Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2007 - 16h51

Promotoria instaura investigação sobre acidente em obra do Metrô

Publicidade

da Folha Online

O promotor de Justiça da Cidadania Saad Mazloum abriu nesta sexta-feira um procedimento preparatório de inquérito sobre o acidente na obra da estação Pinheiros do Metrô de São Paulo, na zona oeste. Uma cratera se abriu no local. Ao menos quatro veículos caíram no buraco.

Na prática, o procedimento significa que o Ministério Público vai investigar as causas do acidente para descobrir possíveis responsáveis. "Pretendemos identificar as responsabilidades, sobretudo de agentes públicos e danos no erário do Estado", disse Mazloum. Ainda não há informações sobre vítimas.

O acidente aconteceu por volta das 15h, no canteiro de obras da estação Pinheiros, por onde passará a linha 4-Amarela. Segundo o ajudante de produção Ilderlan Barbosa Furtunato , 27, que trabalha em outro posto de escavação a cerca de 150 metros do local, o acidente pode ter sido causado pelo desabamento do concreto armado da estação, a mais de 60 metros de profundidade.

A investigação vai tramitar no âmbito do Ministério Público, mas pode gerar uma ação civil pública, dependendo das provas que forem colhidas.

Acidente

Segundo a assessoria de imprensa da Odebrecht, o acidente ocorreu durante a escavação da metade inferior da estação Pinheiros, cujo formato é o de um cilindro. Seis operários escavam a área com uma retroescavadeira, a aproximadamente 30 metros de profundidade, quando perceberam que uma das paredes estava ruindo.

Houve tempo hábil para os seis operários deixarem o local, e nenhum deles ficou ferido. De acordo com a empresa, os funcionários recebem treinamento para escapar da obra em situações deste tipo.

Por telefone, a reportagem entrou em contato com o engenheiro responsável pela obra, Fábio Gandolfo, mas ele informou que estava em reunião e não comentaria o acidente e orientou a reportagem da Folha Online a procurar a Odebrecht.

Leia mais
  • Acidente em obra do metrô em Pinheiros abre cratera e ameaça região
  • Moradora relata estrondo no momento de acidente em obra do Metrô
  • Acidente em obra do metrô interdita pista da marginal Pinheiros
  • Instalações de obras do Metrô de São Paulo desabam em Pinheiros

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desabamentos
  • Leia a cobertura completa sobre o acidente no canteiro de obras do Metrô
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página