Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2010 - 19h49

PM coloca 200 policiais da tropa de choque na Baixada Santista por tempo indeterminado

Publicidade

JULIANNA GRANJEIA
colaboração para a Folha

O coronel Sérgio Del Bel Júnior, comandante do CPI (Comando de Policiamento do Interior) 6 de Santos --responsável pelos batalhões da PM no Vale do Ribeira e no litoral centro-sul de SP-- afirmou que 200 policiais da tropa de choque irão reforçar a segurança na Baixada Santista a partir desta quarta-feira (28) por tempo indeterminado. O CPI 6 é formado por cerca de 3.500 policiais militares.

EUA pedem que cidadãos evitem viajar ao Guarujá devido à violência
Mulher morre baleada por motoqueiro em Santos
Ataques na Baixada Santista deixam um morto e seis feridos
Cinco são assassinados a tiros em São Vicente (SP)
Denúncia faz PM reforçar policiamento no Guarujá

Em entrevista à Folha, Del Bel afirmou que a tropa irá atuar em pontos de bloqueio, revista pessoal e na saturação de policiamento em determinados locais, principalmente em Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá --cidades onde foram registradas mais de 20 assassinatos desde 18 de abril.

"Fizemos um planejamento com base nas estatísticas e nas informações passadas pela Polícia Civil, mas não podemos divulgar os detalhes da operação. Os policiais podem se concentrar em um município em um momento, como podem estar presentes em várias cidades", disse o comandante.

Bel Del afirmou que os homicídios dos últimos dias foram "fatos atípicos" e que os índices de criminalidade da região estão dentro do controle. "Esse número alto de assassinatos em um curto período de tempo não é normal, mas foi pontual e esperamos que já tenha terminado", afirmou.

Segundo o comandante, a PM se reuniu nesta terça com a Polícia Civil para discutir o assunto. "Mesmo se considerarmos esses crimes dos últimos dias, em Santos, por exemplo, os índices de criminalidade estão abaixo do índice da ONU [Organização das Nações Unidas] e de alguns Estados americanos. Em Santos, Praia Grande e São Vicente, por exemplo, estão menores do que o mesmo período do ano passado", afirmou Bel Del.

Em 2009, a Secretaria de Segurança Pública registrou 33 homicídios dolosos em Santos, em 2008 foram 16. Os índices parciais deste ano não foram divulgados.

O governo informou nesta terça, por meio de nota, que a segurança dos municípios do litoral paulista está sob controle. "Desde o dia 19 de abril, o policiamento na Baixada Santista foi reforçado com aumento do efetivo local e a chegada de tropas especializadas. Qualquer cidadão que deseje, pode visitar normalmente as cidades do litoral paulista", diz a nota.

A Prefeitura de Santos afirmou, por meio de nota, que "a vida na cidade transcorre dentro da normalidade".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página