Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2006 - 20h47

Exército retira 400 homens da Mangueira e Providência

Publicidade

da Folha Online

O Exército começou neste domingo a reduzir o número de soldados no Rio. Cerca de 400 homens foram retirados dos morros da Mangueira e da Providência, onde aconteceram os principais confrontos entre soldados e traficantes desde o dia 3, quando o Exército começou a procurar dez fuzis roubados.

Na madrugada deste domingo, soldados e traficantes trocaram tiros durante um protesto na favela da Metral. Não houve feridos.

A mudança na operação foi promovida a partir de ontem. De acordo com o CML (Comando Militar do Leste), o momento agora é de mobilidade e movimentação para recuperar as armas. Ontem, o tenente-coronel Munir El Mohi reafirmou que a operação só será concluída depois que as armas forem encontradas.

Mesmo sem ter conseguido cumprir o objetivo principal da operação, o Exército comemora outras apreensões. "Encontramos grande quantidade de armas, munição e drogas."

Roubo

O roubo das armas ocorreu na madrugada de sexta-feira, dia 3. Sete homens vestindo roupas camufladas e toucas ninja invadiram o ECT (Estabelecimento Central de Transportes), renderam e agrediram soldados responsáveis pela guarda e roubaram armas que estavam em armários.

Um inquérito policial militar foi instaurado após o roubo. Para realizar a operação em busca das armas, o Exército obteve mandados de busca na Justiça Militar.

No total, dez morros e favelas foram ocupados pelo Exército desde o dia 4.

Leia mais
  • Exército e criminosos trocam tiros durante protesto na favela da Metral
  • Mesmo sem encontrar fuzis, Exército julga operação 'positiva'
  • Moradores da Providência tentam seguir rotina apesar dos tiroteios
  • Operação do Exército no Rio inicia fase mais 'seletiva e direcionada', diz CML

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a presença do Exército no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página