Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2007 - 16h33

Número de pessoas mortas por guerra do tráfico no Rio chega a 13

Publicidade

da Folha Online

Chega a 13 o número de pessoas mortas nos intensos tiroteios ocorridos na manhã desta terça-feira no morro da Mineira, no centro do Rio, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Grande parte chegou morta ao hospital municipal Souza Aguiar, a bordo do carro blindado da PM (Polícia Militar) chamado de Caveirão. Nove suspeitos estão presos.

Inicialmente, a secretaria havia informado que o número de mortos era 14. Logo depois, no entanto, recuou e afirmou que uma das vítimas havia sido contabilizada duas vezes.

Ricardo Moraes/AP
Policiais participam de operação no morro <br>da Mineira, centro do Rio; 13 morreram
Policiais participam de operação no morro
da Mineira, centro do Rio; 13 morreram
Em nota, a secretaria informou que permanecem internados no Souza Aguiar dois homens baleados --um de 37 anos que passa por cirurgia e um de 24 atingido nas costas-- e cinco pessoas com ferimentos leves.

Não há informações sobre as circunstâncias em que as mortes ocorreram. No começo da manhã, os tiroteios envolveram apenas os traficantes e, horas depois, passaram a envolver também os PMs enviados ao local para pôr fim aos confrontos.

O morro da Mineira tem sido palco de confrontos entre traficantes das facções criminosas CV (Comando Vermelho) e ADA (Amigos dos Amigos) com freqüência, desde o começo deste ano. O local, que era dominado pelo CV, foi invadido por quadrilhas da ADA. Os traficantes do CV, agora, tentam retomar o controle da região.

Durante a operação no morro da Mineira, a PM realizou buscas no cemitério do Catumbi, onde alguns criminosos se escondiam, suspendendo os serviços funerários. No total, foram apreendidos três fuzis, cinco pistolas e porções de drogas.

Túnel

O tiroteio entre os traficantes começou às 7h e chegou a interditar a faixa sentido Catumbi do túnel Santa Bárbara. Naquele momento, um engavetamento aconteceu na pista contrária e envolveu quatro ônibus, um caminhão e três carros. Catorze pessoas ficaram feridas. Destas, nove continuavam internadas, às 16h.

Com o bloqueio total do túnel, diversos pontos de congestionamento se formaram na região. Sem alternativa, muitos motoristas que ficaram presos no trânsito lento abandonaram seus carros por medo dos disparos.

Um rapaz de 22 anos que estava em um ônibus sobre o elevado 31 de Março, perto do cemitério do Catumbi, foi atingido por uma bala perdida. Ele foi encaminhado ao Hospital Central da PM e, conforme informações da corporação, às 16h, tinha um quadro estável e permanecia em observação no setor de pronto-atendimento.

Por volta das 10h, após a chegada da PM, um novo tiroteio ocorreu e levou pânico aos motoristas. A PM permanece na região.

Leia mais
  • Comandante do Exército defende controle federal sobre atuação no Rio
  • Tiroteio em morro fecha túnel no Rio; bala perdida fere homem
  • Tiroteio com PMs deixa cinco homens e um adolescente mortos no Rio
  • Cabral quer que Exército patrulhe rodovias no Grande Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tiroteios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página