Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2001 - 18h50

Chuva deixa 6 municípios do ES em estado de emergência; há 9 mortes

Publicidade

FERNANDA KRAKOVICS
da Agência Folha

Seis municípios do Espírito Santo estão em estado de emergência por causa das chuvas. São os municípios de Jaguaré, Domingos Martins, Aracruz, Mimoso do Sul, Itarana e Serra. Nove pessoas já morreram no Estado. Chove desde sexta-feira (16).

Hoje foram encontrados os corpos de cinco pessoas que estavam desaparecidas. No total, há 2.394 desabrigados. As informações são da Defesa Civil Estadual.

O estado de emergência precede o estado de calamidade. É o reconhecimento legal pelo poder público local de situação anormal provocada por desastres, causando danos superáveis à comunidade afetada.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Álvaro Duarte, disse que há 20 municípios seriamente atingidos.

Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil, capitão Nilton César Cardoso, apesar de também estar chovendo forte em Vitória, a situação é mais grave no interior do Estado, sobretudo no norte.

Em Jaguaré (a 200 Km ao norte de Vitória), a casa do lavrador Luiz Filippini, 46, que morava em uma fazenda, ficou ilhada devido ao temporal de domingo.

Ao ver a mulher e as duas filhas sendo arrastadas pela correnteza, ele teria pulado na água, sem saber nadar, para salvá-las, morrendo afogado.

Todos os outros casos registrados, de acordo com informações da Polícia Civil, foram consequência de desabamentos de casas. Na lista estão duas crianças de seis anos, Adriana Paula de Souza e Aila Carolina Oliveira, que morreram na noite de ontem em Vila Valério (a 300 Km ao norte de Vitória). A casa em que estavam foi atingida por uma tromba d'água.

"Não pára de chover, e a situação está ficando preocupante", disse o comandante da PM em Vila Valério, Adilson Machado.

A BR-101 está interditada em oito trechos em Pedro Canário, Jaguaré, Sooretama e Aracruz. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal houve rompimento da pista devido ao grande volume de água.

Inundação
"Na madrugada de sábado o rio São Luís inundou 50% da cidade. O comércio e as residências ficaram alagados", disse o prefeito de Sooretama, Helmar Potratz (PSB).

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o Estado é de chuva até quinta-feira.

"A enchente na região de Linhares (nordeste) deve-se principalmente às chuvas que ocorrem em Minas Gerais. Isso provoca a cheia do rio Doce, que corta essa área", disse o observador meteorológico Adilson Rímolo.

A assessora de comunicação da Prefeitura de Aracruz, Izabel Mendonça, disse que no município há cem famílias desabrigadas, que estariam sendo levadas para escolas.

Segundo ela, a prefeitura está providenciando remédios, além de estar fazendo uma campanha para a doação de alimentos e roupas.

Segundo a Defesa Civil, os 550 homens do Corpo de Bombeiros do Estado estão trabalhando no resgate de vítimas das inundações.

A reportagem tentou falar com o governador José Ignácio Ferreira (PTN) durante todo o dia, mas não conseguiu.

Na Secretaria de Comunicação do Governo a reportagem foi informada de que o secretário estava sobrevoando o Estado junto com o governador para avaliar os estragos causados pela chuva.


Leia mais   sobre as chuvas pelo país

Veja o site Tempo da Folha Online-Weather


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página