Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Dengue

Epidemia de dengue assusta a população do Rio; hospitais militares vão prestar atendimento


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
Lucas Freitas (79) 02/04/2008 11h38
Lucas Freitas (79) 02/04/2008 11h38
AOS CARIOCAS - DICA de como evitar a DENGUE
materiais:
1 saco plástico - tipo lixo pequeno preto
1 Garrafa plástica - 2l
1 detergente caseiro - qq marca
Corte uma garrafa de 2 litros (tipo pet - garrafa de plástico) ao meio
Pegu o saco plástico preto tipo como se coloca em um lixo de privada - como se usasse uma luva (fazendo uma camuflagem da garrafa).
Coloque um litro d'água e pós coloque 30 gotas de detergente caseiro (não faça o contrario).
Deixe protegido da chuva.
24 opiniões
avalie fechar
marcos targino (87) 02/04/2008 05h29
marcos targino (87) 02/04/2008 05h29
Atenção:O Ministério Público Federal acatou representação da ONG "Movimento Dos Sem-Mídia" que pede investigação se houve crime de alarma social por orgãos de imprensa,no episódio da falsa "epidemia" de febre amarela urbana, em fevereiro último.O anúncio da "epidemia" por radios, jornais e emissoras de televisão teve objetivo de denegrir a imagem do Governo do PT,sem levar em conta os riscos que expunha a população a falsa informação veiculada.Houve corrida da população em pânico aos serviços de saúde para ser vacinada contra a febre amarela,com casos de super-vacinação (pessoas chegaram a ser vacinadas três vezes) que provocaram internações de pessoas em estado grave com overdose e, inclusive, mortes.Texto de Eliane Cantanhede,da "Folha de São Paulo", foi exemplo da histeria irresponsável da imprensa no episódio:"Com sua licença, vou usar este espaço para fazer um apelo para você que mora no Brasil, não importa onde: vacine-se contra a febre amarela! Não deixe para amanhã, depois, semana que vem... Vacine-se logo! ".Espero que a "grande" imprensa seja obrigada a indenizar as vítimas de sua irresponsabilidade, e que os jornalistas mais histéricos sejam responsabilizados pelas mortes que ocorreram por super-vacinação. Espero que seja feita Justiça! 17 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 01/04/2008 21h33
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 01/04/2008 21h33
A incompetencia governamental mata nossas crianças. Matam o futuro de nosso país antecipadamente. Uma grande maldade que se faz com os pequeninos. O sangue dessas crianças clamará por vingança por muito tempo ainda. O peso dessas mortes tem que ser creditado as tres esferas de poder, cada um recebendo seu 1/3 correspondente.
Falhamos em cuidar de nossa infância, e nós do povo também somos responsáveis. Pois que o dinheiro que sustenta tudo isso é nosso, meu, seu, dele, vosso, e nós não soubemos pressionar, fiscalizar nem exigir que se fizesse o mínimo necessário com nossos impostos. Somos uns bananas, e eu me incluo nisso! Como pudemos permitir que tamanha incompetência imperasse! Como podemos assistir de braços cruzados os infantes morrendo aos montes sem assistencia médica, sem um cuidado que a gravidade requer!
Estou envergonhado de nossa impotente atitude como cidadãos brasileiros que somos! O leite já está derramado. Não vamos permitir que nem se quer uma gota se derrame novamente. Temos a obrigação cívica, moral, e religiosa de proteger nossa infancia, nossos filhos, netos e família.
Vamos dar um basta, vamos banir definitivamente a incompetencia de nossos governantes, bem como a passividade patriótica! Vamos encarar esse mosquito, vamos caçá-lo onde se encontre. Vamos poupar nosso futuro, protegendo nossos pequeninos!
14 opiniões
avalie fechar
marcio moura (2) 01/04/2008 17h46
marcio moura (2) 01/04/2008 17h46
a corrupçao do governo (federal, estadual e municpal) provoca esta situaçao toda de calamidade!!!
o LULA É MUITO OMISSO COM A CORRUPÇAO
10 opiniões
avalie fechar
Marilia Shiraiwa (52) 01/04/2008 17h26
Marilia Shiraiwa (52) 01/04/2008 17h26
Sr Pedro de um modo mais simples sem entrar em detalhes epidemiológicos, ocorre no RJ o "ciclo da doença" ou seja, há 20 anos a dengue sorotipo 2 ou tipo II circulou e aqueles que foram expostos imunizaram-se; Atualmente o tipo II voltou a circular no RJ, portanto os adolescentes e adultos daquela época que contraíram a dengue II, não estão mais expostos e as crianças mais propensas por não terem tido contato ainda, entre outros fatores . Aqueles que tiveram a oportunidade, de terem contato com os três tipos nos episódios de dengue e não contraíram a forma hemorrágica, estão imunes até que uma nova variante esteja circulando.
Os animais sinantrópicos ou seja, aqueles que vivem concosco, embora não sejam desejados, tem de nossa parte as condições ideais para sobrevivência, abrigo, água e alimentação e no caso específico da dengue temos as três condições satisfeitas, com os criadouros domésticos nas cidades; aliado a isso temos a resistência de parte da população em permitir o acesso dos agentes de saúde ambiental nos domicílios. Se nos conscientizarmos, que uma tampinha de refrigerante jogada na rua cheia de água, é um criadouro, que uma bromélia no jardim repleta de água também, começamos a perceber como nós propiciamos o ambiente ideal para o mosquito
Espero ter esclarecido suas dúvidas, reitero de forma simples.
9 opiniões
avalie fechar
marcilon brigido (129) 01/04/2008 15h56
marcilon brigido (129) 01/04/2008 15h56
Se o Prefeito Cesar Maia tivesse feito o dever de casa, com certeza seria pequeno o numero de doentes, e talvez nenhuma morte. A exemplo da vizinha Niteroi. A resposabilidade pela cidade do Rio de Janeiro não é do governador nem do presidente. É do prefeito. Para isso - cuidar do povo- com costima dizer os tucanos-mor Alckmin e Serra- é que foi eleito. A solução é muito simples: Conclamar com energia o povo para travar uma guerra e vencer. Para que lutem e se defendam do mosquito. O vector se prolifera em aguas paradas, seja suja ou limpa. Conclamar o povo a eliminar os locais de procriação; em seguida fechar as casas bem antes do crespusculo, não sem antes dar uma boa espanada e aplicar inseticidas biologicos (que não faz mal) para os que tiverem em casa morram ou saiam; Liguem o ar condicionado e os ventiladores; Pratiquem um hábito muito comum no Norte e de grande eficácia: ao dormir envolvam toda a cama com cortinados (conhecidos também como mosquiteiros (anti-mosquito). 10 opiniões
avalie fechar
Wagner Orti (97) 01/04/2008 14h06
Wagner Orti (97) 01/04/2008 14h06
Tem pessoas que tem tanto ódio pelo governo Lula que nãp conseguem nem enxergar a realidade da crise do Rio (cidade). Para falar a verdade só podemos atribuir uma parcela de culpa ao arrogante do prefeito Cesar Maia - ele já voltou da Bahia?. S e o problema fosse do governador o estado todo estaria sofrendo e se fosse do país a dengue não teria caido 30% em relação ao ano passado, com Rio e tudo.
O principal culpado é o povo da cidade do Rio, os cariocas, é só ver as reportagens para ver os pais e seus filhos de short, chinelo e camiseta nas filas para atendimento. Cadê a colaboração de usar calças compridas e meias para evitar o contagio? Por que não abrem suas casas para a fiscalização?
E não me venham falar em calor e segurança que temos esse problema em SP e as pessoas vão trabalhar de jeans e terno.
está virando mania nacional culpara os politicos por todos os problemas e agradecer a Deus tudo que dá certo. vamos fazer a nossa parte e parar com essas bobagens que a mordomia do deputado é a causa da epidemia de dengue.
61 opiniões
avalie fechar
Leonardo S. (120) 01/04/2008 13h26
Leonardo S. (120) 01/04/2008 13h26
Uma coisa me chama atenção nos comentários dos leitores: Grande maioria culpa o governo pela dengue. A culpa é do Lula, é do DEM, é PSDB, do PCC, de todos eles.
Vamos fazer uma reflexão. Quantos porcento dos focos de dengue se encontram em área públicas (Praças, ruas, calçadas, prédios públicos, terrenos públicos) ? Será que o problema está nas áreas públicas ou áreas particulares? A maioria dos criadouros de mosquito não estariam nas residências e empresas, ou seja, propriedades particulares, onde o responsável pela manutenção é o dono da área?
A culpa pela dengue então é do governo ou do povo que não tem capacidade de limpar o próprio quintal? É função do Estado limpar os quintais das pessoas?

Os comentários aqui publicados refletem a cultura do povo brasileiro. A cultura do Estado pai e mãe, responsável por tudo. O povo só tem direitos. Deveres, nenhum.

Eu não limpo meu quintal, os mosquitos se procriam, picam meu filho que fica doente, eu demoro a tratá-lo, quando a situação se agrava o levo ao hospital, tem filas de pessoas a serem atendidas e meu filho morre. A culpa é do governo.
9 opiniões
avalie fechar
Daniel Machado (4) 01/04/2008 13h16
Daniel Machado (4) 01/04/2008 13h16
SAO JOSE DOS CAMPOS / SP
Não Basta apenas ficar culpando as autoridades pelo problema da Dengue.
Por um acaso é somente eles que fazem um país? Uma sociedade?
A população do Rio e do outros locais com problemas de dengue também são culpados por isso. Hoje em dia todo mundo sabe como combater esse mal, e conseguir informações sobre isso é mais fácil que comprar pão em padaria.
Devemos nós mesmos tentar mudar nosso país ao invés de deixar que os outros que estão no poder tenhão essa iniciativa.
6 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 01/04/2008 13h05
Rogerio Rocha (660) 01/04/2008 13h05
Já postei aqui que esta epidemia de dengue aumenta enquanto diminui o nosso conceito de cidadania, mas o que tenho visto é que a falta de ações efetivas continua de todos os lados. Temos os órgãos responsáveis pela saúde pública que estão mais preocupados com votos e imagem do que soluções, temos a população que continua sem perceber que uma parcela da culpa pela epidemia recai sobre ela, temos os políticos que querem capitalizar em cima da miséria do povo brasileiro como sempre ocorreu independente de partido ou ideologia, temos os meios de comunicação que só se interessam em vender notícias -poderiam fazer uma campanha conjunta de conscientização da população- e temos as ONGs, fundações e órgãos que em teoria deveriam estimular a cidadania também preocupados em "tirar a sua casquinha". Mas de solução não vemos nada. Só medidas paliativas. Este é um bom momento para a população do Rio acordar e fazer valer a sua cidadania, em vez de ficar presa aos movimentos pseudo-pacifistas mas que no fundo só servem para produzir impunidade.
ACORDA RIO DE JANEIRO!!!! É a chance que vocês tem de sair deste marasmo que os entorpece a vários anos. É a sua chance de fazer valer a cidadania.
Façam valer os seus direitos de cidadão.
Não se contentem com "tendinhas de milagre" montadas apenas para mascarar o problema.
Só atacar os efeitos não resolve o problema. Para resolver qualquer problema devemos atacar as suas causas e não o seu resultado como está sendo feito agora.
3 opiniões
avalie fechar
NIL LIN (20) 01/04/2008 11h22
NIL LIN (20) 01/04/2008 11h22
Os verdadeiros donos do mosquito: DEMgue e águas paradas tuCANOS 14 opiniões
avalie fechar
Maria Helástica (13) 01/04/2008 10h59
Maria Helástica (13) 01/04/2008 10h59
A DENGUE ESTÁ ROLANDO: Amigos, acabo de ler o comentário da Sra. MARÍLIA SHIRAIWA sobre o assunto. Coisa de quem entende, nada de política, nada de mesquinharia, ateve-se a valiosas informações científicas. Quem quiser dar-se ao trabalho de voltar ao s/comentário de 30/3, 22h33 não se arrependerá. Um pouco longo, mas vale a pena. Parecia meio zangada com alguém que, sem o necessário conhecimento, andou fazendo sugestões inadequadas. Compreende-se, cada um diz o que quer, mas quando um cientista vê algum leigo dando palpite errôneo na sua área, é natural que fique ressentido, como se o leigo quisesse saber mais. Quando não se sabe, deve-se perguntar, como fiz eu. Agora, d. Marilia, se por acaso estiver lendo, não entendi um detalhe. Em certo ponto, diz que as crianças estão mais sujeitas pq ainda não foram infectadas, e os adultos estão imunes por já terem sido infectados. Mas já ouvi muitas vezes que os adultos infectados na primeira vez ficam sujeitos à dengue hemorrágica numa segunda vez. Nesse caso, salvo engano, não estaria havendo a imunização referida acima, e sim o risco de uma "hemorrágica". Pode me explicar, se ler o presente? Obrigado. JUIZ DE FORA-MG 10h58 sem opinião
avalie fechar
roni dalbosco (17) 01/04/2008 10h34
roni dalbosco (17) 01/04/2008 10h34
CURITIBA / PR
VEJAM SÓ QUE LÁSTIMA.A CLASSE MEDIA,A BURGUESIA SOCORRENDO-SE DOS MEIOS QUE O ESTADO DISPPONIBILIZA AO PROLETARIADO.A CLASSE MEDIA E A BURGUESIA QUE TANTO MALHAM LULA ,SÃO ELEITORES DO DEM,DO PSDB,VEJAM SÓ.E PARA QUE ESTA VERDADE SEJA DESPIDA,BASTOU UMA EPIDEMIA,AQUILO QUE CESAR MAIA PREFEITO DO RIO AFIRMOU QUE NEM SURTO ERA.ORA,ORA QUANTA CONTRADIÇÃO.A CLASSE MEDIA E A BURGUESIA QUE TEM HORROR AO SUS,DE REPENTE PERCEBE QUE O SEU IDOLATRADO PLANO DE SAUDE 5 ESTRELAS,É INÓCUO.AO MENOS PARA UMA COISA ESTA CRISE SERVIU:DESNUDAR A VERDADE.PARABÉNS A FOLHA DE SÃO PAULO PELA MATERIA.O MELHOR JORNAL DO BRASIL,DE REPENTE DESTOA DA ELITISTA IMPRENSA GOLPISTA,E ESCANCARA A GRANDE FARSA DA EFICIENCIA DOS PLANOS DE SAÚDE.ALIÁS PLANO DE SAUDE PARTICULAR,ATENDE PRIMEIRO O BOLSO DE SEU ADMINISTRADOR,OS INTERESSES DE SEU MANTENEDOR,QUE É A OBTENÇÃO DO LUCRO,MESMO QUE A QUALQUER PREÇO.E BOTA PREÇO NISTO.NO QUE EM PARTE NÃO ESTÁ ERRADO.ERRADO ESTAMOS OU ESTÁVAMOS ,PORQUE A MUITO PERDI A CAPACIDADE FINANCEIRA DE DISPOR DE UM PLANO DE SAUDE,EM ACREDITAR QUE O SUS ESTAVA FALIDO,E A SOLUÇÃO ESTAVA EM TER UM PLANO DE SAUDE PARTICULAR.E PENSAR QUE OS POLITICOS PREFERIDOS DA CLASSE MEDIA E BURGUESIA,DERRUBARAM JUSTAMENTE O IMPOSTO DESTINADO A TRAZER MELHORIAS PARA A SAUDE PÚBLICA.É POR ESTA E POR OUTRAS QUE AINDA ACREDITO EM JUSTIÇA.MESMO QUE NÃO SEJA A DOS HOMENS,PORQUE ESTA AS VEZES FALHA,AO PERMITIR QUE UM MAGISTRADO EXTRAPOLE ,FALE O QUE NÃO DEVE E NÃO É DA SUA CONTA. 9 opiniões
avalie fechar
Manoel Gutierrez (138) 01/04/2008 08h39
Manoel Gutierrez (138) 01/04/2008 08h39
Novamente as questões sobre "epidemias" voltam à baila! Em resumo, exceto, por exemplo, a doença tuberculose que é, sabidamente um dos exemplos mais clássicos de "doença da miséria" e não configura epidemia alguma, as demais famigeradas epidemias são, na maioria, fabricadas politicamente por conta da falta de "educação" do nosso povo! Há 28 anos todos infectologistas, epidemiologistas, sociólogos, economistas, etc. vem alertando sobre a péssima convivência da nossa "prole" urbana com seu próprio lixo ! Lixo mesmo, do dia-a-dia! Qualquer governo faz sua parte no contrato social, por pior que seja, mas uma classe média hipócrita em particular, que não colabora com a divulgação de conceitos básicos, e não ajuda em nada antes de ficar esparramando culpas e conceitos vazios, ou sem mesmo saber por quê, não se presta para culpar e destilar ódio contra esse ou qualquer outro governo.... Ensine a conviver minimamente em harmonia com a natureza ...e não perca tempo se perguntando o que o governo pode fazer pelo seu "umbigo" .... Rio de Janeiro é um caso de banditismo especial !!! 16 opiniões
avalie fechar
Marilia Shiraiwa (52) 01/04/2008 00h59
Marilia Shiraiwa (52) 01/04/2008 00h59
Dr Fernando o senhor tocou no X da questão o trabalho do PSF, que com um pediatra estaria mais completo, afinal o pediatra cuida do futuro adulto e previne futuras doenças; a Tv mostra num jornal noturno a diferença entre duas cidades do RJ, Niterói e a capital, com geografia semelhante; em Niterói o trabalho do PSF, cotidiano casa a casa, fez a diferença em relação ao Rio pois os agentes de saúde são parceiros da comunidade e assim zero casos em Niterói e todos os descritos no Rio de Janeiro. Portanto, mais uma vez o controle da dengue é comunitário, tendo cada um de nós o papel de protagonista e não de coadjuvante. a fórmula é simples para o controle, mas necessita, inclusive de investimentos em recursos humanos capacitados para atuar na comunidade
Em uma sociedade, que prima pela busca da beleza e tem, um apelo de impacto nos cursos de medicina(inclusive) porque me especializar em pediatria,com remuneração alvitante, se posso ganhar muito mais explorando a vaidade humana?
Seu comentário foi oportuno, esclarecedor, conciso.
Continue nos auxiliando a compreender o caos que a cidade maravilhosa (ela é) vive neste episódio , enquanto seus governantes parecem viver em outra realidade
6 opiniões
avalie fechar
Reginaldo Mello (4) 31/03/2008 23h18
Reginaldo Mello (4) 31/03/2008 23h18
O Deputado Rodrigo Maia, deveria aproveitar o ensejo, já que entrará com recurso contra o Presidente Lula, para processar o Prefeito do RJ, pelo descaso e desrespeito ao povo carioca, nesse caso da dengue e pedir a prisão preventiva dele.
Ninguém se abalaria. Não adianta o prefeito ir a turismo religioso à Bahia, se não tem fé. Nem ao Vatico, nem a terreiro de umbanda. Fora demos e psdb. Fora fhc.
8 opiniões
avalie fechar
S Levy (311) 31/03/2008 22h14
S Levy (311) 31/03/2008 22h14
Ênfase aos meus posts anteriores:
Nossos governantes encontram-se numa galáxia anos-luz de distância do nosso país e realidade. Alhéios, omissos, indiferentes concentrados somente no seu próprio bem-estar, distribuindo esmolas à 70 milhòes para se reelegerem, demolindo a classe média antiga para construir outra que continua beirando a pobreza e que um dia se encontrará endividada até o pescoço com os juros de seus emprestimos e compras. 40 bilhões anuais da CPMF perdidos talvez nos seus interesses particulares em vez de aplicados na saúde publlica e preventiva.
Enquanto isso, esses tais governantes voltam àquele antigo esporte de culpar a todos menos eles mesmos pelos dissabores da epidemia de dengue. Alem de jogarem farpas e pragas uns aos outros, nenhum deles apareceu com algum plano de contingência, tampouco algum plano caso eclode uma epidemia de tuberculose que por enquanto está latente; uma epidemia de febre amarela, de malária, de gripe tipo asiática, de meningite e outras.
Hoje o exercito montou - até que enfim - hospitais de campo, e amanhã se surgir outra ou outras dessas epidemias junto com a da dengue?
O QUE É QUE ESSES GOVERNANTES PLANEJARAM FAZER? AUMENTAR OS IMPOSTOS? AUMENTAR SEUS SALÁRIOS? PASSEAR POR TODOS OS PAISES DO MUNDO? ABANAR UMA VARINHA MÁGICA? DECRETAR OUTRA MEDIDA PROVISÓRIA DECLARANDO ILEGAIS AS EPIDEMIAS E DEPORTANDO-AS PARA A ESPANHA?
7 opiniões
avalie fechar
marcio lopes (5) 31/03/2008 21h19
marcio lopes (5) 31/03/2008 21h19
De acordo , com todas as letras com o sr Leonardo.O governo paga salarios absurdamente altos para alguns e miseraveis para a maioria. Tem milhares de funcionarios sem serventia, em ministerios e secretarias sem nenhuma funcao pratica. O dinheiro publico sempre foi mal empregado em reparticoes que sao puro cabides de empregos, para satisfazer politicos sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 31/03/2008 20h51
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 31/03/2008 20h51
A incompetencia governamental mata nossas crianças. Matam o futuro de nosso país antecipadamente. Uma grande maldade que se faz com os pequeninos. O sangue dessas crianças clamará por vingança por muito tempo ainda. O peso dessas mortes tem que ser creditado as tres esferas de poder, cada um recebendo seu 1/3 correspondente.
Falhamos em cuidar de nossa infância, e nós do povo também somos responsáveis. Pois que o dinheiro que sustenta tudo isso é nosso, meu, seu, dele, vosso, e nós não soubemos pressionar, fiscalizar nem exigir que se fizesse o mínimo necessário com nossos impostos. Somos uns bananas, e eu me incluo nisso! Como pudemos permitir que tamanha incompetência imperasse! Como podemos assistir de braços cruzados os infantes morrendo aos montes sem assistencia médica, sem um cuidado que a gravidade requer!
Estou envergonhado de nossa impotente atitude como cidadãos brasileiros que somos! O leite já está derramado. Não vamos permitir que nem se quer uma gota se derrame novamente. Temos a obrigação cívica, moral, e religiosa de proteger nossa infancia, nossos filhos, netos e família.
Vamos dar um basta, vamos banir definitivamente a incompetencia de nossos governantes, bem como a passividade patriótica! Vamos encarar esse mosquito, vamos caçá-lo onde se encontre. Vamos poupar nosso futuro, protegendo nossos pequeninos!
6 opiniões
avalie fechar
Leonardo S. (120) 31/03/2008 19h03
Leonardo S. (120) 31/03/2008 19h03
Cada povo tem os governantes que merece. Parabéns Brasil!

O que mais me indigna é que a Globo só fala da dengue no Rio, como ser o Rio fosse o centro do mundo e esse fosse o principal problema do Brasil. Ano passado o Mato Grosso do Sul teve uma epidemia de dengue gravíssima e não vimos esta repercussão. Agora, como é na cidade maravilhosa da Rede Globo, não passa outra coisa no Jornal Nacional.

Os médicos ganham pouco, os policiais ganham pouco, só que os auditores ganham 12 mil inicial e estão em greve pq querem 19 mil. Nisso ninguém fala! A câmara federal fez concurso para vários profissionais de nível superior (analista de sistemas, jornalista, nutricionista (?), etc) pagando 9 mil de salário, enquanto no mercado esses profissionais ganham de salário inicial 2 mil. Nisso ninguém fala também. Ninguém fala que no judiciário, MP e legislativo tem centenas de motoristas, ascensoristas, recepcionistas, copeiras ganhando 5 mil.
A câmera de Curitiba aumentou o salário de uma dúzia de funcionários (economistas e administradores) para 20 mil por mês! Saiu uma notinha no jornal local e pronto!

O povo não se manifesta, a imprensa não divulga, não toma posição. As manchetes só dizem respeito a dengue e dossiê não sei do que. E daí? Estes são problemas estruturais do Brasil? Será que ninguém tem uma visão de médio ou longo prazo?
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (347)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página