Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2006 - 12h26

PM mata suspeitos de assaltar ministros do STF no Rio

Publicidade

da Folha Online

A assessoria de imprensa da PM (Polícia Militar) confirmou no final da manhã desta sexta-feira que dois suspeitos de assaltar a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie Northfleet, e o ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do Supremo, foram mortos durante confronto.

O assalto ocorreu por volta das 21h45 de quinta (7), nas proximidades da Linha Vermelha --via que liga o aeroporto Tom Jobim ao centro do Rio. Segundo testemunhas, os assaltantes usaram dois carros para bloquear a via e abordar os motoristas.
Folha Imagem
Presidente do STF, Ellen Gracie, vítima de assalto no trânsito do Rio
Presidente do STF, Ellen Gracie, vítima de assalto no trânsito do Rio


Gracie e Mendes haviam acabado de desembarcar no Rio. Os assaltantes obrigaram os ministros a descer do carro --um Zafira--, que foi levado. No veículo estavam documentos, roupas e objetos das vítimas. O carro foi localizado horas depois.

Em nota, a PM afirma que os ministros estavam com acompanhamento de escolta de segurança armada em mais dois veículos, "que não intercederam no ato da ação criminosa".

Ocupantes de ao menos outros quatro veículos também foram assaltados. Segundo três vítimas --que estavam em um mesmo veículo e procuraram a Polícia Civil--, os criminosos levaram documentos, celulares, dinheiro e relógios, entre outros objetos. Não há confirmação sobre suspeitos presos.

"Cabe à polícia investigar. É uma questão de segurança pública, direito do cidadão. É importante que essa questão seja resolvida e haja uma solução para o Brasil", disse Mendes, que participou da inauguração de um novo prédio da Justiça do Rio.

Confronto

A PM afirma que o confronto com parte dos suspeitos ocorreu logo após o assalto e que eles não respeitaram a ordem de prisão. Na reação, foram baleados.

Além do carro que era ocupado pelos ministros, outro veículo que também havia sido roubado foi recuperado. Uma pistola e um revólver que teriam sido usados na ação foram apreendidos.

A Linha Vermelha tem 17 favelas espalhadas por 22 km, por onde passam cerca de 120 mil veículos diariamente.

Leia mais
  • PF deve investigar assalto a ministros do STF no Rio
  • Explosão causa desabamento parcial de casa e deixa feridos em SP
  • Lula manda a Aeronáutica negociar com controladores
  • Polícia prende suposto integrante do PCC na Grande São Paulo
  • Paulista faz 115 anos como vitrine da maior cidade do país

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre assaltos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página