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09/12/2006 - 15h03

Aeronáutica confirma que manutenção fez vôos decolarem com maior intervalo

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da Folha Online

O intervalo entre as decolagens foi ampliado, na manhã deste sábado, devido a "procedimentos de manutenção" na central de áudio do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília. Em nota, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que, durante os trabalhos, "foram adotados procedimentos de controle do fluxo de tráfego aéreo em Brasília, no sentido de garantir a segurança da navegação aérea".

Um controlador ouvido pela reportagem afirmou que os colegas não haviam sido avisados do procedimento e que suspeitaram de uma nova falha no sistema, como ocorreu na última terça-feira (5) e provocou transtornos nos principais aeroportos do país.

A Aeronáutica afirma que os serviços estavam programados e que os operadores foram avisados. A manutenção, feita pelo técnico Umberto Cagni, enviado pela empresa italiana Sitti, ocorreu das 11h08 às 11h16 e das 11h25 às 11h32 (horário de Brasília), em "continuidade aos serviços de validação do sistema", afirma a nota.

Operadores relataram à reportagem que têm receio de uma nova pane no equipamento. Após a manutenção, o técnico atestou a que a central funciona normalmente.

Boletim divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostrou que 137 dos 575 vôos programados para ocorrer da 0h às 10h30 deste sábado sofreram atrasos de mais de uma hora. O número corresponde a 23,8%, índice menor que o registrado nos últimos dias --ontem, no mesmo período, os atrasos afetaram 28,6% dos vôos. Neste sábado, apesar da espera, não há registro de tumultos nos terminais.

Transtornos

Na última terça-feira (5), uma pane cortou a comunicação entre os controladores do Cindacta 1 e os pilotos. O equipamento que apresentou problema é italiano e passou por avaliação técnica, que apontou que não houve sabotagem, mas uma falha humana no episódio que parou os aeroportos do país.

Dois dias depois, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, admitiu que não havia técnicos capazes de solucionar rapidamente a pane no equipamento. Na ocasião, Bueno afirmou que o problema foi identificado somente seis horas depois de a pane ocorrer. "Nós não temos um analisador para ver onde ocorreu a pane. Vamos colocar um equipamento mais moderno em cerca de um mês [para substituir o que teve problemas]", disse.

Também na quinta-feira (7), durante entrevista em que anunciou um pacote de medidas para reduzir os impactos da crise aérea, o comandante chegou a admitir que o equipamento do Cindacta 1 estava "desgastado". Logo em seguida, ao ser questionado por um jornalista, voltou atrás. "Houve falha de comunicação, eu não quis dizer isso. Esse equipamento tem seis anos, tem características desgastadas mas cumpre sua finalidade com segurança", afirmou.

O Cindacta 1 é responsável pelo controle do espaço aéreo em grande parte do país. Atinge os Estados de São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Goiás, parte de Mato Grosso e parte de Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. A causa da pane não foi confirmada.

Crise

No final de outubro, quando os passageiros começaram a enfrentar constantes atrasos nos principais aeroportos do país, os problemas foram causados pela chamada operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que, de forma isolada, decidiram aumentar o espaçamento entre as decolagens. O objetivo seria garantir a segurança dos vôos, após o acidente com o Boeing da Gol, que causou a morte dos 154 ocupantes.

O setor entrou em colapso na madrugada do último dia 2 de novembro, feriado de Finados. No dia 14 do mesmo mês, véspera do feriado da Proclamação da República, grandes atrasos voltaram a ser registrados nos principais aeroportos do país. Na ocasião, os problemas seriam resultado da falta de controladores no Cindacta 1, em Brasília.

Entre os últimos dias 19 e 20 de novembro, os passageiros enfrentaram transtornos atribuídos, na ocasião, à chuva e ao efeito bola-de-neve causado pelo rompimento de um cabo de fibra ótica do Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) --que coordena o tráfego na região Sul.

Desde terça-feira (5), quando uma pane cortou a comunicação por rádio entre os controladores do Cindacta 1, em Brasília, e os pilotos, passageiros voltaram a enfrentar uma série de atrasos e cancelamentos de vôos.

Com LÍVIA MARRA, editora de Cotidiano da Folha Online

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