Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2007 - 17h08

Beija-Flor é campeã das escolas do Rio; Estácio e Império são rebaixadas

Publicidade

da Folha Online

A Beija-Flor de Nilópolis foi a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação apresentou o enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana".

Tricampeã entre 2003 e 2005, a Beija-Flor teve 399,3 pontos dos 400 possíveis -- só não levou cinco notas 10, em um total de 40 notas (clique aqui para conferir o resultado da apuração).

Marco Terranova/Efe
Escola apresentou enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana"
Escola apresentou enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana"
A escola abusou da plumagem de faisão em suas fantasias, que foi usado em seu acinzentado natural e com diversas colorações. Bambu, veludo, marfim e búzios também serviram de matéria prima para a Beija-Flor, uma das mais requintadas a passar pela Sapucaí. Predominaram o azul e o branco na avenida --cores oficiais da agremiação. A esses tons acrescentou-se muito dourado.

O enredo da escola de Nilópolis exaltou os traços africanos do Brasil. A exuberância do continente, com seus animais e florestas, foram retratados no primeiro setor da escola. A África "baiana" também teve seu espaço, na homenagem aos terreiros de candomblé.

No fim do desfile, a Beija-Flor fez uma referência ao Rio de Janeiro, principalmente aos bairros da Gamboa e Saúde, que já receberam a denominação de "pequena África".

No quesito celebridade, o destaque foi o ator Edson Celulari, que tocou repique. A escola contou com Neguinho interpretando seu samba-enredo. Ele está na Beija-Flor há 32 anos.

Rebaixadas

Jorge Saenz/AP
Beija Flor de Nilópolis foi campeã das escolas do Grupo Especial do Rio com 399,3 pontos
Beija Flor de Nilópolis foi campeã das escolas do Grupo Especial do Rio com 399,3 pontos
A apuração começou às 15h45 na Marquês de Sapucaí (centro do Rio). Estácio de Sá e Império Serrano foram rebaixadas para o Grupo de Acesso, cuja campeã deste ano, a ser conhecida ainda hoje, irá para o Especial.

Conforme o regulamento da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), neste ano, as duas últimas classificadas do Grupo Especial serão rebaixadas para o Grupo de Acesso, e a campeã do Grupo de Acesso desfilará pelo Grupo Especial no ano que vem. Portanto, em 2008, o número de escolas no Grupo Especial cairá para 12.

No ano passado, Unidos de Vila Isabel foi a campeã. O enredo foi uma homenagem à América Latina: "Soy loco por ti América - A Vila canta a latinidade". A Grande Rio ficou em segundo lugar com "Amazonas, o Eldorado é aqui" após muita polêmica durante a apuração, já que a escola de Caxias seria a campeã se não tivesse estourado o tempo permitido no regulamento em um minuto. A Beija-Flor ficou em quinto lugar.

São Paulo

Com um enredo sobre o sorriso, a Mocidade Alegre tornou-se a campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo deste ano. A escola conquistou 298,5 pontos dos 300 possíveis e obteve apenas quatro notas diferentes de dez. Esta é a sexta vez que a Mocidade Alegre vence o Carnaval de São Paulo. A última vez foi em 2004.

No Grupo de Acesso, a campeã foi a Gaviões da Fiel que, em 2008, entra para o Grupo Especial Esportivo, ao lado da Mancha Verde.

Leia mais
  • Confira o resultado e os desfiles das escolas do Rio de Janeiro
  • Confira o samba-enredo da campeã do Carnaval do Rio Beija-Flor
  • Moda agora na Sapucaí é colocar roupa nas musas
  • Em meio a polêmica, Mangueira acusa Beth Carvalho de ausência
  • PM prende suspeitos de planejar matar rapaz em festa de Carnaval
  • Boneca com seios expostos causa polêmica em Olinda

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página