Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2007 - 22h13

Paraná registra primeira morte por dengue hemorrágica no ano

Publicidade

JOSÉ MASCHIO
da Agência Folha, em Londrina

A Secretaria Municipal da Saúde de Londrina (PR) confirmou nesta quinta-feira a primeira morte por dengue hemorrágica neste ano no Estado.

Uma mulher que morreu no último dia 19 na cidade teve sorologia de dengue hemorrágica confirmada pelo Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Para a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Simone Guarani Narciso, a confirmação da morte por dengue aumentou a necessidade de um trabalho conjunto entre os municípios para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A mulher que morreu, Maria Isabel Gil dos Reis, 58, já teria chegado a Londrina com dengue. O serviço de Epidemiologia tenta agora descobrir se ela contraiu a doença em Maringá (428 km de Curitiba), onde morava, ou em Paranavaí (508 km da capital), município onde esteve no período de incubação da doença.

"Mais importante que saber onde foi contraída a doença é evitar novos casos. Isso só vamos conseguir com o envolvimento de órgãos públicos e da sociedade em geral", diz.

O último caso de morte por dengue hemorrágica em Londrina havia ocorrido em 2003.

Desde o início do ano, o município já registrou 931 notificações de dengue, com 125 casos confirmados. O estado de alerta contra a dengue atinge, além do norte do Paraná, municípios como Foz do Iguaçu, no oeste, onde uma epidemia de dengue gástrica atinge Ciudad del Este (Paraguai), separada de Foz pelo rio Paraná.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dengue hemorrágica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página