Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2006 - 12h07

Prefeitura tenta concluir limpeza de casa cheia de lixo em SP

Publicidade

da Folha Online

Equipes da Subprefeitura de Pinheiros (zona oeste de São Paulo) aguardam desde o começo da manhã desta terça-feira autorização para entrar e limpar a casa da espanhola Violeta Martinez, 78, na rua João Cachoeira, no Itaim Bibi, um dos bairros mais valorizados da cidade. Todos os cômodos do imóvel estão cheios de lixo, do chão ao teto.

De acordo com a assessoria de imprensa da subprefeitura, acompanhada por um advogado, a idosa pede que as equipes de limpeza esperem pela chegada de um caminhão de mudança que irá retirar alguns de seus pertences da casa, como móveis e roupas.

LC Murauskas/FI
Idosa espanhola guardava 250t de lixo em casa em bairro nobre de São Paulo
Idosa espanhola guardava 250t de lixo em casa em bairro nobre de São Paulo
Como há a possibilidade da idosa insistir em transferir parte do lixo achado no local para outro endereço, uma equipe do 15ºDP (Itaim Bibi) foi à casa para vistoriar o que será retirado.

Na segunda-feira (10), a idosa foi indiciada por crime contra a saúde pública, contra a pessoa e porte de explosivos. Na casa foram achados frascos de pólvora.

Descoberta

O caso foi descoberto graças aos vizinhos da idosa. Eles acionaram a PM (Polícia Militar) no último domingo (9), por suspeitarem que ela havia morrido, pois um forte cheiro saía da casa. Como não havia ninguém no imóvel, a porta foi arrombada.

No local estava o entulho que Martinez colecionava havia anos como móveis velhos, latas vazias, restos de comida e bicicletas quebradas. Parte do lixo --que encheu 24 caminhões-- foi retirado na segunda-feira e levado para um aterro sanitário.

Estima-se que haja 250 toneladas de lixo dentro da casa, no total. Com os cômodos lotados de entulho, a idosa dormia em um Fiat 147 verde, que ficava estacionado na garagem da casa. Entre o lixo foram encontradas escrituras de diversos imóveis registrados em nome da idosa.

Na tarde de segunda, ela se apresentou no 15ºDP, ao lado do filho, e disse que os vizinhos estranharam seu sumiço porque ela havia ido para a casa do filho, no Guarujá (litoral de São Paulo).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre saúde pública
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página