Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2006 - 15h05

Sul e Sudeste têm mais fumantes, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

Pesquisa realizada pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que das oito cidades com maior número de fumantes, sete estão nas regiões Sul e Sudeste.

Foram entrevistadas 2.393 pessoas com 15 anos ou mais de uma amostra de 1.070 residências. A pesquisa foi feita em 15 capitais brasileiras, mais o Distrito Federal, entre 2002 e 2003. Dos entrevistados, 23,4% eram fumantes do sexo masculino, e 20,0%, do sexo feminino.

A maior incidência do uso regular de cigarros foi encontrada em Porto Alegre (25,2%) e a menor em Aracaju (12,9%). Segundo a pesquisa, as cidades menos populosas e menos industrializadas apresentaram menores índices de uso.

Em todas as cidades, a estimativa pontual do percentual de fumantes foi maior entre os homens. Enquanto nas regiões Sul e Sudeste o percentual de homens fumantes foi, em média, 30% maior do que o de mulheres fumantes, nas regiões Norte e Nordeste este percentual variou de 50% a 100%.

Sem tabaco

Profissionais da área de saúde em todo o país vão passar esta quarta-feira, Dia Mundial Sem Tabaco, a serviço de ações contra o tabagismo.

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) distribuirá folhetos sobre os efeitos nocivos do cigarro em dois pontos do Rio de Janeiro: a Central do Brasil e a rodoviária Novo Rio.

Nos folhetos há, inclusive, informações sobre o perigo de produtos que prometem ser menos nocivos à saúde, como as versões light e suave de algumas marcas de cigarro.

Leia mais
  • Profissionais da saúde dão informações anti-tabagismo em SP e no Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tabagismo


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página