Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 02h33

Novos empregos podem tirar de Borá título de cidade menos populosa

Publicidade

AUGUSTO ZAUPA
da Folha Online

A promessa da criação de 2.000 novos postos de emprego poderá fazer a cidade de Borá (481 km de São Paulo) perder o título de município menos povoada do Estado de São Paulo. Atualmente, o local abriga 831 moradores, segundo a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

De acordo com o prefeito da cidade, Nelson Celestino Teixeira (PSDB), 63, a Usina Ibéria, que produz açúcar e álcool e pertence ao Grupo Toledo, abrirá as vagas até o final deste ano.

"Já estamos nos adaptando a esse crescimento da população. Com o apoio da Ibéria e da CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano], vamos construir, a princípio, 150 novas casas na cidade. As casas vão abrigar trabalhadores contratados para o plantio e a colheita da cana e suas famílias", disse

Teixeira, que está à frente do governo da cidade pela quarta vez --cumpriu mandato 1983-88, 1993-96 e 2001-2004-- disse acreditar que o município tem atualmente 1.100 habitantes.

"Só trabalhando no nosso município, já temos mais de 1.000 pessoas. O que falta para nós é moradia. Os imóveis que estão disponíveis para alugar na cidade, já estão todos cheios. Mas isso isso será resolvido no futuro", completou.

A população de Borá conta com apenas uma escola, que atende 280 alunos. "Estamos construindo mais duas novas salas de aulas, que vão abrigar mais cem crianças". Na cidade também só há uma agência bancária, que pertence ao Banespa.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo, o município recebeu R$ 696.939,20 de repasse de tributos em 2004.

Leia mais
  • Bertioga tem maior aumento populacional do Estado de São Paulo
  • Pesquisa Seade aponta que SP atinge 40 milhões de habitantes

    Especial
  • Leia mais sobre a pesquisa no especial Crescimento Populacional em SP
  • Leia o que já foi publicado sobre a Fundação Seade
  • Leia o que já foi publicado sobre a cidade de Borá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página