Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2005 - 17h49

Salvador proíbe tráfego de veículos no Pelourinho a partir de sexta-feira

Publicidade

da Folha Online

A Prefeitura de Salvador irá proibir a partir de sexta-feira (8) o tráfego de veículos no Pelourinho (centro histórico). A medida foi adotada para preservar os 3.000 casarões dos séculos 16, 17 e 18 construídos no local. A região é tombada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Segundo a superintendente da SET (Superintendência de Engenharia de Tráfego da Prefeitura), Cristina Aragon, o veto aos veículos também irá valorizar o pedestre.

"É predominante a presença de turistas e baianos no centro histórico, que são obrigados a se espremer em ruas e calçadas estreitas, sempre preocupados com a passagem dos veículos", disse.

Ainda de acordo com Aragon, os fiscais da prefeitura permitirão somente a circulação de carros de emergência --ambulâncias, veículos policiais e do Corpo de Bombeiros-- e de carga, utilizados para abastecer os estabelecimentos comerciais instalados no Pelourinho.

Turismo

Os ônibus que transportam turistas para o Pelourinho também serão proibidos de entrar no centro histórico --todos deverão estacionar na praça da Sé, a menos de 500 metros do Terreiro de Jesus, onde começam as ruas de paralelepípedos.

Todos os comerciantes, guias turísticos e visitantes do Pelourinho já estão sendo orientados sobre os locais de estacionamento. Panfletos e cartazes foram distribuídos no centro histórico com as informações e um mapa dos locais de parada.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Pelourinho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página