Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2008 - 21h38

Instituto prevê aumento de temperatura e pancadas de chuva amanhã em SP

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

As temperaturas devem ficar mais quentes em São Paulo nesta segunda-feira, mas há possibilidade de pancadas de chuva, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Os termômetros no Estado devem atingir marcas de até 35ºC.

Para o final de ano, a chegada de uma frente fria na véspera do Réveillon, que deve permanecer na região até sábado (3), causa chuvas fortes e nebulosidade no litoral norte paulista. Na quinta-feira (1), o tempo fica nublado em todo a faixa litorânea, com chuvas de maior duração e intensidade, além de trovoadas.

As pancadas de chuva, que são provocadas por áreas de instabilidade, duram normalmente de 30 minutos a uma hora e geralmente ocorrem no final da tarde por causa do acúmulo de calor ao longo do dia

De acordo com o instituto, a Zona de Convergência do Atlântico Sul que vem provocando áreas de instabilidade com pancadas de chuva em diversas regiões do país nos últimos dias vai continuar atuando, porém, em uma faixa mais estreita.

A previsão é de que as chuvas atinjam uma área que vai do sul do Amazonas até o sul de Minas, Rio e Espírito Santo. Nessas áreas devem ocorrer pancadas de chuva de forma localizada.

A região sul do Rio e a faixa leste entre Paraná e nordeste de Santa Catarina também podem ser atingidas por pancadas de chuva, mas as temperaturas devem permanecer altas.

Na região Sul do país, o deslocamento de uma frente fria provoca aumento de nuvem e possibilidade de chuvas no centro sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas a previsão é de dia quente e aumento da umidade. Não está descartada a ocorrência de pancadas de chuva.

Para o Nordeste, o Cptec prevê dia ensolarado e com poucas nuvens na faixa entre a Bahia e o Ceará. No entanto, pode chover de forma rápida no Maranhão e no Piauí.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página