Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2005 - 00h24

Viradouro quer levar gargalhadas e teatro para o sambódromo

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

A Unidos do Viradouro foi a terceira escola a entrar no sambódromo do Rio nesta segunda noite de desfiles do Grupo Especial e promete fazer graça com um enredo sobre a história do sorriso. Desde os sátiros da Antigüidade aos grandes comediantes do cinema e da TV, a escola pretende contar a trajetória do bom humor na humanidade.

O carro abre-alas conta com a australiana Jennifer Hawkins, 21, miss universo, e com Gustavo Gianetti, 25, mister mundo. Eles representarão Adão e Eva.

A miss, que desfila pela primeira vez, diz que quer dançar e se divertir.

A atriz Juliana Paes é a madrinha da bateria. "Não tem enredo que combine mais comigo e com o Carnaval carioca que o sorriso", disse na concentração.

Para conseguir uma boa colocação, o carnavalesco da Viradouro, Mauro Quintaes, aposta em muito teatro. Dos oito carros que a escola vai trazer para a Sapucaí, sete terão encenações. A comissão de frente é organizada pela coreógrafa Deborah Colker e pelo diretor de teatro Ulisses Cruz. Sem querer estragar a surpresa, Quintaes adianta que a comissão de frente "vai provocar o riso na avenida".

"O enredo foi uma sugestão da dentista que tratava do puxador da escola", disse Quintaes. O intérprete oficial da Viradouro é Dominguinhos do Estácio. Segundo Quintaes, o enredo que poderia parecer à primeira vista com a "história da pasta de dente" tem um conteúdo amplo, que reúne desde a criação do mundo, ao circo romano e aos grandes comediantes, como Charles Chaplin e Oscarito.

O misterioso sorriso da Monalisa vai ganhar uma atenção especial na avenida. A obra mais popular de Leonardo da Vinci vai ganhar contornos surrealistas, cubistas e expressionistas. Segundo Quintaes, o objetivo é mostrar que a obra resiste a qualquer corrente de arte.

A bateria da Viradouro que já tem tradição em inovação no Carnaval carioca promete novidades. Depois da paradinha e da batidinha funk, a bateria de Mestre Ciça se dividirá em duas na avenida.

Sem se preocupar com um suposto favoritismo da bicampeã Beija-Flor, o carnavalesco diz estar confiante no desempenho da escola. "O que mantém o Carnaval vivo é o fator surpresa", disse.

Entre os famosos que irão ajudar a animar a passagem da escola, o carnavalesco destaca a presença do gari Renato Sorriso. O passista escolheu a Viradouro este ano pela adequação do tema ao apelido. A triatleta Fernanda Keller, a atriz Karina Bacchi são outras presenças do desfile.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval do Rio
  • Saiba mais sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página