Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2006 - 03h20

Sem imagem de acidente da Gol, TV usa gráfico de eleição; veja vídeo

Publicidade

da Folha Online

Ainda sem imagens para exibir, as emissoras de TV sofrem para editar suas notícias sobre o desaparecimento de um Boeing da companhia aérea Gol com 154 a bordo, na região da serra do Cachimbo, entre o norte do Mato Grosso e o sul do Pará.

Em transmissão ao vivo, o canal pago GloboNews chegou a se confundir, exibindo gráficos de uma pesquisa sobre a eleição enquanto a apresentadora do telejornal realizava entrevista, por telefone, sobre as dificuldades de buscas na região de floresta e a estrutura hospitalar existente perto da área do acidente.

O nome dos candidatos mostrados na tela disputam eleição na Paraíba, embora o gráfico surgisse com o título "Maranhão". O vídeo com os erros de edição já está disponível no YouTube.

Para compensar a falta de imagens, os telejornais deslocam seus repórteres para entrada ao vivo de aeroportos. O telejornal 24 horas, da Record, colocou uma repórter no aeroporto de Congonhas para ler uma nota da Gol que confirmava o desaparecimento do avião. Não seria necessário o deslocamento da repórter até lá, uma vez que a nota foi divulgada por e-mail pela assessoria da Gol, e não nos guichês da companhia. Além disso, o vôo tinha destino o Rio, e não São Paulo. O vídeo também já está disponível no YouTube.

Na rede norte-americana de CNN, a falta de imagens foi compensada pela exibição de um mapa genérico do Brasil, identificando apenas Brasília, repleto de traços dos rios da Amazônia. Nem a cidade de Manaus, de onde partiu o vôo, é identificada pela TV americana. O canal também usou a fotografia de um avião da Gol na pista do aeroporto, a mesma imagem usada pela GloboNews.

Leia mais
  • Apresentadora da CNN deixa microfone ligado e faz confissões no ar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página