Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2001 - 17h54

Chuvas provocam pelo menos duas mortes no interior de São Paulo

Publicidade

MARCELO TOLEDO
LIVIA CEREZOLI free-lance
da Folha de S.Paulo, em Ribeirão

As fortes chuvas e ventos que atingiram a região de Ribeirão Preto (314 km a norte de São Paulo) entre ontem à noite e a madrugada de hoje deixaram duas pessoas desaparecidas, destelharam casas e cortaram a energia elétrica por até cinco horas em várias cidades.

Além disso, um acidente, provocado pela chuva, matou duas pessoas em Morro Agudo. Em São Carlos, também houve problemas com corte de telefone _25% da cidade ficou sem energia elétrica no período.

Por causa dos ventos, que chegaram a até 100 quilômetros por hora (em São Carlos), muitas árvores caíram, dificultando o tráfego de veículos.

As chuvas e os ventos foram responsáveis por cerca de 60 chamadas de quedas de árvores e inundações em Barretos, Ribeirão e São Carlos _cinco residências foram atingidas em Ribeirão.

Em um ano "seco" como 2001, os 29,2 milímetros de chuva de ontem à noite representam o maior volume do ano, segundo o LabGeo (Laboratório de Geotecnologia) da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), e foram responsáveis pelo alagamento da avenida Francisco Junqueira _entre a Jerônimo Gonçalves e a Saldanha Marinho_, que irritou mais uma vez comerciantes do local.

A prefeitura afirma que está fazendo investimentos para reverter a situação.

Apesar de todos os problemas registrados em cerca de seis horas, a tendência é de piora nos próximos meses.

"Isso que ocorreu na região de Ribeirão Preto entre ontem e hoje foi mais um encontro de massa de ar quente com uma fria. Até março, a expectativa é de os problemas aumentarem", afirmou o coordenador do Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Hilton Silveira Pinto.

Por causa das chuvas, técnicos da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) trabalharam até a madrugada para solucionar o problema. Em Ribeirão, os bairros que apresentaram mais reclamações por falta de energia foram Vila Virgínia, Sumaré, Parque Ribeirão Preto, Maria Goreti e avenidas dos Migrantes e Bandeirantes.

Desaparecimento
Sílvio Silva, 41, e Luís Roberto Lucas, 49, caíram no córrego dos Bagres, em Franca, durante as chuvas da noite de otem.

De acordo com testemunhas, os dois caminhavam na passarela próximo ao pronto-socorro da avenida Hélio Palermo, quando se desequilibraram e caíram.

Uma equipe de oito bombeiros trabalhou durante a madrugada na tentativa de encontrar os corpos. A chuva atrapalhou as buscas. Até as 18h30, os corpos não haviam sido localizados.

Em Morro Agudo, Sérgio Luís Lorencini, 41, e José Terezan, 73, morreram em um acidente na rodovia Genoveva Lima de Carvalho Dias, também anteontem à noite, durante as fortes chuvas.

Terezan dirigia o veículo Belina sentido Morro Agudo-Jaborandi e, nas proximidades do quilômetro 124, bateu na traseira de um guincho. Lorencini, o motorista do guincho, após a batida, perdeu o controle do veículo e caiu no barranco. Ele ficou preso nas ferragens e morreu no local. O jovem Joaquim Lima Neto, 19, que também estava na Belina, sofreu ferimentos leves.


Leia mais   sobre as chuvas

Veja o site Tempo da Folha Online-Weather

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página