Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2005 - 04h43

Litoral norte de SP terá 4 milhões de turistas

Publicidade

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em São José dos Campos

Cerca de 4 milhões de pessoas devem passar pelo litoral norte de São Paulo durante a temporada de verão. A previsão é das prefeituras das quatro cidades da região.

Caraguatatuba e São Sebastião terão programação especial para atrair os turistas, apostando alto nos shows com bandas e cantores populares. A agenda de shows mais extensa é a de Caraguatatuba, que tem uma programação com 24 dias de apresentações e quase o dobro em atrações.

Os shows vão acontecer na Praça de Eventos, próximo ao centro da cidade e à beira-mar, em duas tendas gigantes, uma delas com capacidade para até 20 mil pessoas. A expectativa é receber cerca de 1,5 milhão de turistas na temporada. Caraguatatuba tem população estimada em cerca de 95 mil habitantes.

"Com as tendas, não há o risco de cancelamento de shows por causa da chuva, e levamos mais conforto para as pessoas que estão aproveitando o verão na cidade", disse o prefeito José Pereira Aguilar (PSDB).

Para realizar o Caraguá Music Festival, como está sendo chamado o evento, a prefeitura fez uma parceria com uma empresa de São Paulo, que vai bancar sozinha as atrações em troca da arrecadação da bilheteria. No local dos shows será instalado um circuito com quatro câmeras de monitoramento, para diminuir os risco de assaltos, furtos e confusões na região.

Em São Sebastião, os shows acontecerão na rua da Praia, no centro da cidade, e serão gratuitos. Segundo o prefeito Juan Pons Garcia (PPS), a agenda de shows da cidade foi preenchida com artistas que, segundo ele, ao mesmo tempo reunirão jovens e famílias, mas evitarão uma grande aglomeração de pessoas.

"Tivemos a preocupação de agendar shows que reúnam, no máximo, 10 mil pessoas. Sabemos que a concentração de um número maior de pessoas pode trazer problemas, como a questão do trânsito e também confusões." São Sebastião tem cerca de 73 mil habitantes.

Contraponto

Ubatuba e Ilhabela apostam em um caminho oposto ao das cidades vizinhas para atrair turistas. Decidiram não contar com programação especial durante a temporada de verão. Os dois municípios querem "vender" aos turistas a imagem de destinos onde pode se encontrar mais tranqüilidade numa região que fica superlotada nesta época do ano.

A natureza, praias, trilhas e cachoeiras (Ilhabela e Ubatuba têm mais de 80% de seus territórios dentro do Parque Estadual da Serra do Mar), serão os principais atrativos a serem oferecidos. "Os turistas que buscam Ilhabela (município com cerca de 25 mil habitantes) no verão querem sossego", diz o secretário do Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini Dias.

Veja a lista completa de atrações oferecidas por São Sebastião e Caraguatatuba:

São Sebastião

30 de dezembro
- Show com grupo Negritude Jr.;

31 de dezembro
- Banda Kriar (axé);
- Queima de fogos;

1º de janeiro

- Kayapó (forró);

De 6 a 22 de janeiro (datas ainda não confirmadas)

- Fundo de Quintal
- Marjorie Estiano
- Ney Matogrosso
- Gil (ex-Banda Beijo)
- Zélia Duncan
- Planta & Raiz

Os shows são gratuitos e acontecerão na rua da Praia, no centro de São Sebastião, a partir das 23h. É possível obter informações pelo telefone 0/XX/12 3892 2620.

Caraguatatuba

29 de dezembro
- Cidade Negra e Bichos da Costeira;

30 de dezembro
- Batom na Cueca e Nakaçamba;

31 de dezembro
- Banda Fórum e Mara Amaral;

1º de janeiro
- Planta & Raiz e Raízes Rasta;

2 de janeiro
- Mika 7 e Amizade Verdadeira;

3 de janeiro
- Rastapé e Canela de Ema;

4 de janeiro
- Jeito Moleque e Maneirada;

5 de janeiro
- Marcelo D2 e Tolerância Zero;

6 de janeiro
- Bokalouca e Ousadia de Viver;

7 de janeiro
- Mauricio Manieri e Banda Sofisma;

8 de janeiro
- Felipe Dylon

12 de janeiro
- Axé Blond e Mika 7;

13 de janeiro
- Tati Quebra-Barraco e Vagabundos;

15 de janeiro
- Walmir & Wilmar e Max & Capela;

19 de janeiro
- Banda K2 e Tianastacia;

20 de janeiro
- Araketu;

21 de janeiro
- Gian& Giovani e Max & Capela;

22 de janeiro
- Revelação;

25 de janeiro
- Calypso;

26 de janeiro
- Terra Samba e Ousadia de Viver;

27 de janeiro
- As Leoas do Gilberto Barros e Funk do Leão;

28 de janeiro
- Jota Quest e Banda Smuka;

29 de janeiro
- Max & Capela.

Os shows acontecem na Praça de Eventos, na avenida Doutor Arthur da Costa Filho, centro de Caraguatatuba. O ingresso, para qualquer um dos dias, custará R$ 20. Estudantes têm 50% de desconto. Informações pelo telefone 0800-7700678.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre shows no litoral
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página