Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos
Comentários dos leitores
Manuel Duarte (6) 15/06/2009 08h16
Manuel Duarte (6) 15/06/2009 08h16
Gostaria de dar os parabéns ao 'colega' Sr. ALLEXANDRE LIMMA pela sobriedade e clarividência dos seus comentários, verdadeiro Piloto. Pena e' que os mass media prefiram a confusão e o pânico de muitas pessoas em vez de dar espaço a esclarecimentos sérios e ponderados. Estou na aviação militar desde os meus 18 anos (com asas há 12) e não e' por ter formação e pratica para voar uma determinada aeronave a mach 2 que me considero apto a dizer que uma outra aeronave que nunca voei a não ser como passageiro entrou em falência por isto ou aquilo. Cada aeronave e' única. Tal como o Sr. Limma referiu e bem não adianta estar a lançar palpites, pois o mais certo e' errar-se. Vasculhar na Internet ou ler documentos sem formação adequada conduz a erros básicos (sérios). Há uns anos a impressa decidiu 'assassinar' o Concorde e quando o relatório do BEA saiu as causas do acidente foram bem diferentes. Airbus/Boeing não e' para ser discutido como São Paulo/Corinthians. A Airbus decidiu seguir uma linha bem próxima da aviação militar de alta performance enquanto que a Boeing ate' ao 777 teve uma postura mais tradicional. Agora são empresas mais do que serias e qualquer aeronave para ser comercializada tem que ser homologada, isso significa passar por uma bateria tremenda de testes em situações limite. So' quem não está por dentro de aviação e' que pode dizer que engenheiro aeronáutico só sabe de prancheta. Mais, qualquer avião tem sempre participação de pilotos na sua concepção. 1 opinião
avalie fechar
antonio magalhaes (28) 15/06/2009 08h00
antonio magalhaes (28) 15/06/2009 08h00
Pessoal, peço-lhes o favor de respeitar o grande presidente/estadista LULA.O presidente que mantém um alto grau de aprovação, mesmo com a grande mídia partidária atacando-o com mentiras e manipulações. Portanto, respeitem o grande Lula, que está mudando o Brasil.O resto é dor de cotovelos. 8 opiniões
avalie fechar
Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 07h06
Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 07h06
E para finalizarmos por aqui, tive o desprazer de ler um artigo dos presentes quanto ao já falecido, onde este veio á se suicidar no guarujá, Alberto Santos Dumont que disseram ser o Pai da Aviação, gostaria de dizer que o mesmo conseguiu viajar em uma altura de 2,00 metros do solo por sessenta metros de distãncia na França, porém infelizmente no ano de 1906, os dos irmãos Orville e Wilbur WRIGHT conseguiram este feito antes de Santos Dumont em 1903, sendo assim os Pais da aviação são os irmãos WRIGHT, como brasileiro que sou, gostaria muito que fosse nossa esta consagração, más de nada adianta ficarmos nos enganando, os méritos são dos americanos, este fato é incontestável meus caros colegas, mentiras não adiantam, e para aqueles que não querem ser brasileirinhos más sim brasileiros, estes devem assumir que os Norte Americanos é que conseguiram tal mérito, afinal, o provérbio é simples: Todo o Homem possuidor de conhecimentos tem que assumir responsabilidades, assim como todo homem que não possui conhecimentos não pode assumir responsabilidades, fica claro então a idéia não acham?. Bem, como dizem as más linguas, envelhecer é obrigatório, crescer em conhecimentos é opcional, tenham todos um bom dia! 51 opiniões
avalie fechar
pericles reinaldo (4) 15/06/2009 06h58
pericles reinaldo (4) 15/06/2009 06h58
muito lero, muita gente querendo aparecer, ninguem fala nas indenizações as vitimas, a punição para as empresas aereas em caso de acidentes deverim ser drasticas tec... Mas daqui há uma semana acontecerá outro desastre aereo e esse cairá no esquecimento. 5 opiniões
avalie fechar
Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 06h20
Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 06h20
Sr. Eduardo Marson Ferreira que é diretor da EADS (European Aeronautics Defense and Space) aqui no Brasil, porque ainda não se pronunciou a respeito deste acidente? por acaso alguém já se perguntou que a fabricante da família do Airbus é de orígem francesa? sabiam que existem 600 unidades desta aeronave em plena atividade em vários países? e porque estão substituindo os sensores destas aeronaves somente agora? complicado não pessoal? e agora eu pergunto novamente, será que estas caixas serão encontradas? lembrem-se dos números que forneci quanto ás profundidades mencionadas pela marinha brasileira, lembrem-se da capacidade máxima dos sub-marinos franceses, lembrem-se do interesse que existe por tráz disto tudo, a força de impacto em velocidade de cruzeiro que é de aproximadamente 850Km/hora já seria extremamente destruidora quanto a fuselagem desta aeronave, imaginem então em queda livre em relação á força G que é de 9,8m/s², se quizerem eu posso calcular, más posso afirmar como Engenheiro que com uma força de impacto destas, nenhum corpo poderia suportar, estes seríam arrancados de seus assentos de maneira drástica onde os mesmos seríam totalmente dilacerados, já viajei de avião assim como muitos aqui, não confio em computadores, confio sim no bom senso e da capacidade de um bom Engenheiro de Bordo, por acaso já perceberam quanto aos nossos notbooks ou PCs residenciais, o quanto eles por muitas vezes entram em pane, simplesmente param de funcionar sem uma justificativa? 9 opiniões
avalie fechar
Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 05h48
Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 05h48
Turbulencia? falha nos computadores de bordo? raios spriters? perda de velocidade? perda de altitude? incêndio na cabine? falha elétrica? gente, como se pode afirmar qualquer situação sem as 2 caixas pretas que ainda não foram resgatadas? e como estas serão resgatadas se foi informado que a profundidade naquele local é de mais ou menos 11.000 metros? os mini-submarinos franceses só chegam á 6.000 metros correto? e os outros 5.000 metros? ou será que aq matemática mudou tanto assim? acho que não porque sou Engenheiro e sei que os números são estes, então resta a última pergunta que faço a todos? será que os fabricantes desta aeronave estão mesmo interessados em arriscar á saber se foi falha de equipamento e não humana? e quanto as autoridades francesas? com base nos números que forneci creio eu que estas caixas jamais serão resgatadas, os corpos estão sendo porque estes devido aos seus gases internos acabam vindo para a superfície, o que não ocorre com as caixas pretas que por sinal deveríam estar no interior da asa traseira já resgatada, são muitas dúvidas e incertezas para se poder fornecer um diagnóstico básico e méro preciso, o Cindacta deveria saber quais foram as últimas informações da cabine fornecida pelo piloto, más ao que parece este também falhou não é? bem, no final o que os Políticos queríam mesmo eles conseguiram, desviar a atenção de todos nós através deste acidente, quem sabe se não virá um pacote novo de impostos que o nosso governinho irá lancar não é mesmo? 70 opiniões
avalie fechar
Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 05h27
Ulisses Guelfi (13) 15/06/2009 05h27
Meus caros colegas, fica evidente para todos a quantidade de pessoas que estão usando esta trajédia para poderem aparecer na TV e com isto darem as suas opiniões, aliáz, este tipo de atitude é bem típica dos brasileiros, o colega IZIDORO falou bem, voces estão usando o espaço para defender um Presidente semi-Analfabeto?. o assunto aqui não é entrar em defesa política de Parlamentar algum más sim comentar este horrível acidente, e outra, se o fizerem, por favor, façam de maneira correta e com um Presidente pelo menos com um pouco de nível cultural, então eu pergunto a todos? alguém aqui se lembra dos extintos Engenheiros de Bordo? sim, antigamente nas cabines das aéronaves havia um terceiro homem que além de ser responsável pela traçagem das rotas, este fazia parte de uma equipe onde vinha á auxiliar o piloto em algumas tarefas que se fazíam necessárias quando em vôo, sistemas hidráulicos ou sistemas pneumáticos sempre estiveram presentes mesmo sem os computadores de bordo que as aeronaves utilizam hoje em dia para que com isto pudessem justificar a retirada do então Engenheiro de Bordo,á 30 ou 40 anos atráz não tínhamos a tecnologia que temos hoje e as aeronaves não caíam como caem hoje, então fica a pergunta? será mesmo que viajar de avião é tão seguro assim? se estivesse na cabine um Engenheiro de Bordo será que este não poderia indicar uma rota mais segura para o piloto? e quanto aos assentos e seus cintos? já imaginaram a força de impacto que estes tiveram que suportar? 57 opiniões
avalie fechar
Altieris Aranha (1) 14/06/2009 21h20
Altieris Aranha (1) 14/06/2009 21h20
Varig, 1989, SJ Xingu, 13 mortos - BOEING.
Esse não vale, Jeferson, afinal o problema foi o piloto.
11 opiniões
avalie fechar
marcio sacramento dos reis (1) 14/06/2009 20h59
marcio sacramento dos reis (1) 14/06/2009 20h59
Nos cidadão, temos que saber sim realmente que aconteceu com este vôo.Acho esta resposta interesse familiares e sim a todos... 2 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (537) 14/06/2009 20h14
eduardo de souza (537) 14/06/2009 20h14
Uma mentira muitas vezes contada torna-se uma verdade.
Sobre o casal que escapou do acidente do 445 (447) a história foi inventada, acabou de dar no Fantástico... Os repórteres têm obrigação pública de apurarem os fatos antes de transformá-los em notícia.
É por isso que fico esperto quanto a VERDADEIRA apuração do acidente da Airbus... Sinceramente acredito que a verdade ficará sob suspeita, é isso o que eu acho.
10 opiniões
avalie fechar
Isadora Fonseca (1) 14/06/2009 19h26
Isadora Fonseca (1) 14/06/2009 19h26
Estimada Licinia, Perdi meu tio em um acidente aéreo. É imensurável a dor da angústia e da espera sem fim por informações. Foram 24horas sem dormir ou com pesadelos. Um inferno para todos. A pior coisa não é saber da fatalidade, o pior é ficar sem informações e imaginando o q ocorreu.Por fim, soubemos que o avião caiu sem deixar sobreviventes.Qdo vc diz é mais importante achar a caixa preta, eu discordo. Ver um ente seu querido sair pela porta e nunca mais voltar, ou nem ter corpo para reconhecer ou fazer o funeral, isso é mto cruel, é estupido. É como "deletar" um arquivo. A pessoa de um dia para outro desaparece. O ritual da morte é fundamental em qqer cultura. Precisa existir para materializar o adeus. Faz parte do processo da perda e sua aceitação. É mto mais dificil a aceitação da morte nesses casos. Por meses achei q meu tio estava andando pelo mato, que tinha perdido a memória e q todos estavam errados. Encontrar os corpos é um passo para aceitar a morte dos passageiros. Encontrar a caixa preta será apenas mais um consolo para as familias e um avanço para aviação, onde quem ganha são os futuros usuários da mesma. 26 opiniões
avalie fechar
Alcione Aranha (1) 14/06/2009 17h36
Alcione Aranha (1) 14/06/2009 17h36
Conforme comentado anteriormente por piloto e filho de piloto, os argumentos de ambos são válidos, entretanto, o que se questiona com relação às aeronaves da Airbus, e a sua quase extrema computadorização, é que tem ocorrido, em certos casos, impedimento ou dificultação do comando do piloto por bloqueio do computador. Desde um certo vôo de demonstração em uma feira de aviação, cujo filme eu tenho, um A320 que fazia uma passagem a baixa altitude sobre a pista, o computador de bordo não permitiu a arremetida e o avião chocou-se com uma elevação do terreno depois da pista. Por óbvio que sempre haverá prós e contras, porém, a nossa ciência computacional não está, ainda, em fase de desenvolvimento que nos permita tamanha confiabilidade. Eu não concordo que um Airbus seja mais confiável que um Boeing equivalente, sem que essa opinião tenha alguma coisa a ver com esse acidente. Sempre que posso, dou preferência a Boeing, Embraer, ATR-42, conforme o caso. A falta de confiabilidade não está na aeronave em si, mas, no aumento de dispositivos e sistemas necessários à automação e que levam ao aumento dos riscos de falhas. Além disso, é mesmo preciso automatizar tanto, se temos no comando dois indivíduos para os quais pilotar é satisfação pessoal e ponto de honra? 5 opiniões
avalie fechar
Allexandre Limma (7) 14/06/2009 15h17
Allexandre Limma (7) 14/06/2009 15h17
Ao D'Alembert: Excelente seu comentário acerca do envio de dados via satélite. Primeiro ponto: Engenheiros da Airbus e de outros fabricantes já teriam pensado em alguma forma de enviar dados via satélite, caso fosse possível fazê-lo automaticamente, com todas as informações em pacotes de dados. Todavia, isso é imossível atualmente! A questão da conexão creio seria o principal problema. "Caixa-preta" tem de haver, claro e óbvio! Não se pode aqui querer dar uma de engenheiro aeronáutico e imaginar que essa turma passa horas nas pranchas de projetos aeronáuticos pensando em futebol, carnaval e farra. NADA DISSO! Pessoal sério e compenetrado que ganha e passa a vida toda elaborando novos projetos de aviões a ser desnvolvido para maior segurança de vôo e economia dos custos operacionais, afinal, a atividade aérea não é um hobby, é um negócio como outro qualquer e exige uma ótima relação custo/benefício. Outrossim, seria inimaginável a um projetista não melhorar a segurança de vôo haja vista ao fato de que, caso assim não fosse, menos pessoas viajariam de avião a cada acidente se os mesmos não apresentassem segurança cada vez maior em suas operações. Parece-me óbvio isso, por certo. Ademais, NÃO SE SABE AINDA O QUE OCORREU COM O VÔO AF 447! Não vamos especular nada por enquanto.Façamos esse exercício de paciência, moderação e cautela em relação ao fato até mesmo em repseito aos profissionais e passageiros do referido vôo. Que as graças e bênçãos de Deus estejam sempre com eles. 9 opiniões
avalie fechar
Aurelio Araujo (6) 14/06/2009 14h08
Aurelio Araujo (6) 14/06/2009 14h08
Vejam amigos a eficiência das forças armadas brasileiras apesar de falta de equipamentos e tecnologia. Porque não se fecha o Senado Federal, que nada faz a não ser trapaças, e com o o dinheiro que é muito e ninguem sabe exatamente quanto, e se abre uma grande base naval no norte, Belem por exemplo, e se equipa melhor nossas forças ??? Um parlamento unicameral de mais de 500 deputados (que deveria tambem ser reduzido à metade) daria conta das atribuições que a constituição atribui ao legislativo. 6 opiniões
avalie fechar
A grande quantidade de acidentes nos aviões fabricados pela Aerobus nos ultimos dias demonstram e comprovam que os mesmos não tem nenhuma segurança. Ao contrario os aviões fabricados pela EMBRAER que são extramamente seguros e tem muitos brasileiros que não sabem desses detalhes. Os aviões fabricados pela EMBRAER são muito bons e seguros. Milhares de aviões fabricados pela EMBRAER voam pelo mundo inteiro sob as mais diversas condições de tempo porém com muita eficiencia e segurança. Temo pela a segurança do avião que transporta, pelo mundo a fora, nosso querido Presidente LULA, que vem fazendo o melhor governo que o Brasil já viu. A grande aceitação do Presidente LULA comprova que o povo brasileiro gostaria de tê-lo por muitos anos governando o Brasil. O Presidente LULA trabalhou muito para transformar o BRASIL na potencia que é. 45 opiniões
avalie fechar
licinia albuquerque (147) 14/06/2009 12h40
licinia albuquerque (147) 14/06/2009 12h40
É natural que ocorram erros de contagem dos corpos afinal devem estar recolhendo tudo o que encontram no mar. Mas, nessas alturas do campeonato, a localização da caixa preta é muito mais importante do que a localização de corpos. Não há porque familiares quererem um corpo já quase que totalmente decomposto ou parte de um corpo. Deveriam deixar os mortos descançarem em paz. onde estão e, as autoridades, concentrarem os esforços para descobrir o que causou a queda do avião. Se eu fosse familiar, não ia querer enterrar uma parte do corpo do meu ente querido. Preferiria um enterro simbólico. O atestado todos vão ganhar o que, para alguns, (com certeza) representa o objetivo final. A Air France deve pagar? Deve. Mas, há que tomar cuidado com indenizações, afinal, as vítimas tão amadas tornaram-se moeda de troca. Sei lá.....Nenhum dinheiro, no mundo, pagaria a vida de um filho meu. Me sentiria até mal em usufruir de um dinheiro desses. 29 opiniões
avalie fechar
Ricardo Couto d´Alambert (3) 14/06/2009 12h37
Ricardo Couto d´Alambert (3) 14/06/2009 12h37
Caro colega abaixo:
O grande problema técnico quanto a sua questão das "caixas pretas virtuais online", aonde os dados seriam transmitidos em tempo real para as companias, são basicamente dois:
Primeiro, não é possível transmitir grandes quantidades de dados via satélite em uma velocidade de 1000 km/h. Se isso fosse possível, todos os aviões forneceriam serviços de internet banda larga ( até wireless ) em seus voos. O sistema existente transmite apenas texto relevante em ASCII, N vezes, de forma a garantir a entrega sem corrompimento da informação. Eu queria ver você falar no seu telefone celular de dentro de um avião a 1000 km/h e ainda acessar 3G. Não dá, é tecnicamente inviável para os sistemas atuais.
Segundo ponto: A existência da caixa preta é FUNDAMENTAL porque, se no sistema que você sugere, por algum motivo a conexão cair entre o avião e a compania aérea, quem registra os dados??? A informação obrigatoriamente deve ser armazenada localmente, caso contrário existe a chance de perda de dados, coisa que é inaceitável em situações como essa.
Além disso, saiba que a complexidade de um projeto de um avião é tão impressionante que pode ter certeza que, se o que você sugere fosse possível, os engenheiros da Airbus já tinham feito faz tempo.
23 opiniões
avalie fechar
licinia albuquerque (147) 14/06/2009 12h05
licinia albuquerque (147) 14/06/2009 12h05
Pois é. Caso de Vitoria. Embarcações diferentes mas, casos semelhantes. Qual a diferença? No caso de Vitoria eram duas ou três pessoas e no avião 228. Mas, uma vida é uma vida, independente de estar num Airbus ou numa embarcação de pescador. Infelismente, essas diferenças é que tornam o ser humano um tanto indigno. Quanto a voar de Airbus ou de Boeing ou andar de Opala ou de New Civic, ou até mesmo andar à pé, a probabilidade de acidente é igual para todos. Resta saber os motivos que levaram ao acidente. Mas, um avião, cujo percurso de viagem e velocidade e, ainda, capacidade de transporte é bem maior do que o de um automóvel, deveria, realmente, existir mais que a "caixa preta" a fim de não ocorrer o risco de jamais ser elucidado qualquer tipo de evento trágico. E, se houve ,efetivamente, a despressurização, levando tripulação (e passageiros) a um estado de inconsciência, o quanto as informações da caixa preta serão conlusivas, tendo-se em conta que tudo aconteceu muito rapidamente. Se as 24 mensagens emitidas davam conta de que tudo estava errado na aeronave será possível detectar o que provocou todos os erros?? (desculpem a pergunta mas, sou meio leiga no assunto). Esperemos que sim a fim de evitar que novas tragédias aconteçam pelo mesmo motivo. 228 pessoas morreram mas, existem outras tragédias a serem investigadas e consertadas pelo mundo afora. 10 opiniões
avalie fechar
Maria Aparecida franca (11) 14/06/2009 10h39
Maria Aparecida franca (11) 14/06/2009 10h39
Parabens aos valentes brasileiros,que estão resgatando estes corpos.Solidarizo com os familiares de todas as vitimas.Provavelmente nunca saberemos as causas verdadeiras deste acidente,haja vista que não querem o povo com medo de entrarem em seus aviões.os poderosos,sabem muito mais do que é divulgado na imprensa.Resta as familias das vitimas,entrarem com processo,em ambos os paises:Brasil e França.Imprensa voces tem papel importante ai,divulguem tudo que saberem sobre este caso e,outros tambem e,obrigada desde ja por isso. 1 opinião
avalie fechar
José Alves Lima (1) 14/06/2009 02h20
José Alves Lima (1) 14/06/2009 02h20
Pois é pessoal, não entendo como podemos viver nos dias de hoje, com tanta tecnologia dependendo de equipamentos digamos que de passagem ultrapassados.Temos satéletes que podem enviar, receber e repassar informações on line, ou seja, em tempo real, no entanto dependemos dos radares que estão no chão e que os aviões tem que fazer vias no céu´para não se perderem, temos uma caixa preta que não é preta, que para saber o que tem nela temos que achár, onde o correto seria essas informações serem enviadas em tempo real. Se as aeronaves fossem guiadas por satéletes, diminuiria o tempo de voo e por consequência alguns acidentes teriam sidos evitados. Quem destes figurões que governam os paíeses vão se interessar pela segurança do povo? 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1637)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página