Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2006 - 06h29

Beija-Flor faz desfile "molhado" sobre o poder das águas

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online
JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Uma grande explosão com luz e fumaça dá os primeiros sinais de vida da Beija-Flor de Nilópolis na Sapucaí, que entrou na avenida por volta das 6h30 desta segunda-feira.

Após falar de religião, a campeã do Carnaval carioca do ano passado volta à avenida para exaltar a água com o enredo "Poços de Caldas, derrama sobre a Terra suas águas milagrosas - Do caos inicial à explosão da vida... Água, a nave-mãe da existência".

De acordo com Fran-Sérgio, um dos carnavalescos da escola, a explosão no carro abre-alas simboliza o "Big Bang" que deu origem ao Planeta. "Logo depois do efeito, as pessoas irão se surpreender com uma peça que se transforma no Sol", diz o carnavalesco.

Quanto à cidade de Poços de Caldas, Fran conta que haverá uma referência principalmente em relação às suas águas milagrosas. "Falamos também dos primeiros seres aquáticos, da evolução e das grandes civilizações que viveram na Grécia e na Índia. E, por fim, das lendas sobre a sereia, de Yara e do rei Netuno", afirma Fran.

A coreógrafa Gislayne Cavalcanti ressalta que comissão de frente traz quatro coreografias: duas voltadas para o público, uma para os jurados e uma para o casal de mestre-sala e porta-bandeira, que vem logo atrás da comissão.

Neguinho da Beija-Flor vem puxando o samba. Para ele, a expectativa a respeito de um possível tetracampeonato da escola é grande. "Mas, quando a gente entra na avenida, liga o 'automático' e vai embora."

O carnavalesco Fran diz que pelo menos quatro carros alegóricos transportam água. Em um deles uma sereia de grandes proporções está ao lado de uma cascata de água.

Para finalizar, a Beija Flor exibe um carro futurista com a mensagem da preservação das águas. "Vamos apresentar todas estações do ano, sem a interferência do homem. Haverá diversos tipos de flores", conta o carnavalesco.

A agremiação conta com 4.200 integrantes e 50 alas.

Desfiles

A Beija-Flor encerra a primeira noite de desfiles do Grupo Especial. Antes, desfilaram Salgueiro, Rocinha, Imperatriz, Caprichosos, Vila Isabel e Grande Rio.

Na segunda-feira é a vez de Porto da Pedra, Mangueira, Viradouro, Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Império Serrano e Portela.

Leia mais
  • Imperatriz leva literatura francesa ao sambódromo
  • Rocinha polemiza ao falar de dinheiro e felicidade no Rio
  • Salgueiro leva toque futurista e show de cores em abertura do Grupo Especial

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página