Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2007 - 18h30

Leia íntegra de bate-papo com Evandro Spinelli sobre a queda do Learjet

Publicidade

da Folha Online

O jornalista Evandro Spinelli, 35, repórter do caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo, participou nesta quinta-feira (8) de bate-papo sobre o acidente com um Learjet, que caiu no último domingo em São Paulo e deixou 8 mortos. Participaram do chat 799 pessoas.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:03:26) Evandro Spinelli: Boa tarde a todos. Estou a disposição.

(05:03:32) lóra: oi quero saber o porq da queda do avião já q os pilotos eram profissinais

(05:04:25) Evandro Spinelli: lóra, os pilotos sempre são profissionais. E o treinamento deles é muito rigoroso. Acidente é isso mesmo, acidente. Precisamos saber agora o que causou.

(05:04:31) florzinha: o que voce acha que aconteceu com o avião, para cair?

(05:05:49) Evandro Spinelli: florzinha, ouço várias vezes ao dia, na apuração das reportagens sobre o assunto, que um acidente nunca tem uma única causa. São vários fatores. Pode ser uma falha mecânica, uma falha eletrônica, uma falha humana ou fatores externos, como a questão do combustível adulterado, como publicamos hoje na Folha.

(05:05:52) KB-Lo: Evandro boa tarde, gostaria de saber porque todo exame de caixa preta leva tanto tempo pra sair o resultado??

(05:06:51) Evandro Spinelli: KB-Lo, é demorado mesmo. É um trabalho muito técnico, minucioso, feito em poucos laboratórios do mundo. No caso do Learjet, a caixa-preta vai para os EUA.

(05:07:27) KB-Lo: Evandro, porque a maioria dos exames de caixa-preta são realizados nos EUA?

(05:08:44) Evandro Spinelli: KB-Lo, o NTSB é o laboratório com melhor tecnologia em todo o mundo para esse tipo de análise. A caixa-preta do Learjet, assim como a caixa-preta do Airbus da TAM que caiu em julho, está muito avariada. Os laboratórios brasileiros só conseguem analisar caixas-pretas que estejam em bom estado.

(05:08:46) teca: Evandro, Boa Tarde. Você não acha que a aviação nacional está sendo tratada com descaso??? Quando vi a notícia sobre a BRA essa semana levei um susto! Viajei para Barilloche em julho, meu vôo já tinha atrasado 7 horas...

(05:11:02) Evandro Spinelli: teca, não sei se é descaso. Uma das funções da imprensa é fiscalizar os poderes constituídos e os serviços públicos, como é o caso da aviação civil. E temos visto muitos problemas com poucas soluções. A saída para isso é continuarmos fiscalizando e cobrando de quem detém o poder.

(05:11:10) Claudinha SP: Essa falha humana como o Sr acabou de citar, acaba prejudicando outros humanos em terra, o q o Sr acha disso? Uma fatalidade ou coisa do destino?

(05:13:43) Evandro Spinelli: Claudinha SP, o que eu falei é que falha humana é sempre uma causa possível, investigada em todos os acidentes. Pode acontecer falha humana na direção de um carro, um motorista que dirija embriagado, por exemplo e também prejudica outras pessoas. Ninguém quer provocar acidente deliberadamente. Mas acontece, pode ser por treinamento falho, por negligência ou outro motivo. Mas é bom lembrar que falha humana, no caso do Learjet, não é a principal causa a ser investigada. Fala-se muito mais em falha mecânica.

(05:13:56) Cesar: Evandro, se não me engano o Learjet foi fabricado em 81, máquinas que trabalham no limite das suas capacidades física não deveriam ter uma vida útil menor?

(05:15:54) Evandro Spinelli: Cesar, aviões passam por um rigorosíssimo controle de qualidade. Há checagem de diversos itens em todos os vôos, a cada quatro ou seis meses (o tempo varia de acordo com o avião) ele pára para manutenção e as peças têm de ser trocadas periodicamente porque têm vida útil.

(05:15:59) Gata_Surfistinha: porque a pouco tempo atras aconteceu aquele tragico acidente com o aviao da TAM...e o que foi feito pra mudar???

(05:18:23) Evandro Spinelli: Gata_Surfistinha, pior que isso. Em setembro do ano passado teve o choque do Boeing da Gol com o Legacy. O que foi feito para mudar desde então? Muito pouco. Uma coisa foi a restrição a vôos em Congonhas. E o Learjet da Reali não pousou em Congonhas por causa dessas restrições. Se fosse em maio, por exemplo, o avião provavelmente teria ido para Congonhas.

(05:18:39) Luisão Pereira: Evandro, você falou em combustível adulterado: acontecer isso com combustível de aviação já não é demais da conta? Como é possível que se adultere até esse tipo de combustível?!!?

(05:20:50) Evandro Spinelli: Luisão Pereira, é demais mesmo. É sempre uma possibilidade, investigada em todos os acidentes. Porém, o mais comum não é essa adulteração que a gente vê todos os dias nos postos da cidade. O que acontece mais é uma adulteração involuntária, causada pela formação de água ou de algas dentro do tanque de combustível do avião. Essa água (ou alga) acaba contaminando o combustível e pode parar o motor. O banco de dados da Flight Safety Foundation já registrou 15 acidentes em todo o mundo por causa desse tipo de problema.

(05:21:02) Gata_Surfistinha: E a pista de Congonhas que ia ser aumentada??? Até entao nao vimos nenhuma mudança em relação a isso

(05:22:13) Evandro Spinelli: Gata_Surfistinha, primeiro falaram em aumentar a pista de Congonhas. Depois, diminuíram, para fazer uma espécie de área de escape. Ainda há projeto, não para aumentar a pista, mas para fazer uma área de escape de verdade. Só que ainda é só um projeto mesmo. Pode ser que saia. Ou não. O que nós podemos fazer é cobrar sempre.

(05:22:15) KB-Lo: Evandro, qual a explicação para aqueles incidentes de semana passada, quando tres helicopteros cairam em menos de tres horas em um mesmo país??

(05:23:37) Evandro Spinelli: KB-Lo, os técnicos que estão investigando esses acidentes têm dito que foi uma corrente de ar incomum. É a hipótese mais provável até agora. Mas pode ter sido uma tenebrosa coincidência mesmo.

(05:23:39) rUY: Se existe a possibilidade de adulteração do combustível, porque as autoridadades não tomam providencias mais enérgicas?Em postos de combutíveis para autos é comum, aqui no Pará ninguém nunca é punido.Você não acha que poderia tb ser manutenção inadequada das aeronaves?

(05:25:50) Evandro Spinelli: rUY, não posso falar pelas autoridades, mas você pode medir pela situação da adulteração de combustíveis para os carros de passeio. Sobre a manutenção inadequada, essa é uma possibilidade sim. Muito embora a ABC Táxi Aéreo, empresa que fez a última manutenção do Learjet, seja considerada uma das melhores do país.

(05:25:55) jrt: é normal o treinamento de pilotos quando terminam um voo e vão fazer um traslado, é possível quem um dos dois estivessem em treinamento e o outro simulou um monomotor na decolagem?

(05:27:25) Evandro Spinelli: jrt, possível é. Mas é improvável que tenham feito isso justamente no Campo de Marte, local de pista curta e cheia de helicópteros. Além do mais, aquele avião tinha horário para chegar no Rio.

(05:27:52) Otávio: nosso controle de tráfego ainda está em colápso?

(05:28:52) Evandro Spinelli: Otávio, em colapso eu acho que não mais, mas ainda há sérios problemas. Os controladores relatam as condições de trabalho deles e parecem ser as piores possíveis.

(05:29:03) KB-Lo: Naquele acidente envolvendo o jato legacy com o avião da gol, a justiça não deixou a desejar com relação aos pilotos do legacy (norte-americanos)??

(05:30:34) Evandro Spinelli: KB-Lo, não sou especialista em Judiciário, mas me parece que foi feito o possível. Eles são norte-americanos e acredito que a Justiça brasileira não poderia fazer muito mais. Mas é só um palpite.

(05:30:43) felipe paiva: Evandro, boa tarde. O sr. acha em que local pode ser construído um aeroporto em São Paulo?

(05:33:25) Evandro Spinelli: felipe paiva, o aeroporto de Cumbica tem área de 13,8 milhões de metros quadrados. Onde tem área desse tamanho disponível, em terreno plano, fora das rotas dos outros aeroportos da região metropolitana? Acho que, se uma área dessas for localizada, precisa reservar na hora.

(05:33:31) victor: o fechamento das portas pela BRA pode complicar ainda mais a situação aérea no Brasil, com a volta dos velhos transtornos nos aeroportos?

(05:35:14) Evandro Spinelli: victor, acho que vai complicar sim, mas não acho que os transtornos voltarão. Vai ficar mais difícil conseguir passagem para o destino e o horário que te interessar, sem contar que os preços podem subir por causa da velha teoria da oferta e demanda.

(05:35:32) JUNIOR: caro evandro, a repercussão de mais um acidente no país pode restringir a atuação de empresas internacionais, já que elas podem alegar falta de segurança e inviabilidade técnica para se sobrevoar o país?

(05:37:28) Evandro Spinelli: JUNIOR, não acredito nisso. O acidente da Gol no ano passado sim, prejudicou a imagem do Brasil no exterior. Agora, o acidente do Learjet da Reali não teve relação direta com o controle do espaço aéreo ou com a gestão do sistema pelas autoridades brasileiras. Acidentes aeronáuticos acontecem todos os dias em todos os pontos do mundo.

(05:37:30) falaserio: se o trafego aéreo brasileiro é tão ruim assim, por que ainda tanta gente procura esse maio de transporte?

(05:38:46) Evandro Spinelli: falaserio, qual outro sistema de transporte você conhece que te leva de São Paulo ao Rio em uma hora e pouco, ou de Belo Horizonte a Recife em quatro ou cinco horas? Se tivesse um trem-bala, como se fala da ligação SP-RJ, haveria opção.

(05:39:00) jrt: a tam,a uns 20 anos atrás, e operava só com f27 e bandeirantes da embraer, tinha dois apelidos, taxi aereo maldido e transporte aereo da morte, por causa se sua manutenção que não existia, parece que hoje mudou pouco, o que você acha das manutenções e pressões que os aeronautas sofrem para a máquina voar 24h por dia?

(05:41:09) Evandro Spinelli: jrt, há pressão em todos os setores, não apenas na avição civil brasileira. O que precisa é que as nossas regras sejam muito rígidas (estou falando em regras de manutenção de aeronaves, de carga horário de tripulantes, etc.) e que elas sejam devidamente fiscalizadas e cumpridas.

(05:41:31) Amanda: Boa tarde Spinelli. Tenho acompanhado a crise aérea e os não raros acidentes que envolvem aeronaves no nosso país. Além da Folha, assino a VEJA e acompanho os abacaxis que Jobim vem enfrentando, além da substituição de um incopetente na Anac, o atraso de vôos por controladores insatisfeitos, a falta de inspeções para a detecção de explosivos na bagagem de quem vai para a Europa ou os EUA. Gostaria de saber a sua opinião, como competente e respeitável jornalista que é, sobre esta crise o os acidentes aéreos, se existe alguma conexão, e como você aconselharia Jobem a "sair desta saia curta".

(05:43:22) Lorenzzo: Evandro, boa tarde! Você acha que a "guerra" de preços de passagens entre as empresas aéreas podem ter comprometido a saúde financeira de algumas delas?

(05:43:57) Evandro Spinelli: Amanda, nos bastidores políticos se diz que o Jobim quer ser candidato a presidente. E, convenhamos, se ele resolver a crise terá cacife para tentar bancar uma candidatura. Porém, veja que acidentes relacionados com a chamada crise aérea tivemos o da Gol e, parcialmente, o da Tam.

(05:46:04) Evandro Spinelli: Lorenzzo, não tenho elementos para dizer que isso efetivamente aconteceu, mas, sim, é possível que tenha afetado a saúde financeira de alguma empresa. Porém, há o outro lado dessa moeda: os aviões mal param no chão, voam praticamente 24 horas por dia lotados. Se o preço é baixo, há a compensação.

(05:46:13) gustavo: evandro, boa tarde, sou amigo pessoa do comandante do learjet e gostaria de saber de voce qual a limitação da imprensa nesses casos, pergunto porque a tv band vale chegou a ligar para todos os vizinhos do comandante paulo montezuma questionando acerca da vida pessoal dele, obrigado

(05:49:04) Evandro Spinelli: gustavo, claro que a imprensa precisa ter limite. É uma tragédia e a imprensa precisa entender isso. Há uma frase, atribuída a Stalin, que diz que uma morte é uma tragédia e milhões, uma estatística. Se para nós, que estamos "de fora", trata-se de um acidente com oito mortos, para os envolvidos é uma enorme perda e precisamos respeitar isso sim.

(05:49:08) Inspetor do SiPAer: Evandro você acha que a ação das diversas polícias nas investigações dos acidentes aeronáuticos, aliada ao sensacionalismo amador da mídia, que pouco conhece a estrutura aeronáutica do país, atrapalham a investigação da Aeronáutica ?

(05:51:18) Evandro Spinelli: Inspetor do SiPAer, o "sensacionalismo amador" pode atrapalhar. A ações sérias da polícia e da imprensa (não estou dizendo que é sempre sério), acho que ajuda a investigação da Aeronáutica. Duas cabeças sempre pensam melhor que uma.

(05:51:23) isra: Mesmo que uma turbine falhe completmanete, o LJ conseguiria deoclar, manobrar e tentar aterrizar. O que poderia te-lo derribado tão rapido ? È verdad equ euma das turbinas estava em reverso ?

(05:54:02) Evandro Spinelli: isra, se uma turbina falhar o avião consegue decolar, manobrar, voar, chegar ao seu destino e aterrissar normalmente. Não sei se uma das turbinas estava em reverso. Essa é uma das coisas que precisa ser investigada pelos técnicos. O que os especialistas têm dito que a turbina direita estava parada quando bateu no chão. Dizem isso pela forma do spinner (aquele cone da frente) da turbina. Mesmo que o reverso estivesse aberto isso não necessariamente pararia o motor.

(05:54:22) Wakashi: Pelo infográfico da Folha, o Learjet ao decolar fez uma curva para a direita ao invés de proceder para a esquerda como normalmente são instruídos os pilotos que decolam do Campo de Marte. Não pode ter ocorrido uma falha do controlador?

(05:56:08) Evandro Spinelli: Wakashi, poderia, mas não ocorreu. As gravações da torre mostram que a orientação foi correta e que, depois da decolagem, os controladores ainda tentaram alertar o piloto de que ele tinha ido para o lado, mas não houve retorno. E, mesmo que a torre tivesse dado a orientação errada (o que não ocorreu), todo piloto sabe que ele não poderia sair para aquele lado porque ali é rota de aproximação do aeroporto de Cumbica.

(05:56:17) Paulo: Boa tarde Evandro o que se em de concreto sobre esse acidente?

(05:58:53) Evandro Spinelli: Paulo, ainda se tem pouca coisa de concreto. Sabe-se que ele foi para o lado errado. Tudo indica que o motor direito parou. E os manetes foram encontrados desalinhados, o pode indicar que o piloto estivesse acionando apenas um dos motores (no caso, o esquerdo). Digo que "pode indicar" porque o manete pode ter mudado de posição com a pancada ou, por exemplo, pela abertura do reversor.

(05:59:00) Lorenzzo: Evandro, existe algum estudo "descente" sobre a malha aérea brasileira sugerindo alternativas possíveis para desatar esse verdadeiro "nó"?

(06:00:25) Evandro Spinelli: Lorenzzo, existem muito estudos sim. Técnicos da própria Anac têm estudos para melhorar a nossa malha aérea. Mas o que vai resolver a situação não são apenas os estudos, mas a vontade política de se fazer alguma coisa séria. É isso que nós esperamos.

(06:01:04) Evandro Spinelli: Encerramos por aqui. Agradeço a todos a participação. E fico sempre a disposição no jornal.

(06:01:39) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Evandro Spinelli e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página