Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2002 - 21h45

Catedral da Sé quer copiar igrejas do mundo e ter museu

LÍVIA MARRA
da Folha Online

A catedral da Sé, no centro de São Paulo, não quer apenas ser um templo para os católicos. A reabertura, neste dia 29, conta com projetos na área de museologia, como já ocorre em diversas igrejas ao redor do mundo.

"Estamos estudando e decidindo um projeto de transformar a catedral da Sé em um museu. A finalidade religiosa do templo, obviamente, continuará sendo prioridade. Mas parece possível conjugá-la a um projeto museológico", afirma o cardeal-arcebispo dom Cláudio Hummes.

Ele admite a possibilidade de visitação imediata "dentro das condições" da reabertura.

A idéia é proporcionar ao visitante acesso a acervo artístico, histórico, arquitetônico e cultura da catedral, além, de criar roteiros externos, pelas coberturas e torres.

"É um grande acervo arquitetônico, cultural, artístico e histórico que temos o dever de pôr à disposição da população", disse.

"Haverá lugares de exposições históricas e cronológicas, com recursos de comunicação visual, multimídia e multilinguagem, além de recursos sonoros e de iluminação adequados às necessidades de conservação do patrimônio artístico e ao clima de recolhimento, respeito e interioridade espiritual do templo", completou dom Cláudio.

Apesar de a primeira etapa das obras da catedral -de restauração e recuperação- estarem concluídas, ainda não há data definida para o "museu" entrar em funcionamento.

"Ainda depende de estudos e orçamentos", disse Ronaldo Ritti, diretor da Divisão de Restauro de Patrimônio Histórico da Concrejato -empresa responsável pelas obras.

Segundo Ritti, obras que permitam a visitação já foram iniciadas com a reforma. Foram instalados banheiros, elevadores e parapeitos. No entanto, ainda falta adaptar acessos, entre outros reparos.

A primeira etapa das obras na catedral consumiu R$ 19,5 milhões. Cerca de R$ 16 milhões foram captados por meio de leis de incentivo à cultura. O restante é arrecadado por doações, principalmente de empresários.

Leia mais:

  • Especial Catedral da Sé - Folha Online

    E veja também:

  • Site de Religiões da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade