Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2006 - 19h04

Pilotos do Legacy são recebidos com festa nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paulo Paladino chegaram neste sábado aos Estados Unidos, após mais de dois meses retidos no Brasil. Os dois comandavam o jato executivo Legacy, que se chocou com o boeing da Gol em 29 de setembro, matando 154 pessoas. Os sete ocupantes do Legacy --entre eles outros quatro americanos e um brasileiro-- escaparam ilesos.

Lepore e Paladino foram recebidos sob aplausos por cerca de 200 pessoas, entre parentes e amigos, em um aeroporto na cidade de Ronkonkoma, no Estado de Nova York, sede da empresa proprietária do Legacy, a ExcelAire.

A filha de Lepore carregava um buquê de balões brancos, azuis e vermelhos, cores da bandeira americana. Uma outra garota segurava um cartaz dizendo que os pilotos eram "o melhor presente de Natal" que ela poderia receber.

Inquérito

Lepore e Paladino prestaram depoimento na sede da Polícia Federal em São Paulo durante mais de seis horas, na sexta-feira. Eles não responderam a nenhuma pergunta, de acordo com os advogados, porque o delegado que preside o inquérito sobre o caso, Ramón Almeida da Silva, havia se mostrado disposto a indiciar os dois pilotos ainda antes de ouvi-los.

Os norte-americanos foram indiciados pelo crime de expor ao perigo uma embarcação ou uma aeronave, na modalidade culposa (sem intenção de matar) agravada por morte. Desta forma, eles estão sujeitos à mesma pena aplicada em casos de homicídio culposo, aumentada em um terço, o que equivale a um ano e quatro meses a quatro anos de prisão.

Dias após o acidente, considerado o maior da história aeronáutica brasileira, os passaportes dos dois norte-americanos foram recolhidos pela PF, por força de uma ordem da Justiça. No começo desta semana, os advogados dos dois profissionais conseguiram reverter a decisão, e os documentos foram devolvidos nesta sexta.

Com Associated Press

Leia mais
  • Lula diz que crise nos aeroportos está sob controle
  • Congonhas registra 20 vôos atrasados; Guarulhos tem 18
  • Inspeção em equipamento amplia intervalo entre vôos no país

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o vôo 1907
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página