Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2001 - 03h15

"Em quarentena", sequestrador fica sozinho em cela

Publicidade

da Folha de S. Paulo
e do Agora

O sequestrador Fernando Dutra Pinto está desde ontem sozinho em uma das celas do Centro de Detenção Provisória do Belém, zona leste da capital, em um setor de isolamento da unidade, utilizado para a triagem dos detentos que chegam à prisão. É como uma "quarentena", antes de eles serem misturados aos demais.

O irmão de Fernando, Esdras Dutra Pinto, 19, e Marcelo Batista dos Santos, 27, que teriam ajudado no sequestro, estão juntos em uma das celas desse setor, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária.

Os três vão ficar inicialmente -por pelo menos 15 dias- isolados dos demais detentos, sem receber visita de parentes. Apenas o advogado pode ver Fernando. Quem está na ala de avaliação não sai da cela em momento nenhum.

O motoboy Francisco de Assis Pereira, conhecido como o "maníaco do parque" após assassinar uma série de mulheres no parque do Estado, já esteve nessa unidade de triagem, no início do ano, após rebelião que destruiu o presídio onde ele estava, em Taubaté.

O CDP do Belém, em sua unidade 2, tem capacidade para 768 presos, mas ontem tinha 820, de acordo com a secretaria da Administração Penitenciária.

As celas onde estão os sequestradores têm banheiro e chuveiro privativo. A rotina da prisão estabelece três refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar. O banho de sol diário é isolado.

A segurança do CDP é feita pela Polícia Militar, que atua na parte externa. Dentro do presídio são os agentes penitenciários que mantêm contato com os detentos. Não há nenhuma relação com a Polícia Civil, corporação que o sequestrador disse temer depois de ter assassinado dois investigadores em Barueri, na Grande São Paulo.

Fernando chegou ao CDP por volta da 1h30 de ontem, vindo do COC (Centro de Observação Criminológica), onde foi autuado em flagrante pela polícia.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, Fernando está bem, passou por exames médicos e alimentou-se normalmente ontem. Ele estava ferido nas nádegas, por um tiro.

Anteontem, ao chegar ao COC, no complexo do Carandiru, o sequestrador passou por avaliação médica para saber se estava em condições de prestar depoimento e entenderia as acusações contra ele. O resultado foi positivo, de acordo com o Ministério Público.

Leia mais notícias sobre Silvio Santos


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página