Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2001 - 22h31

Encerrada a greve, Metrô de São Paulo volta a circular

Publicidade

LÍVIA MARRA
da Folha Online

Encerrada a greve, o Metrô de São Paulo voltou a circular na noite desta terça-feira. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano, os metroviários voltaram ao trabalho às 21h30. A circulação dos trens foi normalizada por volta das 22h. O movimento é tranquilo nas estações.

A greve dos metroviários havia sido iniciada à 0h de segunda-feira, prejudicando cerca de 2,5 milhões de pessoas por dia. O fim da paralisação foi decidido em assembléia, na noite desta terça.

A categoria aceitou a proposta encaminhada à tarde pela direção do Metrô. A Companhia propôs aos metroviários um reajuste de 7%, a manutenção do adicional noturno de 50%, a redução da hora-extra aos níveis da lei (de 100% para 50%) e uma gratificação por tempo de serviço para os contratados até 30 de abril.

Após o fim da greve, o governo estadual anunciou que vai aumentar a tarifa do Metrô em, no mínimo, 5%. O anúncio da nova tarifa deverá ser divulgado até a próxima semana. No entanto, ainda não há data para a entrada em vigor do aumento, segundo a assessoria de imprensa do Metrô.

Nesta segunda-feira, a paralisação foi julgada abusiva pela Justiça. A determinação era para que os metroviários voltassem ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A determinação foi descumprida pela categoria, que decidiu permanecer de braços cruzados nesta terça.

O Metrô ameaçou descontar os dias parados e demitir os líderes do movimento.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página