Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2003 - 06h34

Sistema de transporte de SP sofre mudanças a partir deste sábado

da Folha Online

A partir deste sábado, grande parte das linhas de ônibus e lotações da cidade de São Paulo passa a circular com alterações no nome, itinerário ou tipo de veículo em uso. Segundo a prefeitura, 226 linhas serão canceladas e outras, adaptadas. O sistema de ônibus atende cerca de 3,5 milhões de pessoas diariamente (cerca de 5 milhões se somados os passageiros de lotações).

Segundo Antonio Carlos Gambarini, gerente-geral de Atendimento ao Cidadão da SPTrans, a frota de veículos em operação, apesar da mudança, não será alterado. "O sistema terá capacidade de atender as linhas com maior número de carros", disse.

As mudanças fazem parte da primeira etapa da implantação da nova Rede Interligada no transporte público. A SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade) afirma que havia sobreposição de itinerários. A reestruturação serviria para equilibrar a oferta de veículos.

Ainda de acordo com a SPTrans, a mudança diminui "a concorrência predatória nos horários e trechos mais rentáveis", que deixariam sem oferta outros pontos do município.

Circulação integrada

O novo modelo prevê a circulação integrada dos veículos, sem sobreposição de tarifas.

A Rede Interligada, porém, só se efetivará após a instalação da bilhetagem eletrônica, a segunda etapa da implantação da nova rede. Até julho deste ano, pelo menos 8.000 veículos estarão equipados com catracas e validadores para leitura das viagens integradas, afirma a prefeitura.

A conclusão do processo licitatório para concessão e permissão do serviço público na cidade é uma das frentes de atuação no processo de reestruturação do sistema. Outras frentes são os investimentos planejados para até 2004 em obras, infra-estrutura e tecnologia, bilhetagem eletrônica, fiscalização da frota com a aplicação de tecnologias via satélite para o registro de multas, e qualificação profissional.

Mudanças

De acordo com a SPTrans, obras como o Paulistão (antigo Fura-Fila), corredores (como o São João, o Pirituba e o Guarapiranga), Operação Via Livre e faixas exclusivas à esquerda de ônibus também participam do novo modelo.

Com as mudanças, é o bilhete eletrônico e não o terminal --como atualmente-- que viabilizará a integração.

Outras informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento ao Usuário da SPTrans, que atende pelo telefone 158 e funciona de segunda a sexta-feira, das 4h às 23h e sábados, domingos e feriados das 7h às 19h. Neste final de semana, porém, o atendimento começará às 4h.


Leia mais
  • Prefeitura de SP prevê confusão com fim de linhas
  • Informação sobre linha preocupa usuários
  • Sindicato dos motoristas de SP fez 1 greve a cada 5 dias, diz Tatto
  • PSB deverá rejeitar a filiação de presidente e diretores de sindicato




    Especial
  • Saiba quais linhas do transporte de SP serão alteradas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página