vendendo bilhetes. Prefiro ônibus, avião nunca mais. 41 opiniões
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FORTALEZA / CE
Oi folha
Só gostaria de saber quem são os donos da cia aérea BRB e quando foi fundada e que cargos ocupavam no governo e hoje que partido pertencem e se mudaram de partido qual era o ultimo, e por favor investiguem se não é um golpe político, porque do Demô e psdb eu espero qualquer coisa os caras só sabem jogar sujo e ainda com o aval da "nossa" imprensa ai é que os caras se esbaldam, como o governador de SP que viaja e não diz o porque de sua viajem, some e não da satisfações sobre o buraco do metro, distribuem ambulância quando governo e não se assumem sanguessugas, iniciam marcos valerio e não assumem o menssalão TUCANO nacional, os caras são contra a TV publica e são donos da rede globo da bahia e outros estados como no CEARÁ e por ai vai esta turma faz parte do time do beira mar é só olhar os acordos com o PCC e as propinas recebidas pelos policiais paulistas civil e militar e ainda são protagonistas no filme Tropa da Elite que se passa em 1997 auge do governo fhc que vendeu o brasil... E agora não tem culhão para oposição e tentam barrar o governo que vem dando certo LULA terceiro mandato.
Ha o projeto de reeleição que tramita foi feito pelo próprio PSDB e agora os caras giam, isso é que é partido de merd...
LULA 3° mandato o brasil agradece!!!
253 opiniões
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Stelios Kokkinakis (2) 07/11/2007 10h21
Stelios Kokkinakis (2) 07/11/2007 10h21
è engraçado ver muitas pessoas falando que a VRG dava o equilibrio na aviação brasileira. Como assim?
ela tava comm problemas financeiros a mais de 10 anos. Dvia dinheiro a tripulações e quando ela saiu começou o caos? na verdade ela começou o caos! aqueles todos passageiros q voavam com a Varig mudaram pra GOL e TAM da noite pro dia, não tendo capacidade naquele momento para suportar todos aqueles passageiros.
tirar o aeroporto, massacrar a aviação virou um hobby de todos. Só nos aeroviarios e aeronautas sabemos como é a situação!
31 opiniões
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rogério morettini (43) 07/11/2007 10h19
rogério morettini (43) 07/11/2007 10h19
Vai cair mais avião.Vai morrer mais gente e esse povo IDIOTA vai continuar voando,votando no Lula,no Renan Calheiros,no Sarney,no Inocêncio Oliveira, no Marco Maciel( meu Deus,essa coisa nunca desiste!),nos prefeitos e vereadores de sempre.Nos deputados de sempre...enfim, vai continuar tudo na mesma bagunça.
Parem de voar por 1 semana.Só uma.Aí vocês verão um milagre acontecer nessa palhaçada toda de crise aérea.
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Marcelo P Oliveira (3) 07/11/2007 10h18
Marcelo P Oliveira (3) 07/11/2007 10h18
SAO PAULO / SP
... enquanto isso... Renan Calheiros, CPMF, reeleição..., copa 2014,... 9 opiniões
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Marcos Garcia (2) 07/11/2007 10h14
Marcos Garcia (2) 07/11/2007 10h14
Importante que vejo várias matérias sobre o assunto "Crise aérea", ouço muito em que a crise vai acabar e por ai vai e nada muda.
A crise aérea não é diferente da crise dos consórcios que houve dentro do país. Melhorou, bem pouco, após a tutela pelo Banco Central.
Quem tutela as Cias Aéreas? INFRAERO? ANAC?
Não, não, ninguém tutela. Todos sabem como bem escreveu que os nossos custos são altos para "pararmos nossas espaçonaves" no solo.
O que mais me deixa triste é saber que queremos fazer uma copa do mundo aqui. Assim? com a estrutura que temos?
Discordo que o governo tenha que colocar dinheiro nestas empresas, mas sim não deixar que elas cheguem nesta situação.
E os funcionários demitidos?
E os Cidadãos que adquiriram seus bilhetes?
Não vejo ganhador, vejo perdedores calados, calados como todos nos Brasileiros aprendemos a ser.
Quem paga esta conta?
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Marcos Garcia (2) 07/11/2007 09h57
Marcos Garcia (2) 07/11/2007 09h57
Raramente pensava em me cadastrar para entrar num bate-papo dessa natureza.
Problema Aéreo - Cia Aéreas....Vasp, Varig, Transbrasil, BRA e por ai vai....
Creio que o que falta é seriedade governamental. O famoso Poder de Polícia que o Estado tem que praticar, pois muitos segmentos andam soltos e quem sofre é a população.
A situação é a mesma de quando houve uma "quebradeira" de consórcios, foi efeito cascata. Lembram???
Melhrou quando o Banco Central começou(?) a tutelar o segmento.
Vocês acham que ninguém sabe que a empresa x, y ou z esta passando por dificuldades?
Neste caso, pelo menos, a Infraero deveria saber (Gestão da união).
Estamos órfãos em trasnportes bem como em outras e diversas coisas.
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José Cezário M. Aschar (13) 07/11/2007 09h51
José Cezário M. Aschar (13) 07/11/2007 09h51
A auto-gestão tecnicamente responsável aliada à auto-suficiência são elementos fundamentais para o crescimento das empresas. Esse negócio de o governo injetar verba pública nas empresas não é salutar e muito menos obrigação do Tesouro Nacional. Elas devem gerir seus próprios negócios com ética e transparência tendo em seus quadros pessoas com visão de gestão produtiva. Outra questão fundamental nessa questão é a inadimplência de grandes empresas com o governo como as fraudes e a sonegação fiscal (não recolhimento do INSS, Cofins, Imposto de Renda etc.). Isso é gravíssimo. 2 opiniões
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Hagamenon Hermes (7) 07/11/2007 09h20
Hagamenon Hermes (7) 07/11/2007 09h20
Pela reportagem vocês conseguem ver que a ANAC só tem 390 fiscais para 11 mil aviões, e que em alguns casos de supervisão é feita de seis em seis anos. É o Brasil falido que quer mostrar para o mundo um Brasil potência. Potência de ineficiência. Jobim, você quis ser Ministro, agora aguente, pois queremos ter segurança quando voamos em aviões das CIAs do Brasil 2 opiniões
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giovane miranda (17) 07/11/2007 08h05
giovane miranda (17) 07/11/2007 08h05
só falta dizer que a culpa é do lula também!!! 10 opiniões
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Renato Ribeiro (1) 07/11/2007 07h42
Renato Ribeiro (1) 07/11/2007 07h42
SAO PAULO / SP
Realmente as resoluções da Anac prejudicaram, e muito, a companhia BRA. Para mim, o governo deve intervir e ajudá-la. Ele não ajuda os bancos, que apenas sugam dinheiro dos brasileiros? Pq não ajudar uma companhia que está ajudando a popularizar vôos domésticos no Brasil?
Mas também estou triste com o título tendencioso deste artigo da Folha Online. Será que quem escreveu quer favorecer ou desincentivar as pessoas a utilizarem as pequenas companhias? O que seria da aviação brasileira hoje se a Gol não tivesse surgido?
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josé reis barata barata (2329) 07/11/2007 07h29
josé reis barata barata (2329) 07/11/2007 07h29
De novo? Fatalidade? Incapacidade? Imoralidade? Irresponsabilidade? Falsidade? Apurações, investigações, inações e condecorações? Não me arrisco nessa leviandade, não estou mais nesta idade. Contudo, um pouco mais de ação e recursos; e, menos, bem menos, muito menos Agências, charutos,apagões de CPIs, ladrões, discursos e fantasias políticas bem que em muito aliviariam nossas fundadas dúvidas do material e as empurrariam para o imponderável.Quantas vítimas ainda implorarão por um pouco mais de razão? 75 opiniões
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S Levy (212) 07/11/2007 00h47
S Levy (212) 07/11/2007 00h47
Comentei em outras ocasiões a visão um tanto curta de muita gente. Todo mundo olha, analisa, reclama de fatos e eventos seriissimos e fatais que são os meros resultados gerados pela omissão, incompetência e principalmente falta de planejamento para lidar com essas contingências.
Nossos governantes fecham (tentam...) a porteira depois que a manado e o rebanho fugiram.
O único planejamento deles é como arrecadar sempre mais e retornar'serviços sempre menos e piores.
A ANAC e a crise da aviação, dos aerportos, dos controladores, é um desses casos.
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SAO PAULO / SP
É com imenso ressentimento que venho descrever meu pesar e insatisfação sobre a crise aérea na qual, o Brasil está mergulhado.
Um país que é destacado como o terceiro maior fabricante de aviões, reconhecido por sua tecnológia avançada,estar sofrendo grandes tragédias aéreas em tão curto espaço de tempo.
Deu-se destaque ao assunto após a queda do avião da Gol, em setembro deste ano, instaurando assim, uma investigação sobre a ineficiencia do painel de controle, que comprovava a insegurança dos vôos em todo o país.
Ontem, podemos nos defrontar a mais um fato que não deve passar em branco aos nossos olhos e consciência. Nelson Jobim,Ministro da Defesa, pediu a intensificação das medidas de segurança da aviação em geral .
Por vezes, fomos garantidos que tais acidentes seriam minizados e que a tranquilidade reinaria sobre este meio de transporte tão eficiente e utilizado,porém, fomos surpeeendidos por inúmeros acidentes seguidos de morte.
Queremos uma solução!!!!!
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Ronaldo Vasconcelos (7) 06/11/2007 22h32
Ronaldo Vasconcelos (7) 06/11/2007 22h32
Não acredito que o governo e nem a ANAC tenham sidos pegos de surpresa com o problema da BRA.Onde estavam que nao gerenciaram este problema evitando que mais uma vez o cidadão seja roubado através da venda d epassagens que com certeza sabiam, nao seria possivel embarcar nos vôos? 2 opiniões
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José Noaldo Pinto (1) 06/11/2007 22h19
José Noaldo Pinto (1) 06/11/2007 22h19
SALVADOR / BA
Quem pode explicar que uma empresa aérea operando normalmente de repente, de um momento para o outro sem qualquer anúncio ou apelo deixa de operar prejudicando o já combalido trafico aéreo, como fica ANAC,INFRAERO e o MIN. DA DEFESA. Desta vez o falastrão ficou calado. IMPRESSIONANTE 2 opiniões
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Anselmo Pitombeira (43) 06/11/2007 22h17
Anselmo Pitombeira (43) 06/11/2007 22h17
Deve-se falar o que os jornais evitam dizer: as responsáveis são as empresas aéreas.
O tempo todo a mídia só culpa o governo. Ué, mas não são empresas privadas?
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Ubirata Caldeira (4) 06/11/2007 19h56
Ubirata Caldeira (4) 06/11/2007 19h56
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
Curioso tudo isso, mais uma crise no setor aereo e tudo está resolvido e não há problemas de qualquer especie. sem opinião
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Adriano A. Godoi (1) 06/11/2007 19h30
Adriano A. Godoi (1) 06/11/2007 19h30
SAO PAULO / SP
O Site da BRA está somente com a página inicial bloqueada mas é possivel acessar o Site pelo Link http://www.voebra.com.br/body_main.htm e também fazer reservas de passagens. sem opinião
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Rogerio Rocha (544) 06/11/2007 18h38
Rogerio Rocha (544) 06/11/2007 18h38
Sr. Flamarion Tavares, erro violento de avaliação comete quem não encherga que boa parte das mortes ocorridas nos acidentes aéreos poderia ser evitada caso os órgãos competentes fizessem a sua parte. Por medida de segurança todos os aeroportos devereiam estar fora das áreas urbanas, mas a Infraero prefere realizar obras cosméticas a obras de real interesse para a segurança dos usuários e da população em geral. No caso do acidente da Gol, não seria de se esperar que um avião que não responde às chamadas de rádio seja considerado uma ameaça à segurança de todos -veja o que acontece nos Estados Unidos quando uma aeronave deixa de responder às chamadas de rádio- e deveria ser interceptado pela FAB? Principalmente quando estava voando próximo a Brasília?
Quanto ao sr. Nelson Jobim, eu não o culpo pelos acontecimentos, eu, como cidadão, cobro dele RESULTADOS, já que ele é o ministro responsável pela área e resultado que é o que se espera de qualquer administrador que seja pelo menos mediano. Ainda mais que ele ocupando um cargo público é pago com o dinherio dos impostos que eu e boa parte dos brasileiros pagamos.
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