Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2001 - 17h54

Vazamento da P-36 pode chegar à costa, diz Ibama

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

O coordenador geral do Ibama do Rio de Janeiro, Carlos Henrique Abreu Mendes, disse que há a possibilidade de o óleo cru que está nos dutos da P-36 ser levado ao litoral.

Ele explicou que nesta época do ano ocorre o fenômeno da "ressurgência", que são correntes marítimas profundas que levam o que está dentro do mar para a costa.

Ele disse que ainda é muito cedo para falar sobre multas, mas que a empresa deverá ser punida. "Essa cautela é recomendável. Claro que deve haver alguma punição à Petrobras, uma vez que está havendo vazamento de óleo no mar", disse.

Já o secretário Estadual de Meio Ambiente do Rio, André Correia, disse que a possibilidade de o óleo chegar à praia é muito remota.

"Para que isso aconteça, seriam necessários cerca de nove dias para o óleo chegar ao continente", explicou acrescentando que este prazo é suficiente para a Petrobras conter o vazamento.

Além disso, como fator positivo, ele disse que o tempo quente favorece a evaporação do óleo diesel. Segundo a Petrobras, vazariam no máximo 1,2 milhão de óleo diesel da P-36.

Leia especial sobre as explosões na plataforma da Petrobras






 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página