Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 18h56

Manifestantes protestam no país contra Bush; cinco ficam feridos em SP

Publicidade

da Folha Online

Manifestações realizadas em todo o país nesta quinta-feira antecedem a chegada do presidente norte-americano George W. Bush ao Brasil. Ele desembarca hoje à noite no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. (Ao vivo: confira em tempo real a movimentação envolvendo a chegada de Bush)

Leonardo Wen/Folha Imagem
Manifestantes protestam contra Bush na Paulista; protesto acaba em confronto com PM
Manifestantes protestam contra Bush na Paulista; protesto acaba em confronto com PM
Na avenida Paulista, região central da cidade, um confronto entre manifestantes e policiais deixou cinco feridos --três manifestantes, uma tenente da Polícia Militar e um fotógrafo.

Durante a manifestação, a Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes que entraram em confronto com PMs. Os manifestantes responderam com pedras e paus.

Jorge Araújo/Folha Imagem
Manifestantes protestam contra Bush na Paulista; protesto acaba em confronto com PM
Manifestantes protestam contra Bush na Paulista; protesto acaba em confronto com PM
O grupo protesta desde as 16h pelos direitos das mulheres e contra a presença do presidente George W. Bush no Brasil. Ele chega a São Paulo na noite de hoje.

O gás das bombas da PM atingiu, além dos manifestantes que enfrentaram a PM, idosos e crianças que passavam pelo local além de pessoas que participavam do protesto pacificamente. Segundo a PM, 6.000 pessoas estavam no local. A organização do evento já fala em 20 mil pessoas.

O trânsito na região também foi afetado pelo protesto. Os manifestantes invadiram a pista sentido Paraíso da avenida. Inicialmente, o protesto estava previsto para ocupar duas faixas da avenida, mas o grupo invadiu todas as faixas no sentido Consolação.

Pelo país

Leonardo Wen/Folha Imagem
Policiais tentam reprimir protesto
Policiais tentam reprimir protesto
Também houve protestos em outra partes do país. Em Goiânia (Goiás), cerca de 800 manifestantes ligados à Via Campesina e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em lojas do Wal-Mart e do McDonald's em Goiânia hoje pela manhã.

Na lanchonete, o grupo atirou tomates. Em passeata, foi enforcado e queimado um boneco representando o presidente dos Estados Unidos.

Em frente ao hipermercado, os manifestantes protestaram também contra alimentos transgênicos e o uso de agrotóxicos em lavouras. A loja foi alvo, segundo um dos líderes do protesto, por ser um dos símbolos da economia americana.

Em Porto Alegre (RS), cerca de 1.300 pessoas do Citibank protestam contra a chegada do presidente norte-americano. Também há marchas e protestos em Pernambuco, Bahia, Amazonas e outras partes do país.

Bush chega hoje a São Paulo sob forte esquema de segurança que mudará a rotina da cidade. Uma operação especial com tropas do Exército e das polícias civil, militar e federal foi montada para recepcionar o presidente dos EUA em sua primeira visita oficial à capital paulista.

A previsão é que 4.000 homens participem da segurança, entre bombeiros, guardas civis metropolitanos, policiais rodoviários e soldados do Exército.

Leia mais
  • Exército usará "mísseis portáteis" na segurança do presidente Bush
  • Manifestação ocupa Paulista e prejudica trânsito
  • Caminhões do Exército fecham ruas próximas a hotel em que Bush ficará
  • Bush e Lula devem discutir acordo de cooperação sobre biocombustível
  • Segurança de Bush envolve vigilância e acompanhamento de troca de lençóis

    Especial
  • Ao vivo: confira em tempo real a movimentação envolvendo a chegada de Bush
  • Leia cobertura completa sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página