Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2003 - 15h42

Lançador de satélites explode na base de Alcântara (MA)

Publicidade

da Folha Online

O terceiro protótipo do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) brasileiro explodiu por volta das 13h30 na base de Alcântara, no Maranhão, três dias antes do seu lançamento, que aconteceria na segunda-feira (25).

O presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Luiz Beviláqcua, foi surpreendido pela notícia. Quando questionado sobre a explosão durante entrevista coletiva para falar sobre o acordo espacial Brasil-Ucrânia, desdenhou a informação, confirmada minutos depois por um assessor.

O Comando da Aeronáutica divulgou nota oficial confirmando a ocorrência. Segundo a Aeronáutica, ainda não há informações sobre mortos ou feridos, nem sobre danos às instalações fora da área do centro de lançamentos.

A assessoria de imprensa da AEB informou que o coordenador-geral da operação, brigadeiro Tiago Ribeiro, concederá entrevista coletiva ainda hoje, em São Luís, para explicar as causas do acidente.

A. Bugge/Reuters

Base de Alcântara, no Maranhão
O lançador de satélites VLS-1 V03 é um dos carros-chefe do programa espacial brasileiro. Ele é composto por quatro estágios, todos com combustível de propulsão sólida --mais simples e com impulso menos duradouro.

Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, do Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos (91 km de SP). Segundo a Aeronáutica, sua missão era colocar em órbita circular equatorial, de 750 km de altura, dois satélites brasileiros, o Satec --desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-- e o nanossatélite Unosat --da Universidade Norte do Paraná.

Dois lançamentos do VLS-1 foram realizados, em 1997 e 1999, os dois malogrados.

A base de Alcântara, por estar próxima do equador, permite efetuar lançamentos espaciais com grande economia de combustível.

Com Agência Brasil e Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Ministro confirma 16 mortes na base de Alcântara (MA)
  • Ignição de motor provocou explosão de foguete, diz ministro
  • Saiba mais sobre o Veículo Lançador de Satélites
  • Alcântara possui posição privilegiada para lançamento de foguetes
  • Programa espacial brasileiro continua, diz governo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página