Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2005 - 17h22

Missionária americana é assassinada a tiros no Pará

Publicidade

da Folha Online

A missionária católica americana Dorothy Stang, 73, foi assassinada com seis tiros neste sábado no município de Anapu (PA). Ela trabalhava havia mais de 20 anos no Estado e defendia causas ambientais e trabalhadores sem-terra.

Na última semana, a missionária teve uma reunião com o secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e denunciou que quatro pessoas da região estavam recebendo ameaças de morte. A americana também afirmou que fazendeiros e madeireiros invadiram uma área de Anapu.

Reuters
Dorothy Stang em fevereiro de 2004
A ministra Marina Silva (Meio Ambiente), que está participando da cerimônia de apoio às famílias da reserva extrativista Verde Para Sempre, no município de Porto de Moz (PA), vai acompanhar as investigações.

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que a Polícia Federal participe das investigações. Além disso, o próprio Nilmário Miranda deve viajar para a região ainda hoje.

Cidadã do Pará

Dorothy Stang recebeu em 2004 da Assembléia Legislativa do Estado o título de Cidadã do Pará. Para ela, a violência fundiária, os crimes ambientais e a grilagem de terras na região estavam fora de controle.

Em dezembro do ano passado, recebeu ainda o prêmio "José Carlos Castro" da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Estado e foi elogiada por parlamentares no Senado.

Por seu trabalho de ativista na região, Dorothy diversas vezes denunciou a jornais locais que vinha sofrendo ameaças de morte.

Índice

O Pará apresenta o maior índice de assassinatos ligados às disputas de
terra. Entre 1985 a 2001, quase 40% das 1237 mortes de trabalhadores rurais no Brasil aconteceram no Estado.

Leia mais
  • Americana foi morta por dois pistoleiros, diz secretário

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre assassinatos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página