Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2007 - 12h02

Força Nacional de Segurança é apresentada ao governador do RJ

Publicidade

da Folha Online

O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), participou na manhã desta terça-feira da cerimônia de apresentação da Força Nacional de Segurança Pública. A tropa chegou ao Estado na noite de domingo (14) e começará a atuar ainda nesta semana.

Os cerca de 500 homens da Força Nacional participarão de uma operação em 19 pontos nas divisas do Estado para conter a entrada de drogas e armas.

Nesta terça, uma reunião deverá definir os detalhes operacionais do plano de atuação da tropa, composta por policiais e bombeiros de vários Estados. A tropa vai atuar de forma integrada com as polícias Civil e Militar do Rio, com o apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal.

"Integração e cooperação entre os Estados, a União e os municípios é o caminho para vencer esta guerra", disse Cabral. A ida da tropa ao Rio --já prevista para o Pan-- foi antecipada pelos ataques criminosos ocorridos no fim do ano.

Os homens da Força Nacional desencadearão a chamada operação Divisa Integrada, que será implantada em conjunto com São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, segundo informações do governo do Rio.

Força Nacional

A Força Nacional foi criada por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro de 2004. Ela é integrada por policiais militares e bombeiros de vários Estados.

Desde que foi criada, a tropa já foi utilizada três vezes. A primeira foi em 2004, no Espírito Santo. Depois, em 2006, os policiais foram novamente convocados para o Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul.

Leia mais
  • União e governo do RJ instalam Gabinete de Gestão Integrada
  • Policiais da Força Nacional desembarcam no Rio de Janeiro
  • Erramos: Policiais da Força Nacional desembarcam no Rio de Janeiro
    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Força Nacional
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página