Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2007 - 13h38

Pilotos do Legacy desligaram o transponder, diz Aeronáutica

Publicidade

da Folha Online

A comissão de inquérito da Aeronáutica concluiu que os pilotos americanos Joe Lepore e Jan Paladino desligaram involuntariamente o transponder do jato Legacy que se chocou com o Boeing da Gol em setembro do ano passado, informa Eliane Cantanhêde, em reportagem (íntegra só para assinantes) publicada nesta terça-feira pela Folha.

Os pilotos teriam confundido o transponder com o rádio --ambos ficam na mesma "caixa" do painel de controle. De acordo com a reportagem, o erro pode explicar por que o transponder estava inoperante e o rádio não funcionava corretamente no momento em que as duas aeronaves bateram no ar. Todos os ocupantes do vôo 1907 da Gol morreram. O Legacy, da empresa americana ExcelAire, conseguiu pousar, e os ocupantes não ficaram feridos.

De acordo com as investigações, os pilotos não teriam conseguido contato com o controle em terra porque, além da freqüência de rádio errada, o transponder desligou depois de duas tentativas de inserção de códigos não reconhecidos. O equipamento aciona o TCAS (Traffic Allert and Collision Avoidance System, ou sistema anticolisão) e evita acidentes com alertas visuais e sonoros aos pilotos.

Os resultados da comissão que investiga as causas do acidente --o maior da aviação brasileira-- apontam que os americanos não estariam preparados para pilotar o Legacy, que havia saído da fábrica da Embraer em São José dos Campos (SP) e fazia sua primeira viagem. A expectativa é de que o anúncio oficial sobre as causas do acidente ocorra em setembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página