Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2001 - 16h27

Petrobras instala barreira para coleta de óleo perto de plataforma

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
enviada da Folha Online a Macaé (RJ)

A Petrobras informou, em nota oficial divulgada nesta tarde, que instalou próximo à plataforma P-36 dois conjuntos de barreiras oceânicas com apoio de rebocadores equipados para coleta e armazenamento de óleo, com capacidade de recolher todo o óleo existente na plataforma.

No entanto, a empresa afirma que não há indicação de que danos ambientais possam ocorrer decorrentes de vazamento de óleo.

A nota informa ainda que a P-36 da bacia de Campos manteve a inclinação de 24 graus, mas continua a afundar lentamente.

Segundo a nota, mergulhadores estão fazendo inspeção submarina para verificar a situação da estrutura da plataforma, abaixo da linha d'água. Caso as condições sejam consideradas favoráveis, os técnicos embarcarão na plataforma para fazer buscas aos nove desaparecidos e avaliar as condições da parte que está afundada.

A nota diz que também estão envolvidas em várias atividades 12 embarcações na área da plataforma, e que aeronaves estão disponíveis para o controle da situação.

A Petrobras informou ainda que os familiares dos trabalhadores que não moram em Macaé já foram contactados pela empresa em diversos locais do país como em Salvador, Aracaju, Santos, São Mateus (Espírito Santo), Campos e Rio.]

A nota diz que as pessoas que desembarcaram da P-36 já retornaram para suas casas e passaram antes por avaliações clínicas e psicológicas, e que receberam transporte e vestuário da empresa.

Segundo a Petrobras, o estado do operador Sergio Santos Barbosa, que teve 98% do corpo queimado no acidente, é estável, mas em condições criticas. Ele está internado no Hospital da Força Aérea do Galeão, Rio.

Leia especial sobre as explosões na plataforma da Petrobras
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página