Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 12h47

Vazamento de vapor causou acidente e morte no porta-aviões da Marinha

Publicidade

da Folha Online

O acidente na manhã de terça-feira no porta-aviões São Paulo, que ocasionou a morte do terceiro-sargento Anderson Fernandes do Nascimento e feriu dez militares, foi ocasionado pelo vazamento de vapor superaquecido na catapulta responsável pelo lançamento das aeronaves. A informação foi divulgada pela Marinha.

Guito Moreto/Folha Imagem
Porta-aviões atracado no Arsenal de Marinha do Rio
Porta-aviões atracado no Arsenal de Marinha do Rio
A embarcação fazia exercícios militares a cerca de 20 km ao sul da ilha Rasa, próximo à entrada da baía de Guanabara, no Rio, quando ocorreu o incidente. O vapor provocou queimaduras e intoxicação nas vítimas.

Os militares foram levados de helicóptero para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Méier (zona norte do Rio). Os cabos Daniel Pires de Andrade, José Roberto da Silva Bahia e Erivelton dos Santos Coelho continuam em internados em estado grave.

O cabos Edivelton Brito Santos, Douglas Ricardo da Silva Farias, Ângelo José Moraes dos Anjos, o marinheiro Felipe Machado da Rocha, o tenente Marco Aurélio Barros de Almeida e os sargentos Francisco Cícero da Silva e Jorge André de Almeida Soares também ficaram feridos.

Após o acidente, o porta-aviões regressou para o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, onde ficará atracado. O local do acidente está isolado e será submetido a uma perícia técnica, antes de serem iniciados os reparos.

Segundo a Marinha, um inquérito será aberto para investigar as causas do acidente. O relatório deverá ficar pronto em 40 dias.

A embarcação, que tem capacidade para 1.030 tripulantes e pode transportar até 37 aeronaves, é o único porta-aviões que o Brasil possui em atividade. O São Paulo foi comprado da França em 2000 e reformado.

Construído em 1963, o navio substituiu o Minas Gerais, que foi vendido em 2002 para uma empresa de eventos e navegação chinesa --o navio foi arrematado em um leilão por US$ 2 milhões.

Leia mais
  • PF prende três com mais de R$ 200 mil em notas falsas no Paraná
  • Polícia apreende arma e celulares após rebelião em unidade da Febem
  • Polícia prende suspeito de matar pai com golpes de enxada em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Marinha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página