Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 13h17

Esquema para chegada de Bush interdita ruas na zona sul de SP

Publicidade

da Folha de S.Paulo
da Folha Online

O forte esquema de segurança armado em São Paulo para receber a comitiva do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, interdita parcialmente seis ruas da zona sul que ficam próximas ao hotel onde ele ficará hospedado, o Hilton Morumbi, nesta quinta-feira.

Divulgação
Presidente dos EUA, George Bush, chega hoje a SP sob forte esquema de segurança
Presidente dos EUA, George Bush, chega hoje a SP sob forte esquema de segurança
Com apoio do Exército, agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) proíbem o estacionamento nos arredores do prédio e restringem o tráfego nas ruas James Joule, Leon Foucault e Arizona a apenas uma faixa. A rua John Baird, sem saída, é a única totalmente interditada. Nas ruas Edward Weston e na Heinrich Hertz, o tráfego está liberado, mas o monitoramento é constante.

Por volta das 13h, havia trânsito lento apenas nas ruas James Joule e Leon Foucault, devido à gravação de um quadro do programa humorístico "Pânico na TV!", da RedeTV.

A reportagem da Folha apurou que os agentes da CET começaram a impedir carros de estacionar nos arredores do hotel ainda durante a madrugada, com o objetivo de evitar o posicionamento de carros-bomba.

Devido às restrições, dois estacionamentos --que costumam ter movimento tranqüilo-- estão lotados.

No total, o esquema de segurança feito para Bush deve reunir 4.000 homens entre policiais civis, militares, federais e rodoviários, bombeiros, guardas civis metropolitanos e soldados do Exército. Só a PM (Polícia Militar) irá disponibilizar 1.000 homens, 300 veículos --entre carros, motos e veículos pesados--, além de 24 cavalos.

O esquema, além de alterar o trânsito da cidade, irá restringir o espaço aéreo. O avião oficial norte-americano ficará protegido por um "balão imaginário" de 30 km de raio e o hotel, por um "balão" de 5 km de raio.

Manifestação

O trânsito de São Paulo deve começar a sofrer os efeitos da passagem de Bush pela cidade ainda à tarde, devido a uma manifestação.

O grupo pretende sair às 15h da praça Oswaldo Cruz e seguir em passeata pela avenida Paulista até o vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), onde ocorrerá um ato público. A expectativa da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais) é mobilizar 20 mil pessoas.

Interdições

Bush desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo) por volta das 18h e terá a escolta de pelo menos 300 policiais que fazem sua segurança pessoal. O trajeto até o hotel, no Morumbi (zona oeste), deve ser feito de carro.

O trânsito nas ruas e avenidas onde a comitiva presidencial passar será interditado, assim como já é feito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um esquema de tráfego foi montado, mas não divulgado.

O Comando Militar do Sudeste decidiu fechar de uma a três faixas das avenidas pelas quais a comitiva de Bush irá passar até uma hora e meia antes da passagem do comboio.

Editoria de Arte/Folha


Com MARCELO TOLEDO, da Folha Ribeirão

Leia mais
  • Visita de Bush deve agravar trânsito; passeata ocorre na Paulista
  • Prefeitura maquia ruas e avenidas para Bush passar
  • Passagem de Bush por SP muda rotina da cidade
  • Visita de Bush ao Brasil restringe espaço aéreo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bush ao Brasil
  • Enquete: O encontro entre Lula e Bush pode alavancar a produção do álcool brasileiro?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página