Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2003 - 23h08

Prefeitura conclui licitação do transporte e anuncia vencedores

da Folha Online

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira o fim do processo licitatório e quais as empresas que passam a operar no "Interligado", o novo sistema de transporte da cidade. O próximo passo é a assinatura dos contratos.

Nesta quarta-feira foi publicado no "Diário Oficial" os nomes dos oito consórcios considerados vencedores. São eles: Consórcio Bandeirante de Transporte, Comercial Sambaíba de Veículos Ltda., Consórcio Plus, SPBUS Transportes Urbanos Ltda., Via Sul Transportes Urbanos Ltda., Consórcio Unisul, Consórcio Sete e Consórcio Sudoeste de Transporte.

"A concessão é um sucesso e mais um passo para modernização do transporte na cidade de São Paulo. Nos próximos dias estaremos assinando os contratos", afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Concessão

A liciação bilionária começou em dezembro de 2002, e as empresas vencedoras terão direito de explorar o transporte coletivo em São Paulo por dez anos.

Durante estes sete meses, houve uma dura queda-de-braço entre a prefeitura e os empresários donos de viações de ônibus. Em um dos momentos, todas as empresas concorrentes chegaram a ser desclassificadas.

A principal exigência dos empresários era o valor maior na remuneração que as empresas receberão por passageiro transportado, que vai variar dependendo da região, já que a cidade foi dividida em oito áreas de atuação.

Novo sistema

O "Interligado" faz parte da proposta do novo sistema de transporte para a cidade. Para isso, serão construídos 32 terminais de transporte urbano onde passageiros, acostumados a realizarem viagens longas em apenas um ônibus, farão baldeações.

Com isso, algumas linhas passarão a operar somente dentro dos bairros, enquanto outras farão o transporte dos bairros para a região central de São Paulo.

Especial
  • Saiba mais sobre a crise no transporte de SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página