Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2006 - 13h49

Exército deve divulgar amanhã balanço de operação no Rio

Publicidade

da Folha Online

O Exército e a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro devem divulgar nesta segunda-feira, em entrevista coletiva à tarde, um balanço da operação em morros e favelas para buscar dez fuzis FAL e uma pistola roubados de um quartel em São Cristóvão (zona norte) no último dia 3.

Homens do Exército e traficantes trocaram tiros na madrugada deste domingo durante um protesto na favela da Metral. Não houve feridos.

Segundo o CML (Comando Militar do Leste), o momento agora é de mobilidade e movimentação para recuperar as armas. O Exército afirmou que só concluirá a operação depois que as armas forem encontradas. "Estas armas foram adquiridas para defender a nação. Não podemos permitir que sejam retiradas e usadas contra a nação."

Mesmo sem ter conseguido cumprir o objetivo principal da operação, o Exército comemora outras apreensões. "Encontramos grande quantidade de armas, munição e drogas."

Providência

Na noite de anteontem, um garoto de 11 anos foi baleado em um tiroteio no morro da Providência (centro do Rio). Segundo a polícia, ele foi atingido no braço e está internado no hospital Souza Aguiar. O caso foi registrado na 4ª DP (Central do Brasil).

Outros tiroteios, na manhã de sexta-feira, deixaram três pessoas feridas. Um bebê com apenas 26 dias de vida foi ferido na cabeça pelos estilhaços de um disparo. Ele já obteve alta e passa bem. Os outros dois feridos, uma mulher e um homem, também já tiveram alta.

Roubo

O roubo das armas ocorreu na madrugada de sexta-feira, dia 3. Sete homens vestindo roupas camufladas e toucas ninja invadiram o ECT (Estabelecimento Central de Transportes), renderam e agrediram soldados responsáveis pela guarda e roubaram armas que estavam em armários.

Um inquérito policial militar foi instaurado após o roubo. Para realizar a operação em busca das armas, o Exército obteve mandados de busca na Justiça Militar.

No total, dez morros e favelas foram ocupados pelo Exército desde o dia 4.

Leia mais
  • Exército e criminosos trocam tiros durante protesto na favela da Metral
  • Mesmo sem encontrar fuzis, Exército julga operação "positiva"
  • Moradores da Providência tentam seguir rotina apesar dos tiroteios
  • Operação do Exército no Rio inicia fase mais "seletiva e direcionada", diz CML

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a presença do Exército no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página