Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2002 - 12h21

Bovespa diz que polícia avisou sobre atentado na semana passada

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) diz que foi avisada pela polícia na semana passada sobre o plano de um atentado contra sua sede.

Hoje a polícia encontrou um Gol com cerca de 50 quilos de dinamite abandonado na rodovia Anhanguera, em Campinas [95km a noroeste de São Paulo].

O atentado estaria sendo tramado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), uma facção criminosa responsável por uma megarrebelião no ano passado em 29 prisões do Estado. Interceptação de ligações telefônicas teria revelado o plano, que acabou sendo abortado.

Segundo a Bolsa paulista, o aviso do plano foi feito pelo Deic (Departamento de Investigações contra o Crime Organizado) na última "terça ou quarta-feira".

A Bovespa afirma que a polícia não informou sobre a motivação do plano de atentado. A Bolsa paulista diz que ainda "reforçou o esquema de segurança" de sua sede, mas não informa o número de seguranças.

Há um clima de tensão na sede da Bolsa. Alguns funcionários estão com medo devido às notícias de que o prédio de 10 andares seria alvo de um atentado.

Diariamente, cerca de 700 pessoas - 500 funcionários e 200 operadores - transitam no prédio da Bovespa, onde também funciona a CBLC (Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia).

Nos 112 anos de história da Bovespa, só há registro de ameaças anôminas feitas por telefone, mas o prédio nem chegou a ser evacuado.

A sede da Bovespa está situada no número 275 da rua XV de Novembro. A documentação eletrônica das operações financeiras está, no entanto, em outro imóvel, na rua Florêncio de Abreu, a poucas quadras da sede.

Leia mais:
  • Via Anhanguera é interditada por causa de carro com explosivos

  • Polícia encontra carro abandonado com explosivos na Anhanguera

  • Explosivo deveria ser usado contra a Bovespa, diz polícia

  • Notícia de plano de atentado assusta funcionários da Bovespa


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página