Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2005 - 01h58

Reflexo de terremoto no Peru assusta brasileiros

Publicidade

KÁTIA BRASIL
da Agência Folha, em Manaus
da Folha Online

Um tremor de terra assustou moradores de Manaus, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Franz Alcântara. O que os moradores sentiram foi, provavelmente, o reflexo de um terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o noroeste do Peru na noite deste domingo.

Segundo o Instituto Geofísico do país, o terremoto foi sentido com força em Lima, Iquitos, Trujillo, Chiclayo, Chimbote, Cajamarca, Piúra, Tarapoto, Moyabamba e Bagua --todas cidades situadas no noroeste e na costa norte peruana--, e também no Equador e no norte do Brasil.

De acordo com o meteorologista Flávio de Oliveira, do Inmet, o único sismógrafo do Amazonas está instalado na região da Hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (107 km de Manaus). Ele disse que somente na manhã desta segunda-feira, quando os técnicos fizerem a leitura do equipamento, será possível saber se o abalo foi registrado.

O epicentro do sismo, ocorrido às 20h58 (22h58 de Brasília) foi registrado a 85 km ao sudoeste da cidade de Moyabamba, perto da fronteira com o Brasil, e a 115 km de profundidade. O terremoto deixou vítimas no Peru, mas ainda não há confirmação sobre o número --informações iniciais apontavam dez mortes.

Manaus

De acordo com o coronel Alcântara, moradores das zonas centro-sul, sul e oeste sentiram um tremor. Moradores de três prédios, de 20 andares, do bairro Aleixo, abandonaram os apartamentos.

"Telefonemas para os bombeiros ocorreram de todas as partes das cidades informando um tremor", disse o comandante.

Uma moradora do prédio Portal da Cidade, na zona centro-sul de Manaus, disse que estava tomando chá quando sentiu o apartamento tremer. "Meu marido estava deitado e sentiu também o prédio tremer, acordamos as crianças e descemos pelas escadas", disse Samantha Pinto.

O Corpo de Bombeiros fez uma vistoria no prédio e já liberou o edifício para ser ocupado novamente às 23h40 (horário local). Moradores de prédios situados no bairro Ponta Negra, uma das áreas nobre da cidade na zona oeste, também desocuparam seus apartamentos após sentirem o abalo.

Com Efe

Leia mais
  • Reflexo de terremoto no Peru assusta, mas não deixa danos no Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página