Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2004 - 03h41

Construtora de Curitiba conclui edifício que gira 360º

Publicidade

MARI TORTATO
da Agência Folha, em Curitiba

Um edifício em que os apartamentos giram individualmente 360º e oferecem panorâmicas diferentes da cidade no acionar de um botão no painel de controle da unidade chama a atenção em Curitiba (PR).

Único do gênero no mundo, o prédio de 11 andares foi concluído nesta semana pela construtora Moro e levou dez anos para ficar pronto. O "Suíte Vollard" fica em um condomínio residencial classe A da região oeste da cidade.

O giro inteiro do apartamento dura uma hora e o custo da energia consumida não é elevado a ponto de provocar sustos nos futuros proprietários, segundo o diretor de marketing da construtora, João Carlos Peters.

"A concepção tecnológica é relativamente simples e se baseia no mecanismo de uma esteira de autorama."

Concepção do arquiteto Bruno di Franco, o prédio tem duas torres fixas: uma no centro, onde foi instalada a tubulação de água e esgoto e onde ficam os banheiros, a cozinha e a lareira dos apartamentos, e uma segunda, plantada numa lateral, recebeu os elevadores, a churrasqueira, a área de serviço e o hall das unidades. Na circunferência, ao comando do morador, giram os ambientes sociais e íntimos da suíte.

Cada apartamento tem 276 metros quadrados e custa US$ 300 mil (R$ 835,5 mil). Apesar de totalmente pronto e sua tecnologia testada e aprovada nos últimos dois anos, o edifício ainda não encontrou nenhum comprador.

Peters diz que o mercado imobiliário viveu uma retração nos dois últimos anos e que nenhum interessado quis pagar o preço da ousadia da construtora. "O 'Vollard' é uma obra de arte. A pessoa compra ou não compra, como uma tela de Picasso, independentemente do preço."

Segundo o diretor, a Moro está oferecendo o prédio a redes hoteleiras. Outra opção em estudo é a venda de suas unidades a empresas de grande porte para adaptação em suítes-escritórios de executivos de alto escalão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página