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Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


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Comentários dos leitores
Márcia Leão Barreto (7) 07/07/2009 14h04
Márcia Leão Barreto (7) 07/07/2009 14h04
Gente,
Ninguém vai deixar de voar em um Air bus A-330 se precisar fazer a viagem, se os médicos do Brasil são ou não competentes, estão trabalhando. Se há "buracos negros" todos nós estamos carecas de saber, mas, e a "Caixa Preta"? Será que ainda não a encontraram? Enquanto isso, aviões continuam caindo. Queremos respostas objetivas, claras e definitivas. Continuando assim, daqui há pouco seremos nós (brasileiros) os culpados e os franceses os heróis. Chega de conversa de comadre.
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Urubu Rei (13) 07/07/2009 10h50
Urubu Rei (13) 07/07/2009 10h50
Alexandre bakunin,
me explica como se consegue um triângulo esférico?
13 opiniões
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eduardo de souza (537) 06/07/2009 23h55
eduardo de souza (537) 06/07/2009 23h55
Uma coisa é certa, esse tipo de aeronave apresenta sérios problemas operacionais, por menos o famoso "concord" deixou de ser explorado como promessa para a aviação. Concordo que um golpe muito forte na política de uso do Airbus trará desastre econômico para muita gente. Daí talvez a demora para encontrarem a caixa preta. Mas como está, não dá para ficar. Uma atitude madura tem que ser tomada, e urgente. Outro desgosto que sinto é o fato de deixarmos sem acompanhamento as buscas das caixas, eu como brasileiro tenho mais confiança nas autoridades daqui.
Refaço meu pedido para que as partes peçam mais rigor nas investigações.
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Alice Candy (3) 05/07/2009 14h29
Alice Candy (3) 05/07/2009 14h29
meu comentário sobre os franceses criticando a autópsia brasileira: "ha ha ha, e aí franceses cadê a caixa preta?" Vamos começar a olhar cada um psra os seus problemas, não adianta tentar fazer notícia dessa maneira para cobrir o fato de que a caixa preta ainda não foi encontrada, isso é no mínimo vergonhoso. 20 opiniões
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alexandre bakunin (214) 05/07/2009 10h57
alexandre bakunin (214) 05/07/2009 10h57
A lógica permite inferir que em 30 julho 09 mais um Airbus deverá cair, definindo então um cabalístico triângulo esférico cujo vértice nos leva a Luqa (Malta) ou Zalita. De noite, é claro, pois a noite todos os dragões são pardos.
Queira Deus que minha bola de cristal esteja errada.
18 opiniões
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gilberto jamardo (27) 04/07/2009 14h19
gilberto jamardo (27) 04/07/2009 14h19
Caro Rodrigo Marcato
Acredito que teríamos que combinar um teste do software, com os problemas dos sensores mais as condições externas. Só uma avaliação do software não diria tudo, pois acredito que o avião possa ter entrado em ressonância e se partido devido à vibração externa.
sem opinião
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licinia albuquerque (147) 04/07/2009 10h00
licinia albuquerque (147) 04/07/2009 10h00
E, as caixas pretas não foram encontradas? Quem sabe disso? Só os franceses. Improvável este achado mas, impossível? De qualquer forma, no auge da emoção da tragédia, não acredito que as Forças Armadas do Brasil divulgassem incorretamente o estado em que foram encontrados os corpos. E, quando erraram (no caso do animal marinho encontrado) eles admitiram o erro. Que interesse teria os brasileiros em noticiar de forma incorreta? A nota da FAB faz todo o sentido. Se estava tudo bem até o último contato do avião com o controle brasileiro, o avião quase que entrando em espaço que não era mais seu, era de supor que estivesse tudo certo. Alguém ligado ao acidente do Legacy/ Gol, chegou a comentar, um dia após o acidente do 447, que o "controle do espaço brasileiro não era confiável". Mas, nossa, as mensagens emitidas pelo avião chegaram a França! Há, nos últimos meses, um absurdo de aviões da Airbus apresentando problemas sendo que outro deles caiu no mar (um mês depois do 447) e, todos tem culpa, menos a Airbus? Quando falaram no "pitot" a Airbus logo tratou de informar que havia emitido nota de que todos deveriam ser trocados. É bem fácil, depois da tragédia, dizer "eu avisei". Provavelmente, se o comandante do 447 fosse brasileiro, eles já teriam sentenciado: "foi falha humana". Muito injusta a observação dos franceses com relação ao Brasil, neste caso. É uma pena que o jogo de interesses sempre se coloque acima do interesse em preservar vidas. 7 opiniões
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Michael Kock (4) 04/07/2009 01h21
Michael Kock (4) 04/07/2009 01h21
Tanta coisa que tem que ler aqui...
1) BEA esta responsavel por a investigação. Porque ? Quando o aviao cai em territorio INTERNACIONAL o responsavel e o pais do origem do aviao.
2) BEA esta OBRIGADO fazer esse relatorio preliminario depois 1 mes.
3) BEA não esta fazendo todo trabalho sozinho. NTSB (da E.E.U.A) e outros tambem tem especialistas investigando. Pode crer. TUDO mundo quer saber porque esse aviao caiu.
4) PORQUE IML não deixa os franceses ajudar com trabalho da identificação dos corpos ? Porque não entreque o relatorio com os descobertos ja feito ? Isso e muito importante para ajudar em saber como caiu o aviao. Se tem fumaça nos pulmões pode ser uma bomba etc. etc...
5) E meio tecnico, mas o controle do voo so passa para Senegal quando os pilotos entre em contato com Dakar. AF447 NÂO entrou em contato com ATLANTICO (Brasil) no ultimo ponto TASIL, e o ATC aqui no brasil sabia que Dakar não teve contato com o aviao. Por isso BEA questiona porque demorou 6 horas para Brasil acionar a alerta.
6) Ter orgulho de ser brasileiro NÂO é pensar se outro paises questiona alguma coisa é porque são "contra" Brasil. Nesse fase TUDO esta em questão. TODOS são alvos de criticos Brasil, França, Airbus, o fabricante dos tubos pitot ou seja quem for.
O importante nisso é descobrir o que aconteceu, onde falhou e corregir para não acontecer mais.
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Jacinto Paz (15) 03/07/2009 22h20
Jacinto Paz (15) 03/07/2009 22h20
Ernesto Phelps, vai voar de Airbus, então... 2 opiniões
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Wagner Mello (1) 03/07/2009 19h01
Wagner Mello (1) 03/07/2009 19h01
Entendo como muito importante os temas colocados em discussão na internet e a possibilidade de participação de leitores internautas.
Grato.
Wagner Mello
2 opiniões
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sostenes lima de alencar (13) 03/07/2009 17h39
sostenes lima de alencar (13) 03/07/2009 17h39
eu acho que a França está pisando na bola com estas declarações contra o Brasil,eles tem que assumir a culpa sobre a falha destes tubos pitot,o Brasil não tem culpa! 1 opinião
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Ernesto Phelps (40) 03/07/2009 15h35
Ernesto Phelps (40) 03/07/2009 15h35
Ao mesmo tempo que critico o pré-relatório da BEA enfatizo que os Airbus são aparelhos confiáveis. Daí todo esteb empenho em descobrir exatamente o que ocorreu para que não ocorra de novo.
Aos que não tiveram tempo de se inteirar das estatísticas, verá que Airbus é três vezes mais seguro que Boeing (que também são ótimos equipamentos mas com tecnologia que não impede o piloto de cometer erros sérios) Estudo da própria Boeing mostra a quantidade de acidentes fatais por milhão de decolagens (o que equaliza o índice para as diferentes quantidades de modelos em uso). Aqui os totais:
Boeing: 7.81 acidentes fatais por milhão de viagens
Airbus: 2.76 acidentes fatais por milhão de viagens
Fonte: Documento da Boeing, abaixo:
http://www.boeing.com/news/techissues/pdf/statsum.pdf
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Ernesto Phelps (40) 03/07/2009 15h08
Ernesto Phelps (40) 03/07/2009 15h08
Quando a gente tenta imaginar o que aconteceu, levamos em conta os dados que ouvimos e vemos.
Dos primeiros dados publicados, antes de haver censura, foi de que vários corpos estavam nus e com fraturas. As explicações foram estas: alta velocidade do ar, ejeção do avião etc.
Agora no relatório frances aparecem 30 pessoas vestidas (omitem os outros 21) e em todos os sites técnicos do mundo dizem que houve informação falsa dos brasileiros.
Portanto agora não é mais uma questão de a gente ficar aqui comentando nestes quadrinhos.
Alguém tem de vir a público e dizer se pelo menos uns corpos estavam nus ou não.
Isto tem de ser feito, porque só este dado pode alterar totalmente a versão de que o avião caiu inteiro e de barriga.
Para mim tantoi faz se caiu de um jeito ou de outro.
O que não pode é ter dúvida nesta informação.
Será que alguém, mesmo extraoficialmente, confirma que houve corpos completamente nus?
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eduardo de souza (537) 03/07/2009 13h41
eduardo de souza (537) 03/07/2009 13h41
Por essas e outras acusações dos franceses, que aqui neste fórum, foi pedido o acompanhamento de investigadores brasileiros. Certeza que querem colocar a culpa nos outros, primeiro para se livrarem da incopetência que demonstraram desde o início, segundo por proteção do lado deles. Sei que usaram mini submarinos para tentarem localizar as caixas pretas e, até agora, NADA. Porém fica uma pergunta no ar, será que localizaram outras coisas com esses submarino, tais como, NAVIOS ANTIGOS NAUFRAGADOS, muito comum naquela região. Não sabemos, não havia ninguém do Brasil acompanhado. É por essas e outras que ficam tirando "uma" dos tupiniquins, se merecemos isso, não sei, tenho minhas dúvidas. 7 opiniões
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Valeria Neves Camargo (9) 03/07/2009 13h26
Valeria Neves Camargo (9) 03/07/2009 13h26
venhamos e convenhamos.. já seria hora para acabar com esta propaganda ridicula do " ano da França no Brasil", e com propagandas do tipo " os franceses fazem tudo ficar mais bonito". Sem preconceito contra os franceses ou a França, mas um pouco de auto-estima faz bem. 5 opiniões
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Haroldo K. C. Nogueira (7) 03/07/2009 13h11
Haroldo K. C. Nogueira (7) 03/07/2009 13h11
Acho que os franceses querem imputar ao Brasil toda a sorte de problemas para se livrarem do ônus de que uma tecnologia do primeiro mundo não funcionou! Francesa! Fly-by-Wire.

Imagine se o acidente fosse com um Embraer na Europa! Iriam dizer prontamente que foi culpa da aeronave e não de coisas pequenas...

Agora vocês entende porquê o nome da tecnologia é "Fly-by-Wire"?
Substitua por "Fly-by-ONE-wire
Seria agora numa tradução livre: Voe por um fio?
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Discordo da reportagem quando afirma que o áudio contém "uma mistura de português com inglês ao mencionar "Yes, correto senhor"."
O controlador diz "Yes, go ahead, sir". Não há razão para criticar o inglês do moço, que não é pior que o de tantos outros controladores de outros países, cada um com seu sotaque. (Daqui a pouco vão dizer que a culpa foi do professor de inglês que não ensinou direito...)
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Daniel Carr De Muzio (1) 03/07/2009 12h22
Daniel Carr De Muzio (1) 03/07/2009 12h22
Não entendo como os franceses reclamam dos controladores nacionais se eles têm contato direto com a aeronave - ela enviou um monte de sinais por ocasião da queda, e ninguém desconfiou de nada?! 7 opiniões
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Alex Kawazaki (40) 03/07/2009 11h58
Alex Kawazaki (40) 03/07/2009 11h58
Esses franceses do BEA (escritório de investigações francês e análises sobre a aviação civil) deveriam se questionar sobre o festival de quedas, incêndios e problema que os Airbus têm apresentado!!!
E muito mais ainda é a demora do aviso da Airbus/Airfrance sobre as mensagens eletrônicas de pane recebidas por eles logo no momento do incidente. Também é de se estranhar a relação de propriedade do governo frances sobre a Airbus e Airfrance.
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eduardo lencina (19) 03/07/2009 10h52
eduardo lencina (19) 03/07/2009 10h52
A serie airbus de produção francesa está condenada!! É só ver acidentes aereos nos ultimos tempos... O governo francês quer tirar o dedo da seringa!
Vamos de Boing e vamos que vamos!
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