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Voo Air France 447

Um avião da companhia Air France desapareceu nesta segunda-feira do controle dos radares no litoral do Brasil, informaram fontes aeroportuárias francesas. Segundo informações, o avião viajava do Rio de Janeiro a Paris quando sumiu. O voo AF 447 decolou na noite de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, por volta das 11h local (6h de Brasília).


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Comentários dos leitores
Flavio Eggers (9) 26/06/2009 21h09
Flavio Eggers (9) 26/06/2009 21h09
Qualquer ser humano com um mínimo de bom senso deve considerar ridícula a pretensão de que as buscas por sobreviventes, ou pior, por pedaços de corpos, continuassem; isso só interessa a uns poucos familiares que ainda tem ilusão no impossível. Devemos ser pragmáticos, está mais que claro que não houve sobreviventes, e acho absurdo gastar dinheiro para achar corpos ou pedaços deles. Só vale a pena investir dinheiro, meu e de todos os contribuintes, para localizar as caixas pretas e pedaços do avião, que podem evitar que o acidente venha a se repetir. O resto é pieguice, como as próprias autoridades francesas já diziam desde o dia do acidente e só a alma pueril de brasileiros sentimentais achava possível que houvessem sobreviventes. por essas e outras esse país é o que é, poucos tem capacidade, ou vontade, de encarar os fatos usando apenas a razão, ao contrário de europeus e norte-americanos. 43 opiniões
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Rogerio Rocha (660) 26/06/2009 18h40
Rogerio Rocha (660) 26/06/2009 18h40
Sr. Manuel Duarte,
eis o que obtive:
1 - O Processador PPC7400 foi lançado no mercado em 1999, tem arquitetura de 64 bits e velocidade de 400GHz;
2 - O sistema operacional (ou operativo, como queiram) é o Integrity - 178B (O 178B é uma certificação para softwares para aeronaves) produzido pela Grenn Hills. É um sistema RTOS (Real-time operating system) e é usado por vários modelos de aviões militares e por alguns modelos de Airbus e pelo Boeing 787;
3 - A linguagem de programação C/C++ é uma linguagem com bom desempenho e com bastante recursos.
Não podemos descartar falhas dos computadores e nem dos sistemas operacionais, mas pelas informações que levantei, se o que ocorreu foi causado pela informática embarcada no avião devemos primeiro olhar a parte de programação, já que o processador é bem conhecido e conceituado, o sistema operacional é bem testado e usado e a linguagem de programação é robusta.
Creio que jamais saberemos as causas do acidente, mas se o acidente foi causado pela informática embarcada eu olharia primeiro os programas antes de olhar o hardware e o sistema operacional.
Para os mais afoitos, isto é apenas uma opinião minha e NÃO estou afirmando que a informática foi a culpada do acidente!
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Rogerio Rocha (660) 26/06/2009 14h43
Rogerio Rocha (660) 26/06/2009 14h43
Sr. Manuel Duarte,
muito obrigado pelas informações que o sr. forneceu.
Já tinha postado uma resposta em agradecimento antes mas não sei porque a moderação deste site não permitiu a sua publicação.
Até agora, o que levantei sei é que o processador PPC7400 da Motorola foi lancado em 1999 e tem um clock interno de 400Ghz.
A título de curiosidade estou fazendo pesquisas sobre os demais dados. Caso surja algo relevante eu compartilho com todos neste fórum
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Rogerio Rocha (660) 26/06/2009 14h39
Rogerio Rocha (660) 26/06/2009 14h39
Sr. Jeferson Polete,
Realmente o sr. não conhece o mercado Brasileiro.
Já colocquei aqui que não sou especialista em aviação, mas mesmo assim posso fazer uma pesquisa básica para responder ao sr.
Os jatos da EMBRAER se destinam principalmente ao mercado regional e são utilizados por companhias regonais como a Trip e a Azul. As grandes companhias aéreas Brasileiras, por motivos econômicos apenas, optam quase sempre por ter aeronaves de um só fornecedor. Como o Brasil é um país grande, muito grande, obviamente estas companhias acabam comprando todas as aeronaves ou da Boeing ou da Airbus já que o foco da EMBRAER é a aviação regional. Mas aí na Europa mesmo, a companhia KLM Cityhopper -subsidiária da KLM para vôos regionais- comprou no ano passado aeronaves da EMBRAER.
Na verdade os jatos da EMBRAER são perfeitos para operarem no vosso país, Portugal.
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eduardo de souza (537) 26/06/2009 10h20
eduardo de souza (537) 26/06/2009 10h20
Bem que podiam ser mais transparente nas informações... As condições dos corpos ajudariam em muito a compreender o que de fato aconteceu.
Outra coisa observada é que provavelmente os corpos resgatados são da parte dianteira do avião, o piloto, os comissários de bordo, etc. Resta saber qual era à posição dos passageiros nos assentos.
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jeferson polete (14) 25/06/2009 18h01
jeferson polete (14) 25/06/2009 18h01
Senhor Rogério Rocha.
Mas o Embraer 195 é uma aeronave que pode comportar 122 assentos, o que para algumas rotas Brasileiras...é excelente. Pode competir com o A318 (99 assentos), A319 (134 assentos) e o B737-600 (132 assentos)..ms nao conheço muito bem o mercado Brasileiro (na perspectiva comercial)...apenas viajo muito por todo o Brasil...e gosto muito das aeronaves da Embraer apesar de voas muito pouco.
cumprimentos
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jeferson polete (14) 25/06/2009 17h49
jeferson polete (14) 25/06/2009 17h49
Ao J. W. Cavallaro
É uma teoria que tem muito de verdade. Sabemos que as "tempestades" solares afectam em muito as comunicações no planeta...e talvez até tenham influência na inversão dos pólos magnéticos....por isso não custa nada acreditar que tenha influência nos sistemas electrónicos, de comunicação, etc....MUITO INTERESSANTE.
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Rodrigo Marcato (245) 25/06/2009 16h44
Rodrigo Marcato (245) 25/06/2009 16h44
Caro sr. Alexandre, boa tarde. Tecnicamente não vejo problemas em sua pergunta, afinal as memórias flash são conhecidas por serem realmente resistentes. Só acho um pouco difícil, pois seria muita coincidência algum aparelho estar registrando imagens e muita sorte ele ser encontrado. Infelizmente a única possibilidade é se encontrarem as caixas-pretas. Abraço. 2 opiniões
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Rodrigo Marcato (245) 25/06/2009 16h40
Rodrigo Marcato (245) 25/06/2009 16h40
Caro sr. moderador, causa-me espanto ver o comentário do sr. Erasmo Nobre a seguir: "Não sou contra os gays, mas sou contra a parada. Moro proximo aonde ocorre o evento e sempre vejo assaltos, corrupção de menores, consumo de drogas e alcool e violencia. Já morreram duas pessoas nessas paradas e a coisa tende a piorar... Os organizadores falam que a proposta da parada é a cidadania, mas fala pra eles desfilarem sem consumir alcool e drogas pra ver o que acontece. Infelizmente a realidade que ocorre nas ruas é triste e violenta, não acho seguro frequentar essa parada, vi um cara roubar um celular de uma adolescente na minha frente... sei lá, quando acontecer algo pior, como por exemplo derem tiros no meio da rua, talvez o prefeito e o governador decidam parar a barbarie". Gostaria de saber por que este post foi liberado e o meu respondendo à sra. Luciene CS não o foi, uma vez que não a ofendi. 2 opiniões
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Rodrigo Marcato (245) 25/06/2009 16h22
Rodrigo Marcato (245) 25/06/2009 16h22
Cara Luciene CS, boa tarde. Segue abaixo informação do site da Airbus, empresa em que você diz trabalhar: "Airbus today delivered the first A320 aircraft assembled at its Final Assembly Line China (FALC) in Tianjin. At a grand ceremony, the aircraft was handed over by Airbus President and CEO, Tom Enders, to the Chairman of Dragon Aviation Leasing, Li Hai. The aircraft will be leased to and operated by Sichuan Airlines". Traduzindo "hoje a Airbus entregou a primeira aeronave A320 montada em sua Linha de Montagem Final China em Tianjin. Em uma grande cerimônia, a aeronave foi entregue pelo Presidente e CEO da Airbus, Tom Enders, para o Diretor da Dragon Aviation Leasing, Li Hai. A aeronave será arrendada e operada pela Sichuan Airlines." o link é http://www.airbus.com/en/presscentre/pressreleases/pressreleases_items/09_06_23_first_a320_assembled_china_EN.html. 1 opinião
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Ernesto Phelps (40) 25/06/2009 15h59
Ernesto Phelps (40) 25/06/2009 15h59
Para quem me puder ajudar: o corpo do piloto estava inteiro? Se sim, como é que se soltou do cinto de segurança mais forte que tem os pilotos?
Estaria em pé, andando pelo avião? Meio estranho, dada a proximidade de turbulência forte.
Se o avião caiu no mar, o piloto se soltou depois?
Qual a lógica deste fato?
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Erasmo Nobre (7) 25/06/2009 13h10
Erasmo Nobre (7) 25/06/2009 13h10
Não sou contra os gays, mas sou contra a parada. Moro proximo aonde ocorre o evento e sempre vejo assaltos,
corrupção de menores, consumo de drogas e alcool e violencia. Já morreram duas pessoas nessas paradas e a coisa tende
a piorar... Os organizadores falam que a proposta da parada é a cidadania, mas fala pra eles desfilarem sem consumir alcool
e drogas pra ver o que acontece. Infelizmente a realidade que ocorre nas ruas é triste e violenta, não acho seguro frequentar
essa parada, vi um cara roubar um celular de uma adolescente na minha frente... sei lá, quando acontecer algo pior, como por exemplo derem tiros no meio da
rua, talvez o prefeito e o governador decidam parar a barbarie.
13 opiniões
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alexandre bakunin (214) 25/06/2009 12h57
alexandre bakunin (214) 25/06/2009 12h57
Caro Sr. Rodrigo,
Bem fundamentada a sua pauta. Já que não aparentemente não houve incêncio, resta a possibilidade de alguns dos note books, máquinas fotográficas ou celulares das vitimas terem registrado alguma foto ou mensagem que ficou armazanada do chip GSM. Seria possível ?
sem opinião
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Manuel Duarte (6) 25/06/2009 11h19
Manuel Duarte (6) 25/06/2009 11h19
Sr Rogério Rocha,
As suas colocações são interessantes e espero ser um pouco útil. Mas concordo consigo, essa discussão Airbus/Boeing parece uma discussão Coca-Cola/Pepsi.
Não vou esticar-me muito porque não estou no ramo da aviação comercial (embora muitas coisas nesses aviões já têm uns anos na aviação militar).
- A maioria dos sistemas de gestão de voo actuais são contruídos e desenvolvidos pela Honeywell para todas as construtoras (que me lembro) o que faz a 'guerra' airbus/boeing com menos sentido. (A Honeywell tem ainda um sistema fly-by-wire usado nos aviões da Dassault como o Falcon e o Rafale)
- O sistema operativo utilizado pela Honeywell é o integrity(178B). Não sei qual o processador usado, mas penso ser o mesmo que é utilizado nos novos blocos do F16 [Motorola PowerPC PPC7400] e nos retrofitted. A maioria dos pacotes são construídos em C/C++. Ah, as plataformas são de 64 bits.
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Rodrigo Marcato (245) 25/06/2009 11h19
Rodrigo Marcato (245) 25/06/2009 11h19
Caro Willer Amorim, bom dia. Infelizmente a sua idéia com relação às caixas-pretas é tecnicamente inviável, pois os requisitos básicos são que elas resistam aos impactos da queda, suportem exposição ao fogo, imersão em diversos fluidos tais como água do mar e combustível, entre outras. Além disso este tipo de sistema é normalmente montado na cauda do avião, justamente um pedaço, errrr, digamos, protegido. Tudo isso seria um impedimento considerável para que elas fossem feitas de material flutuante pois o volume final seria proibitivo. A necessidade de resistência a incêndio impede o uso de memória do tipo flash. E um sistema ejetável seria grande e pesado, além de sujeito a falhas como qualquer outro sistema. Abraço. 2 opiniões
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Aline Seawright (1) 24/06/2009 20h25
Aline Seawright (1) 24/06/2009 20h25
Quero dizer que agora a preocupação dos parentes das vitimas é com seus entes queridos, e que infelizmente ainda não encontraram todos. O Brasil tem se esforçado nas buscas e a cada dia deve ser mais difícil essas possibilidades se diminuem a cada hora. Vamos rezar pelas famílias e respeitar esse sentimento de vazio de cada um. Que Jesus esteja com cada um deles. 1 opinião
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Eurico Neves Jr. (142) 24/06/2009 17h28
Eurico Neves Jr. (142) 24/06/2009 17h28
Os comentários são cada vez mais insanos. Há quem associe essa tragédia ao estelionato literário do sr. Dan Brown. Há gente afirmando que a Airbus fabrica aeronaves em "bocas-de-porco" chinesas. Daqui a pouco, dirão que o avião foi derrubado pelos Incas Venusianos... será que a Sabesp colocou LSD na água e eu não estou sabendo? 50 opiniões
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eduardo de souza (537) 24/06/2009 16h49
eduardo de souza (537) 24/06/2009 16h49
Ei pessoal, quero estender um convite para voces, existem outras reportagens na folha online que podem ser comentadas, em algumas os debates são incríveis, com trocas de várias informações e lugares para serem pesquisados, VALE A PENA, participar ou pelo menos apreciar... Apareçam, desde já, sejam bem vindos. 6 opiniões
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Valentin Javier folgado (8) 24/06/2009 13h54
Valentin Javier folgado (8) 24/06/2009 13h54
Amiga Luciene, a AIRBUS monta na China o modelo A320 assim como a EMBRAER monta lá também o ERJ 145... Acredito que os padrões de qualidade devam ser mantidos... Pode ficar tranquila, não vamos ter AIRBUSes de 1,99... 14 opiniões
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Aureo Vilar (2) 24/06/2009 13h29
Aureo Vilar (2) 24/06/2009 13h29
As identificações que estão sendo feitas no IML do Recife nada tem há haver com análises de DNA.
As mesmas estão sendo feitas pelos exames das arcadas dentárias, impressões digitais, sinais característicos fornecidos pelos familiares, etc.
O fato de apenas um francês ter sido identificadpo se deve a falta de maiores informações por parte dos familiares dos estrangeiros mortos. Sem contar que alguns corpos ainda estavam com objetos que facilitaram a identificação como aneis e restos de documentos e roupas.
Os casos que só podem ser identificados por DNA serão resolvidos pelo Instituto Nacional de Criminalística, em Brasilia.
Auroe - Recife - PE.
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