Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2005 - 21h17

Queda de helicóptero mata equipe que vistoriava hidrelétrica e piloto

Publicidade

da Folha Online

Três profissionais que trabalhavam na vistoria da construção da hidrelétrica de Barra Grande morreram na tarde desta quarta-feira quando o helicóptero em que estavam caiu, no município de Anita Garibaldi (SC). O acidente ocorreu na região das obras. O piloto também morreu.

Uma das vítimas é o engenheiro florestal Paulo Roberto Ribeiro Arruda, consultor de Licenciamento do Setor de Energia na Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Informações iniciais dão conta de que os demais passageiros eram um engenheiro que prestava serviço à Baesa (Energética Barra Grande S.A), empresa responsável pela construção da usina, e um pesquisador da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). As identidades deles e do piloto não foram divulgadas.

De acordo com o Ibama, o helicóptero caiu após bater em um fio de alta tensão. Ainda não há informações precisas sobre as causas do acidente. Os corpos foram resgatados e levados para o IML (Instituto Médico Legal) de Lages (SC).

A equipe vistoriava o enchimento do lago e o cumprimento das condições da licença de operação que autorizava o funcionamento da hidrelétrica. Segundo o Ibama, o licenciamento determinava que a empresa inventariasse a incidência de populações de uma espécie de bromélia na área de influência indireta da usina. O prazo concedido foi de 90 dias.

Nota

Em nota oficial, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Ibama, Marcus Barros, lamentaram a morte dos profissionais.

"Nesse momento, manifestamos a nossa solidariedade aos familiares e todos os colegas do Ibama que conviveram com Paulo Arruda e sabem de sua dedicação ao trabalho e à causa do desenvolvimento sustentável."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes com helicópteros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página