Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2005 - 12h50

Equipes resgatam corpo de brasileiro morto no Aconcágua

Publicidade

da Folha Online

As equipes de salvamento resgataram, no início da tarde deste domingo (9), o corpo do dentista brasileiro Eduardo Silva, 40, que morreu durante descida do pico do Aconcágua, na Argentina. Silva morreu na sexta-feira, 12 horas após chegar ao topo do Aconcágua (6.959 metros), o maior pico das Américas.

O corpo foi levado para o IML de Mendoza, onde aguarda a mulher do dentista, a jornalista Rita de Cássia Bragatto. Ela acompanhava o marido na escalada e entrou em choque durante a descida do pico. A jornalista foi resgatada no sábado (8) de helicóptero, recebeu acompanhamento médico e passa bem.

Rita teria sido encontrada com sintomas de desidratação e congelamento, informou Leopoldo León, diretor de Recursos Naturais Renováveis da Província de Mendoza, onde se ergue o Aconcágua. Acredita-se que o dentista tenha sofrido problemas cardiorrespiratórios.

O casal morador de Sorocaba (SP) alcançou o cume do Aconcágua às 23h (horário local) de quinta-feira e desceu 200 metros até a chamada Canaleta, onde parou para descansar, pois já notavam sinais de congelamento, informou o jornal "Los Andes de Mendoza".

O guia norueguês Lars Oslo, que subia a montanha com um grupo, encontrou os alpinistas brasileiros na sexta-feira, no mesmo local, e avisou por rádio os guardas-florestais e a patrulha de resgate. Os grupos de salvamento subiram para ajudar o casal, mas Eduardo Silva já apresentava complicações que o levaram à morte, supostamente por parada cardíaca, pouco antes de chegar ao acampamento "Berlim", a 6.100 metros de altura.

O casal se preparava para a escalada havia sete meses. Segundo o Consulado Brasileiro na Argentina, eles já haviam praticado alpinismo.

Em fevereiro de 1998, Mozart Catão, Othon Leonardos e Alexandre Oliveira morreram no Aconcágua depois de serem atingidos por uma avalanche, durante uma escalada.

Leia mais
  • Corpo de dentista morto no Aconcágua deve chegar ao Brasil em 2 dias
  • Mulher de brasileiro morto no Aconcágua passa bem, diz padrasto
  • Brasileira sobrevivente do Aconcágua é resgatada
  • Brasileiro morre escalando o Aconcágua, na Argentina

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o monte Aconcágua
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página