Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2001 - 19h59

Assembléia do Rio aprova projeto de lei que proíbe "pegadinhas"

Publicidade

MARIO HUGO MONKEN
da Folha de S.Paulo, no Rio

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que pretende proibir as emissoras de TV de gravarem "pegadinhas" no Estado. O projeto ainda terá de ser sancionado pelo governador Anthony Garotinho (PSB).

De autoria do deputado André Luiz (PMDB), o projeto exige que as emissoras comuniquem às pessoas que elas serão filmadas, antes da gravação. Caso a lei seja sancionada, o seu descumprimento poderá levar à retirada do programa do ar.

Atualmente, os participantes das "pegadinhas" não sabem que estão sendo filmados e só são avisados após o fim da brincadeira. No entanto, para que a 'pegadinha' seja retransmitida, as emissoras precisam pedir a autorização por escrito da pessoa envolvida.

O deputado afirmou que, apesar de a maioria das vítimas das "pegadinhas" autorizar a divulgação das imagens, muitas se arrependem depois de assistir às gravações.

"Como não assistem às gravações, as pessoas acabam não percebendo a situação ridícula a que foram submetidos. Quando o programa vai ao ar, muitos ficam revoltados e são chamados de palhaços inclusive pela família", afirmou.

O vendedor Paulo Roberto da Silva, 50, que foi alvo de uma "pegadinha" em 1999, na praça 15 (centro do Rio), apoiou a iniciativa. Ele disse que, na época, não autorizou a divulgação das imagens.

"Colocaram uma barraca de cachorro-quente a R$1 e eu comprei. Quando fui comer, saiu uma barata. Fiquei revoltado e quebrei tudo. Acho que as pessoas que aceitam isso devem ficar arrependidas depois que o programa vai ao ar", afirmou.

A Central Globo de Comunicação informou que, para a TV Globo, o projeto não muda nada.

A emissora se baseia no inciso 2 do artigo 2º, que diz que "excetua-se o programa que tenha consentimento das pessoas participantes". O inciso não especifica se o consentimento deve ser dado antes ou depois da gravação.

Para a emissora, vale o que está escrito e não a interpretação do deputado. A TV Globo retransmite "pegadinhas" no programa "Domingão do Faustão" e várias delas são gravadas no Rio.

A Folha tentou entrar em contato com a produção do programa "Topa Tudo por Dinheiro", do SBT, mas, até às 19h, nenhum diretor havia sido localizado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página