Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2002 - 19h51

FHC diz que criminalidade em SP "passou de todos os limites"

Publicidade

da Folha Online

Em entrevista dada em Brasília, o presidente Fernando Henrique disse neste domingo que a criminalidade em São Paulo "passou do limite", e que é "compromisso da polícia colocar os assassinos do prefeito Celso Daniel na cadeia".

"Isto nos escandaliza. O nível do vandalismo, da violência, dos crimes não é admissível. A polícia de São Paulo terá apoio da Polícia federal para descobrir os criminosos e prendê-los."

"Morreu um bom homem", lamentou o presidente. "Não era do meu partido, mas tinha capacidade de negociação e servia de referência positiva a outros políticos."

O presidente afirmou também que "é preciso declarar guerra contra o crime organizado"

"Não é aceitável a corrupção, a entrada de armas e até a de helicóptero em presídios", afirmou FHC em referência ao resgate de dois presos, por helicóptero, de uma penitenciária de Guarulhos na última quinta-feira.

FHC disse ainda que se sente na obrigação com governadores e, aqueles que desejarem, poderão contar com apoio da União no combate ao crime.

O presidente se reúne nesta segunda-feira com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para discutir medidas de combate a sequestros no Estado.

Reação após morte
Embora já tivesse divulgado uma nota oficial durante a tarde de domingo, Fernando Henrique se manifestou pessoalmente somente oito horas depois da divulgação do assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel _um dos principais expoentes do Partido dos Trabalhadores.

Daniel foi levado por um grupo armado depois que deixava um restaurante com um amigo empresário, com quem jantara.

Ele foi retirado do carro blindado em que estava e colocado em outro veiculo. Foi morto com vários tiros e seu corpo foi encontrado numa estrada de terra em Juquitiba (Grande São Paulo).

Justiça
O Ministério da Justiça prepara uma medida provisória que vai permitir à Polícia Federal investi­gar os crimes de sequestro, que hoje são de competência exclusi­va das polícias estaduais.

Segundo o ministro da Justiça, Aloysio Ferreira Nunes, FHC pediu a ele que elabore me­dida provisória sobre o assunto. O texto já está pronto e será subme­tido ao presidente nesta semana.

As polícias estaduais, contudo, não devem perder a competência para investigar esse tipo de crime. A Polícia Federal não atuaria em todos os sequestros, mas apenas naqueles considerados de maior relevância.

Leia mais sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade