Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2002 - 05h48

Prefeitos sugerem criar "forças tarefas"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Prefeitos da Grande São Paulo que integram o Forum Metropolitano de Segurança vão sugerir ao governador Geraldo Alckmin a criação de "forças tarefas" para combater a criminalidade na região.

As forças, que concentrariam os melhores integrantes das polícias Civil, Militar e Federal, teriam como incumbência investigar quadrilhas envolvidas em sequestros e homicídios.

Um grupo teria como função investigar especialmente os crimes relacionados a políticos ou militantes, segundo o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), coordenador do Forum.

Os prefeitos do Forum se reúnem regularmente desde o início do ano passado para debater políticas de segurança. Ontem, tiveram uma reunião inusitada, para discutir o assassinato de um dos membros do próprio Forum -o prefeito de Santo André, Celso Daniel.

As propostas analisadas ontem por seis dos 39 prefeitos do Forum devem ser levadas a Alckmin assim que o governador marcar uma reunião.

Uma das iniciativas seria a formação de um "comitê de crise", com a participação dos governos federal, estadual e municipal, além de outros fóruns de prefeitos e entidades civis que debatam a questão da violência.

Segundo Pietá, os prefeitos também pedirão ao governador que reforce o lobby pela aprovação de uma emenda constitucional que dê poder de polícia às guardas municipais. Atualmente, as guardas municipais não podem reprimir o crime. Sua principal função é a segurança de escolas e prédios públicos.



Leia mais sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade